Você quer saber como ir de Calama a San Pedro de Atacama? Então continue lendo, porque nesse post nós vamos explicar 4 formas de ir do aeroporto de Calama até a cidade base dos passeios no deserto do Atacama.

Se você está aqui, você já sabe que para chegar no Atacama você tem que pegar um voo de Santiago para Calama, né? Já sabe qual companhia aérea vai usar? Nós já contamos aqui no blog a nossa experiência de como é voar com a sky airlines para o Atacama. Dá uma olhada lá.

Ah, temos outro post, que vai te ajudar muito a escolher o melhor hotel para explorar o deserto do Atacama. É o post Onde ficar em San Pedro de Atacama.

Então bora ver as opções de transporte?

Como ir de Calama a San Pedro de Atacama

A distância de Calama até San Pedro de Atacama é de 100 km, o que dá em torno de 1h30 de carro. Em Calama está o aeroporto mais próximo de San Pedro, o Aeroporto Internacional El Loa (CJC), que é um aeroporto pequeno, mas com boa infraestrutura.

Quando estávamos planejando a viagem para o Atacama, pesquisamos bastante sobre as 4 maneiras para ir de Calama para San Pedro de Atacama: táxi, ônibus, carro alugado e transfer.

Táxi/Uber

Ir de táxi de Calama a San Pedro deve ser a forma mais prática. Basta sair da área de desembarque e lá já estão vários táxis esperando pelos passageiros. Os táxis de Calama são carros pretos com teto amarelo e alguns são todos azuis. Se quiser ir de Uber, também tem em Calama, mas só a opção de uber X.

Como ir de Calama para San Pedro de Atacama - Taxi ou Uber

Em frente ao aeroporto de Calama. Lado esquerdo os táxis, lado direito o estacionamento e a nossa frente o estacionamento dos transferes.

Porém o preço não compensa, é altíssimo. Mas dá para entender, são 100 km de distância. Para você ter uma ideia, o táxi custaria em torno de 100.000 pesos e o Uber em torno de 60.000, cada trecho. Então para ir e voltar ficaria 200,000 pesos de táxi e 120.000 pesos de Uber.

Por isso, se você quer economizar, táxi e uber não são boas opções.

Veja aqui onde ficar em San Pedro de Atacama ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Ônibus

Dá para ir de ônibus de Calama a San Pedro de Atacama? Dá, mas…

O terminal de ônibus intermunicipal de Calama fica a mais ou menos 7 km do aeroporto, algo em torno de 15 minutos de carro. Então você vai precisar de um táxi/uber para chegar até lá, que vai custar em torno de 5.000 pesos. Deve ter ônibus circular ou outro transporte do aeroporto até o terminal de ônibus, mas não encontramos.

Quando pesquisamos encontramos duas opções de empresas de ônibus de Calama a San Pedro: a Turbus e a Pullman Bus. Os preços das passagens variam de 3.000 a 6.000 pesos conforme o tipo de assento do ônibus (semi cama ao premium).

Como ir de Calama para San Pedro de Atacama - Como chegar no deserto do Atacama

Parada do transfer, quase chegando em San Pedro de Atacama 🙂

A viagem de ônibus dura em torno de 1h30 e costuma ter saídas de manhã até umas 10h e depois das 16h até lá pelas 21h50.

Somando o transporte do aeroporto ao terminal e a passagem de ônibus, você vai gastar entre 8.000 e 12.000 pesos. Já é bem mais barato que táxi ou Uber, mas ainda assim acho que não é a melhor forma de chegar a San Pedro de Atacama.

Carro alugado

O aluguel de carro nas nossas viagens tem sido uma escolha frequente, pois nos dá mais liberdade e autonomia. Nós começamos a preferir alugar carro, mas não é em todos os destinos que vale a pena alugar.

Como nós já tínhamos contratado e pago uma parte dos passeios pelo deserto do Atacama, não compensava alugar carro. Além do que, ficamos com medo de nos perdermos pelo deserto, como tínhamos lido em alguns relatos de viajantes.

Depois de visitar os principais lugares turísticos do deserto, percebemos que muitos deles poderíamos ter feito de carro. A maioria é bem fácil de chegar, sem maiores problemas. O asfalto é bom e a sinalização também.

O único que eu não recomendo fazer por conta própria é o Salar de Tara, pois o caminho não tem placas, o GPS não funciona e não tem estrada demarcada. É desertão mesmo. Esse é melhor contratar o passeios com guia.

Outra coisa. Se decidir alugar um carro ou for com o seu mesmo, tenha muito cuidado ao dirigir pelas estradas do Atacama. Se você não está acostumado a dirigir em estrada de terra, é melhor contratar um tour. E tenha aplicativos que você pode baixar o mapa e acessar off-line, pois geralmente o GPS não funciona na estrada.

Agora se você está acostumado, vale a pena. Ainda mais se você for dividir as despesas do carro com mais pessoas durante a viagem.

Confira os carros e as locadoras aqui.

Transfer

Depois de analisar os prós e contras dos meios de transporte, o transfer foi o escolhido para ir de Calama a San Pedro de Atacama.

Quando estávamos pesquisando quais eram os melhores transfers, encontramos três opções de empresas: Licancabur, Trans Vip e Transfer Pampa.

Ficamos na dúvida e perguntamos para a empresa com quem contratamos os tours pro deserto do Atacama, a Araya Atacama, e eles nos indicaram fechar com a Transfer Pampa.

Como ir de Calama para San Pedro de Atacama com transfer

Fizemos a reserva antecipadamente, recebemos a confirmação por e-mail e pagamos quando chegamos no aeroporto. Compensa mais já pagar a ida e a volta, já que ficava mais barato, 20.000 pesos por pessoa. Se você preferir, pode pagar cada trecho separado por 12.000 pesos.

Como ir de Calama para San Pedro de Atacama - Quanto custa o transfer

Por ser um transporte compartilhado, um ponto negativo foi que nós fomos os últimos a chegar ao nosso hotel. E por isso, andamos San Pedro inteira pensando: é agora? Não. É esse o nosso hotel?

Não. Mas também poderíamos ter sido os primeiros…

E o outro ponto negativo foi na volta, pois tivemos que andar com parte da bagagem no colo, por falta de espaço. Sim, por ser compartilhado, todos os assentos são vendidos e falta espaço para as malas dos passageiros.

Como ir de Calama para San Pedro de Atacama - Como é o transporte

Na ida estava tranquilo… Na volta tinha malas no lado

Tirando isso, nós gostamos do serviço, pois eles pegam na porta do aeroporto e te deixam na porta do hotel e vice-versa. E cumpriram com os horários.

Como ir de Calama a San Pedro de Atacama - Parque de energia eólica de Calama

Parque de energia eólica de Calama.

Na ida de Calama para San Pedro ainda fizemos duas paradinhas para foto. Uma no parque de energia eólica e outra num mirante perto de San Pedro.

Bom pessoal, essas são as quatro opções para ir de Calama a San Pedro de Atacama. Agora é a sua vez de escolher a forma que melhor atende as suas necessidades.

E aí, gostou das dicas?

Se esse post te ajudou, deixe um comentário para nos deixar feliz.

E se te ajudou muito, você pode nos ‘pagar um cafezinho’ para retribuir. É só clicar nesses links para reservar seu transfer, alugar um carro, fazer seu seguro viagem com 5% de desconto, reservar o hotel ou contratar um tour. Assim, nós ganhamos uma pequena comissão, do tamanho de um cafezinho, e esse valor ajuda a manter o blog vivo e ativo para compartilharmos ainda mais dicas e experiências com você.

Até a próxima!

Bjs,
Julia

Mais sobre o Atacama e o projeto De Leve na Rota no blog Tá na Minha Rota. Siga também a tag #delevenarota no Instagram.

Posts relacionados

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Deixe seu comentário