9 coisas que fazem falta em uma grande viagem econômica

Viajar sempre passa pela cabeça de quem está trabalhando duro, seja dentro de um escritório, de um comércio, de uma fábrica ou até mesmo da própria casa.

Afinal, não importa onde, quem trabalha sabe que merece um descanso para sair da rotina.

Todos pensam em sair de casa, em viajar para bem longe, realizar uma grande viagem, onde os problemas do cotidiano não os alcancem, onde não há chefe, não há relatórios, planilhas, metas a serem alcançadas.

Veja aqui onde ficar em todo o mundo ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Mas quando a viagem é longa, e principalmente quando se busca choques culturais, o conforto de casa começa logo a fazer falta.

Faz parte da natureza humana sentir falta das coisas que geram conforto e satisfação. E antes da viagem, você normalmente nem sabe que tais coisas fazem falta.

Essa é uma das belezas de viajar, você se redescobre.

Essa é uma lista das 9 coisas que mais fazem falta durante uma grande viagem econômica.

1. A cama

Por mais desconfortável que você acha que sua cama é você vai sentir falta dela, porque ela é um laço forte do sentimento de estar em casa.

A situação se agrava se sua viagem tiver noites em acampamentos, em camas bambas ou em meios de transporte como trens e ônibus.

No início é fantástica a experiência de se adaptar às condições locais, mas logo suas costas começam a reclamar.

Dicas para planejar uma viagem
Tailândia – Kanchanaburi

2. Televisão em português

Mesmo quem não gosta de assistir TV vai sentir falta, pois a questão nem são os programas da TV, mas sim ouvir nossa língua portuguesa.

3. Variedade de roupas

Às vezes até entendo quem não consegue viajar sem uma mala abarrotada de roupas.

Viajar de mochilão tem esse ponto fraco e até mesmo quem consegue viajar com 3 mudas de roupas acaba sentindo saudades do guarda-roupas.

O que dizer então do tênis, que nem tem tempo de respirar durante a viagem.

4. Cozinhar

Tá, comer em restaurante todos os dias e não precisar lavar pratos e panelas é muito bom. Mas para quem gosta de cozinhar, ficar sem se divertir pilotando o fogão faz falta, muita falta.

5. Internet rápida

Em casa nossa internet nem é tão rápida assim, mas esperar mais de 1 minuto para trocar a página do e-mail é de tirar qualquer um do sério.

Fazer upload de fotos e vídeos então. E nos lugares em que o sinal é grátis, como em alguns hostels, com certeza a internet é dividida com dezenas de pessoas.

6. Não precisar barganhar

Ok, Ok, negociar é muito divertido, nós gostamos muito, faz parte da cultura de alguns destinos.

Mas também é estressante, principalmente quando você tem que barganhar por qualquer produto.

Negociar artesanato ainda vai, mas negociar coisas do dia-a-dia da viagem é muito cansativo.

Compare aqui as locadoras para encontrar o melhor aluguel de carro para viajar por aí.

7. Banhos quentes

Em alguns países, chuveiros quentes definitivamente não são comuns.

Em alguns, um balde e caneca são seus recursos para se lavar e você vai agradecer muito se existir pelo menos algo que despeje água acima da sua cabeça automaticamente, como um cano, mesmo sem chuveiro.

Em Gili Meno a água era fria e além disso salgada, trazida diretamente do mar por um sistema de bombas. Se acabasse a energia (e acabava), acabava até mesmo a água salgada.

Como fazer uma viagem gastando pouco
Índia – Jaisalmer

8. Comidas brasileiras, mais familiares e mais variadas

Nós adoramos experimentar os pratos típicos, mas em alguns lugares sentimos falta das comidas do nosso cotidiano: o arroz com feijão, o ovo frito, a batata frita, o bife acebolado.

E em alguns lugares as comidas são muito repetitivas por falta de ingredientes. Em Bali o café da manhã era delicioso, mas no hotel em que ficamos as opções eram panqueca, torrada ou waffle para comer, e para beber, café preto ou chá. Foram quase 20 dias com esse café da manhã.

9. Encontrar na rua pessoas conhecidas

Sabe aquela caminhada da sua casa até a padaria, na qual você encontra pessoas conhecidas, diz bom dia, pergunta como está e comenta que o tempo esquentou rápido? Isso faz falta.

Tanto que em Hoi An nós almoçamos e jantamos praticamente todos os dias no mesmo restaurante, só para estar em um ambiente com pessoas conhecidas.

E aí, a nossa lista se parece com a sua?

Do que mais você sente falta quando está com o pé na estrada?

Veja mais sobre o assunto navegando pela categoria

Douglas e Julia

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

5 comentários em “9 coisas que fazem falta em uma grande viagem econômica

  • Avatar
    06/06/2013 em 03:28
    Permalink

    Gente é isso mesmo!! hahahahahahaha
    Ainda mais quando se mora há mais de 3 anos longe da terrinha…Tem coisas que nem sinto mais falta, mas há dias que a saudade aperta.
    Hoje mesmo estava vendo TV aqui em casa (Indonésia) e estava passando a novela brasileira carrossel, mas em bahasa Indonésio!! Apesar de entender a língua, dá muita saudade de ouvir em português, então o jeito é pegar alguns programas pela internet!
    Beijos a vcs casal.

    Resposta
    • Douglas e Júlia Sawaki
      06/06/2013 em 09:24
      Permalink

      Oi Aline!! Sabemos bem como é a saudade do Brasil. Era uma alegria quando era dia de ir no mercado brasileiro (1 vez por mês) lá no Japão, porque era dia de comer pão francês com mortadela 🙂

      Nossa, Carrossel?! E os indonésios gostam? Deve ser engraçado em bahasa indonesio para quem não sabe a língua. Tem no youtube?

      Bjos para vcs (é Aline, esposa do Robson, né??)

      Resposta
  • Avatar
    04/09/2013 em 04:24
    Permalink

    Definitivamente a minha lista não se parece com a de vcs! Com todo respeito, mas se eu saio da minha casa e procuro encontrar pessoas conhecidas, mesma comida, mesmo idioma, banho quente como na minha casa, cama como a minha, roupas como o meu guarda roupa…eu não devo sair de casa então!!! Viajar é se desconectar de tudo, e se abrir ao desconhecido, novo, diferente..não levar consigo memórias já usadas…seila..penso diferente. As coisas que mais sinto falta em uma viagem é não poder ficar mais tempo, sinto por mais pessoas não poderem estar ali comigo, sinto por a sensação boa de estar em determinado lugar não poder continuar e ficar mais tempo..sei la.. Não se relaciona a bens materiais, afinal uma viagem deve ser sobre seu destino, pessoas e não sobre coisas.. Essa loucura, esse apego não te liberta, não te relaxa

    Resposta
  • Avatar
    05/09/2013 em 00:47
    Permalink

    Oi! A nossa lista é sobre coisas do nosso cotidiano que nos fazem falta durante uma grande viagem, foi escrita baseada no mochilão de 5 meses pela Ásia. Essas coisas fazem falta porque quando viajamos, nos desconectamos de todo o nosso cotidiano e ficamos sem essas coisas, assim como você falou que faz.

    No post falamos de coisas que não temos durante a viagem (e que não procuramos ter), ou seja, seu comentário na verdade completa o nosso pensamento ao invés de ser contrário a ele.

    Obrigado pelo comentário!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *