Quando você ouve falar em arquitetura de Dubai, o que vem à sua cabeça? Os moderníssimos prédios, que desafiam os limites da criatividade humana e da engenharia, certo? Mas será que é só isso?

E alguns dizem que Dubai é um destino artificial, sem história, portanto sem graça. Será mesmo? Muito pelo contrário! É só viajar atento.

Veja aqui onde se hospedar em Dubai ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Dubai foi um dos lugares mais interessantes que conhecemos em relação à arquitetura típica e à História.

O Emirado possui quatro tipos de construções típicas históricas: as residenciais, as mesquitas, as fortalezas e os souqs (comércios).

O que ver e fazer em Dubai - Bastakiya Quarter

 

Bastakiya Quarter

Entre as residências um tipo é o masaif, casa de verão que possui torres de vento incorporadas à construção. E o Bastakiya Quarter é um dos principais pontos da cidade para vê-los.

O nome Bastakiya deriva da cidade iraniana de Bastak, pois de lá vieram no século XIX os primeiros comerciantes que imigraram para Dubai.

O que ver e fazer em Dubai - Bastakiya Quarter

As torres de vento, chamadas de barjeel, são mais altas do que os muros das casas, cerca de 5 ou 6 metros, para capturar o vento.

E não importa a direção do vento, pois a torre é projetada para capturar de qualquer direção. As torres conduzem o vento para dentro das casas como um aparelho de ar condicionado, espalhando por todos os cômodos.

Compare aqui seguro viagem internacional com 5% de desconto.

O que ver e fazer em Dubai - Bastakiya Quarter

Como funciona? Para quem lembra das aulas de física, o vento frio entra na casa e o ar quente sai, pelo que ‘estudamos para a prova’ como movimento de convecção.

E funciona mesmo! Testamos o sistema no Dubai Museum, pois lá no Bastakiya Quarter não entramos em nenhum lugar com torre de vento, só vimos por fora.

O que ver e fazer em Dubai - Bastakiya Quarter

Lá nessa região tradicional da cidade, as residências tradicionais estão sendo transformadas em cafés, galerias e lojas, fazendo do bairro um lugar muito bom para um passeio. Foi lá que tivemos uma tarde super-agradável.

Almoçamos dentro de uma casa típica de inverno, chamada de mashait, que ao invés das torres, se destaca por ser muito ajardinada.

A casa é de inverno para quando Dubai deixa de ser super-quente e passa a ser somente quente, porque né, o frio de inverno deve passar bem longe de lá.

Lá tivemos a sensação de andar num cenário de filme.

No Bastakiya Quarter é assim, a sensação ao andar pelo bairro é de que estamos viajando no tempo.

É uma experiência marcante e enriquecedora!

Para planejar o seu roteiro em Dubai, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Dubai. Os passeios, as atividades imperdíveis na cidade e os transfers do/para o aeroporto você encontra aqui.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

4 comentários em “Bastakiya Quarter – Dubai tem história!

    1. Valeu Rafa!! Na próxima vez dá uma passada lá. É muito interessante, tem uns museus pequenos também. Abraço!

  1. Legal essa dica de vcs, eu vou pra Dubai e pensava que só tinha aqueles prédios modernos e gigantes, que eu nem gosto tanto assim. Vou nesse lugar que vcs falaram, e nos mercados tradicionais também. Abraços!!

Deixe seu comentário