Já se passaram os primeiros dias de 2013, mas ainda dá tempo de falar de Réveillon, não é?

Este ano nós passamos a virada para o ano novo em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. E você, passou onde?

Sempre que possível passamos a virada nesta cidade. Moramos por muitos anos nesta praia maravilhosa e gostamos de simplesmente estar lá. Além disso, a cidade tem uma energia positiva, belezas naturais e é um destino que nos faz sentir em casa. Temos familiares que moram lá, então aproveitamos para matar a saudade.

Veja aqui
Opções de hotéis em Balneário Camboriú | Opções de Airbnb.

A população da cidade é de 108 mil, mas na semana de final de ano chega a mais de 1 milhão de pessoas. Fora os outros milhares que fazem bate-e-volta das cidades vizinhas para assistir a queima de fogos na Praia Central da cidade.

Então você imagina como é andar de carro pelas ruas. Conseguir um lugar na areia durante o dia para abrir o guarda-sol então, missão quase impossível. E ir ao mercado é certeza de passar um tempão na fila.

Desabafo

Ano após ano, a cidade lotada causa alguns incômodos aos moradores.

Não é o assunto deste post, mas só para citar uns exemplos, vale dizer que em Balneário Camboriú é comum ver turistas nos mercados, lojas e shoppings andando só de biquini ou sunga, com o pé cheio de areia, cheirando a filtro solar, cabelo molhado pingando água do mar.

Andam pela cidade toda como se estivessem na areia da praia.

Veja aqui
Comparação de locadoras para encontrar o melhor aluguel de carro para viajar por Santa Catarina.

Como é passar o ano novo em Balneário Camboriú

Muitos ocupam toda a largura da calçada, andando a passo de tartaruga, quase a zero por hora, atrapalhando (e muito) outros que andam pela calçada.

Ou então atravessam a rua em qualquer lugar sem olhar para os lados, se esquecem que estão em uma CIDADE.

Está certo que estão de férias, mas por que dar férias também ao bom senso? Pronto desabafei.

Ano Novo em Balneário Camboriú

Mas vamos voltar ao nosso assunto principal, a festa de ano novo.

Alguns grupos montam tendas na praia na manhã do dia 31 para garantir um bom lugar para ver os fogos de artifícios (e se proteger da chuva que cai praticamente todos os anos durante a virada) e lá ficam o dia inteiro.

Outros fazem suas ceias de forma mais confortável, em restaurantes ou em casa e depois vão à praia.

Lá pelas 22h as pessoas começaram a chegar à praia para a queima de fogos.

Geralmente na Praça Almirante Tamandaré, que fica na Avenida Atlântica, é montado um palco onde acontecem alguns shows antes da virada.

Às 23h a praia já estava lotada de casais, famílias e grupos de amigos.

Este ano os fogos foram montados em seis balsas no mar, a 400 metros da faixa de areia.

Faltando 10 segundos para a meia noite iniciou-se a tradicional contagem regressiva. E os primeiros 17 minutos de 2013 foram de um show impressionante de fogos de artifício, enquanto as pessoas brindavam a chegada de mais um ano, cheio de esperanças e desejos.

Onde passar a virada de ano em Balneário Camboriú

O comentário geral foi de que os fogos dessa virada foram os mais bonitos que a cidade já viu. O encantamento foi unânime.

Logo depois dos fogos, começam os 7 pulos e as oferendas e logo praticamente metade das pessoas já voltam para suas casas, hotéis ou cidades.

Muita gente ainda continua comemorando ali na praia mesmo, até o sol raiar.

 

Onde nós passamos a virada

Nós gostamos de passar a virada entre o centro e o Pontal Norte, onde fica a primeira e a segunda balsa de fogos porque (apesar de ser cheio) sempre é mais tranqüilo do que o centrão da praia.

Nunca presenciamos nenhuma briga ou violência nesta região.

Ano novo em Balneário Camboriú

Na Barra Sul também é mais tranquilo e a maioria das baladas fica nesta região, então é melhor para quem quer emendar uma balada depois da virada do ano.

Dicas importantes:

Na semana do ano novo, fique hospedado onde você possa ir à praia a pé, para usar o carro apenas quando extremamente necessário. Afinal, não é nada agradável ficar horas no engarrafamento.

A cidade toda é plana e tudo está relativamente próximo, então dá para ir a pé tranquilamente.

Você tem opções de ônibus, bondindinho, táxi, receptivo local, lembre-se que você está de férias e não merece se estressar no trânsito. Só tire o carro do local estacionado na hora de ir embora.

Não estacione o carro em locais proibidos, pois ele será guinchado. Você está de férias, mas as regras de trânsito e os fiscais não estão.

Por fim, neste primeiro post de 2013, gostaríamos de desejar um ótimo ano para todos, com muitas alegrias, muita saúde, muito dinheiro para poder viajar tranquilo e que tudo se realize neste ano que acaba de nascer.

Para planejar o seu roteiro em Balneário Camboriú, leia os outros posts aqui e para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Balneário Camboriú. Os passeios, as atividades imperdíveis na região e os transfers do/para o aeroporto você encontra aqui.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

4 comentários em “Ano Novo em Balneário Camboriú

  1. Fiquei com vontade de ir no rest Salsa Brava. Eh bom mesmo ou ta no blog soh pq eh anunciante?
    Nao quero ir la e me arrepender

    1. Lu, é bom sim, pode ir tranquila. O chef fez cursos na Costa Rica e no Peru. Para você ter uma ideia, a Sharon Stone foi lá quando visitou a cidade 🙂 Mas não se preocupe, os preços cabem no bolso 🙂 Experimente o ceviche.

  2. oi td bem? nossa estou conhecendo a pagina de vcs hoje e amei,entao estou muito afim de fazer um mochilao no ano novo em balneario camboriu,como tenho trabalho vao ser só 3 dia:( é um bate volta,mas é meu primeiro ,oq vcs acham é bacana no ano novo ??? valeu 🙂

    1. Oi Pamela! Seja bem vinda ao blog!!!

      No ano novo é sim muito bom porque os fogos da virada do ano são muito bonitos!!

      Mas a cidade estará lotada. Corra pra reservar hotel ou hostel. Não deixe pra depois porque você corre o risco de não encontrar onde dormir.

      Boa viagem!!!

Deixe seu comentário