Oi pessoal. Uns tempos atrás nós fizemos um vídeo para nosso canal do youtube sobre como planejar uma viagem, e pensamos: Por que não fazer do conteúdo desse vídeo um post aqui pro blog?

Pois bem, aqui está (com o conteúdo um pouco adaptado). Se você quiser ler as dicas, seja bem-vindo. Se quiser assistir, o vídeo está aqui em baixo. Ah, aproveita para seguir o canal 😉

Como planejar uma viagem? O começo…

Bom, vale lembrar que essas dicas são para começar a planejar a sua viagem. É só o começo básico. Depois nós vamos continuar a série de posts com dicas para cada parte do planejamento. O próximo vídeo/post será sobre como criar o roteiro de viagem.

Escolhendo a data da viagem

Para começar a planejar a viagem, você precisa saber quando você quer viajar, ou melhor, quando você pode viajar.

Isso é importante porque dependendo da época do ano, da estação, isso vai influenciar na escolha do seu destino.

Depois que você escolheu o seu destino, é preciso analisar se esse lugar é uma boa opção na época do ano que você tem para viajar. Talvez seja muito quente, muito frio, muito chuvoso, muito cheio de turistas.

Qual é a documentação necessária para viajar ao destino?

É muito importante saber com antecedência qual é a documentação necessária para viajar aos destinos internacionais, para que haja tempo hábil para obter esses documentos.

Pode ser só o RG, nesse caso é melhor saber se a data de válida está dentro do prazo e se na foto é possível reconhecer você.

Se for preciso ter passaporte, fique atento à validade do passaporte e à exigência que o país faz quanto à data de entrada.  Alguns países exigem que a data de saída do país seja antes de 6 meses da data de validade do passaporte.

Outro documento que pode ser exigido é o certificado internacional de vacinação de febre amarela. E é aconselhado verificar o site oficial do país para saber se outra vacina é exigida.

como fazer planejamento de viagem

Nós fizemos um post explicando como obter o certificado internacional de vacinação de febre amarela.

O visto é outro documento imprescindível de verificar (para os países que exigem o visto).

Confira também se o país exige que você tenha um seguro viagem para permitir a sua entrada.

Mesmo que não seja exigido, SEMPRE viaje com um seguro viagem. É de extrema importância pois nunca se sabe quando pode surgir uma emergência.

Nesse link aqui você compara os preços de diversos planos de várias seguradoras. E pelo nosso link ganha 5% de desconto.

A passagem aérea cabe no bolso?

Depois de saber a data que você pode viajar e o destino escolhido, chegou a hora de saber quanto custa a passagem aérea. Como planejar uma viagem sem saber quanto custa a passagem? Não dá né.

É importante saber o preço antes de ter qualquer outro tipo de gasto, porque alguns destinos têm voos muito caros e talvez não seja possível comprar a passagem nessa viagem, tendo que deixar para uma próxima oportunidade.

O planejamento de viagem não segue essa ordem exata, pois pode surgir uma promoção de passagem aérea que faz você emitir a passagem sem pensar em mais nada, pra garantir a tarifa baixa. Só depois você vai pensar nas outras partes do planejamento. É o que aconteceu com a gente na viagem do Chile.

Nesse link aqui você encontra um site que compara as tarifas de passagem aérea de várias companhias.

Quanto custa a hospedagem?

A passagem cabe no bolso? Ótimo. Então é hora de saber se a hospedagem também cabe.

Faça uma pesquisa rápida para saber quanto custa em média a diária de hotel no destino, na categoria que você prefere.

Dica planejamento viagem

Essa primeira pesquisa é para saber quanto vai custar e quantos dias você pode ficar nesse destino. Mas não faça as reservas ainda, antes é preciso fazer a próxima etapa do planejamento de viagem.

Nesse link aqui você tem milhares de opções de hospedagens em todos os destinos.

Lista das principais atrações que você quer visitar

Faça uma lista das atrações que você quer visitar e coloque-os em um mapa. No Googlemaps você pode usar a ferramenta Meus Mapas para colocar esses pontos.

Essa etapa é importante para entender onde as atrações se encontram geograficamente, para ajudar a escolher qual é a melhor região para se hospedar. Só depois você faz a reserva. Claro que isso não se aplica se você já tem em mente um hotel que quer conhecer.

As atrações você encontra em vários lugares como sites, instagram, pinterest, mas achamos legal procurar em blogs de viagem.

como planejar uma viagem

Conforme você acompanha os blogueiros, você vai identificar aqueles que viajam de forma semelhante a você e isso facilita muito na hora de criar os seus roteiros. Você já vai saber como planejar uma viagem para os mesmos destinos que seus blogueiros preferidos.

Se você prefere contratar tours e comprar ingressos com antecedência, veja esse link aqui. Se quiser ter liberdade, considere alugar um carro. Nesse link aqui você pode comparar as locadoras e escolher a melhor opção.

Agora você sabe quantos dias pode ficar, o que tem para fazer na cidade e que a passagem cabe no bolso. Então, é hora de comprar a passagem aérea.

Escolhendo onde ficar

Depois de saber onde estão os atrativos você consegue escolher melhor onde ficar hospedado. Volte no booking, use os filtros e use o mapa para escolher a sua hospedagem.

Pode ser próximo à maioria dos atrativos para fazer os passeios a pé, ou próximo a algum meio de transporte como metrô, trem ou ponto de ônibus.

Pode acontecer de a hospedagem ser muito mais cara perto dos atrativos. Nesse caso, vale ver se existem hotéis mais distantes, que têm custo-benefício melhor do que os que estão mais bem localizados.

Pesquise sobre a cultura e gastronomia

Pesquise principalmente a gastronomia se você planeja viajar a um lugar muito diferente. Se comida apimentada é um problema para você, em alguns países será mais difícil se adaptar.

Provavelmente você encontrará comidas mais comuns, mas invariavelmente terá que encarar coisas que não gosta.

Um bom planejamento de viagem inclui saber sobre a cultura local. É muito importante para não cometer gafes, nem desrespeitar as pessoas locais. Além disso, tem coisas que podem ser um crime em outras culturas.

Agora você sabe como planejar uma viagem. Mas continue conosco, pois a série continua e nela vamos detalhar cada passo do planejamento de viagem. Então se inscreva no nosso mailing e no canal do youtube. E curte a nossa página no facebook.

Qualquer dúvida, deixe um comentário 😉

dicas de planejamento de viagem

Para salvar no Pinterest 😉

Posts relacionados

Douglas Sawaki

Formado em Turismo e Hotelaria, com experiência em vendas e marketing na área do Turismo. Paulista que aprendeu a curtir São Paulo depois que deixou de ser um cara estressado. Meio sedentário, meio esportista, se é que você me entende.

Deixe seu comentário