Por que ser um destino backpacker?

Este breve artigo foi elaborado a partir de diversos estudos e se destina a gestores públicos da área do turismo e também aos empreendedores do setor.

Talvez por falta de informações sobre o turismo mochileiro, gestores e empreendedores não vislumbram as possibilidades. Muito menos os benefícios que este mercado pode proporcionar.

Vale ressaltar que ser um destino backpacker não descarta a possibilidade de ser também um destino para outros segmentos. O turismo backpacker não é excludente.

Veja aqui onde ficar em todo o mundo ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Por que ser um destino backpacker?

Ser um destino backpacker significa ser de vanguarda e tirar proveito dos enormes benefícios econômicos e sociais que este segmento proporciona.

O turismo para este segmento pode ser facilmente implantado pelo poder público e privado em praticamente todas as cidades.

Em cidades grandes é fácil de ser implantado, pois os mochileiros utilizam principalmente a infra-estrutura já existente. Na maioria das grandes cidades é preciso apenas desenvolver um plano de marketing específico.

Vale a pena receber mochileiros backpackers
Destino Backpacker [crédito: Siim Teller]

Em grandes centros turísticos ou em destinos pequenos e bem desenvolvidos, o turismo backpacker ajuda a combater a sazonalidade. Essa é uma característica dos mochileiros, eles costumam viajar fora da alta temporada.

Em cidades com vocação turística mas sem infra-estrutura ou em destinos rurais, o turismo mochileiro é o ideal para inserir o destino na cadeia turística. O segmento mochileiro requer menor investimento em estrutura e em serviços.

A partir do desenvolvimento inicial com o turismo backpacker, o destino pode vir a ser atrativo também a outros segmentos de turistas.

Em todas as situações acima o turismo mochileiro pode ser implantado, devido à alguns aspectos intrínsecos a esse mercado. Para saber mais sobre o segmento mochileiro, clique aqui.

Veja mais sobre o assunto navegando pela categoria

Douglas e Julia

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

3 comentários em “Por que ser um destino backpacker?

  • Avatar
    15/02/2013 em 06:20
    Permalink

    Tem vários secretários de turismo que deveriam saber disso… uma pena que o Brasil não valoriza os mochileiros

    Resposta
    • Douglas e Júlia Sawaki
      16/02/2013 em 20:07
      Permalink

      Olá Cayle,
      Concordamos! E sentimos que aos poucos isso vai mudar! Obrigado pelo comentário!!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *