O outono chegou, e com ele vários feriados prolongados. Como o Brasil é um país tropical e muitos estão acostumados a viajar para a praia, fica difícil escolher um lugar para viajar no outono, não é mesmo?

Veja as sugestões de lugares para viajar no outono que preparamos para que você possa aproveitar os próximos feriados nas melhores opções turísticas para essa estação.

1.      Gramado – RS

Se você deseja sentir o clima do outono com um gostinho europeu, Gramado é o lugar ideal. Além de estar com temperaturas agradáveis, você pode aproveitar a páscoa para comprar os deliciosos chocolates de Gramado.

7 lugares para viajar no outono no Brasil

Gramado sempre é lembrada pelo clima frio, mas no outono o clima ainda está agradável. Além disso, as atrações turísticas estão mais vazias e você não precisa perder tempo em filas.

Um dos destaques é a rua Coberta, que fica entre a avenida Borges de Medeiros e a rua Garibaldi, onde você pode conhecer alguns restaurantes e lojas da cidade.

Outro local muito visitado é a Snowland, o primeiro parque de neve das Américas. Nele você poderá andar de ski, snowboard, patinar no gelo e tomar um delicioso chocolate quente, curtindo a vista com neve de verdade ao fundo.

7 lugares para viajar no outono no Brasil

Confira nosso roteiro de 6 dias em Gramado e Canela e o roteiro de 3 dias, ideal para o final de semana. E veja aqui onde ficar em Gramado.

2.      Jalapão – TO

O Parque Estadual do Jalapão fica no estado do Tocantins, e é um ótimo destino na região central do Brasil. Em maio inicia o período de seca, e é mais fácil visitar as dunas e piscinas naturais.

7 lugares para viajar no outono no Brasil

Dunas do Jalapão. Foto: turismo.to.gov.br

O roteiro, inicia em Palmas e passa pelas cidades de Ponte Alta e Mateiros, com uma duração média de três a cinco dias.

Durante o outono, o clima fica mais agradável, a vegetação verdinha e é a melhor época para visitar todas as atrações do parque. Os preços dos pacotes turísticos não sofrem muita variação, mas a vantagem é a redução de turistas.

7 lugares para viajar no outono no Brasil

Fervedouro do Ceiça. Foto: turismo.to.gov.br

As principais atrações são o Fervedouro, um poço de água cristalina onde ninguém afunda, as dunas e a cachoeira da Formiga. E para quem curte fazer uma comprinhas, pode comprar várias peças de artesanato em Capim Dourado 😉

Veja aqui quanto custa hotel em Palmas, a cidade de onde saem os tours para o Jalapão.

3.      Campos do Jordão – SP

Quem gosta de sentir os primeiros sinais do frio do outono não pode deixar de conhecer Campos do Jordão. Entre março e abril as diárias dos hotéis e pousadas ainda estão mais baratas por ser considerada baixa estação.

7 lugares para viajar no outono no Brasil

Essa é uma ótima opção para quem mora em São Paulo, pois fica a aproximadamente 180km da capital.

7 lugares para viajar no outono no Brasil

Durante o outono, as folhas das árvores ficam com tons amarelados, lembrando os filmes americanos que sempre assistimos. Além disso, você também pode comer pinhão, degustar vinhos e comer os deliciosos fondues servidos na região.

Veja aqui quanto custa se hospedar em Campos do Jordão.

4.      Chapada Diamantina – BA

O outono é uma boa época para visitar a Chapada da Diamantina, especialmente pela redução dos turistas na região. Como é uma época mais seca, as cachoeiras não estão tão cheias, mas você pode aproveitar fazendo as trilhas ou praticando esportes de aventura, como trekking e rapel.

7 lugares para viajar no outono no Brasil

Foto: www.phototravel360.com

Ao longo do outono até o inverno, os raios de sol penetram nas cavernas e atravessam o Poço Encantado, uma das grandes atrações naturais da Chapada, formando um lindo feixe de luz azul turquesa, deixando o poço ainda mais lindo.

Veja aqui quanto custa uma diária em Lençóis, cidade base para visitar a Chapada Diamantina.

5.      Pantanal – MS e MT

Para quem gosta de natureza, o Pantanal é um destino imperdível no outono, pois é a época de seca, e é o período que os bichos se aproximam dos rios para beber água, facilitando a observação dos animais no turismo ecológico.

7 lugares para viajar no outono no Brasil

Foto: www.fragatasurprise.com

Os jacarés, aves e onças costumam ir até a vazante dos rios em busca de água, e você pode observá-los até mesmo pela rodovia Transpantaneira, o que já se torna uma atração.

Além disso, as estradas não estão alagadas, facilitando o acesso até as fazendas pantaneiras. E tem muuuito menos mosquitos 🙂 .

Veja aqui onde ficar no Pantanal.

6.      Curitiba – PR

Curitiba não é uma cidade muito conhecida pelos turistas, mas se você deseja conhecer um novo destino urbano com um clima ameno, com diversos e lindos parques, restaurantes de comida italiana do bairro de Santa Felicidade, o Jardim Botânico e os museus, incluindo o Oscar Niemeyer, Curitiba é o lugar certo.

7 lugares para viajar no outono no Brasil

Na primeira semana de abril, a cidade inicia tradicional Festival de Teatro, com diversas apresentações de companhias locais e nacionais.

Agora Curitiba também conta com uma nova atração. Para comemorar o aniversário da cidade foi instalada a maior roda gigante da América Latina, com mais de 30 metros de altura, no Park Shopping Barigui, com vista para o Parque Barigui.

Veja aqui onde ficar em Curitiba.

7.      Florianópolis – SC

Para não deixar de mencionar um destino de praia, você também pode viajar para Floripa! No início do outono ainda é possível aproveitar dias ensolarados em Florianópolis, sem a grande quantidade de turistas.

Uma das praias mais bonitas do Brasil está lá: A Ilha do Campeche. Aproveite suas férias para conhecer essa praia paradisíaca.

7 lugares para viajar no outono no Brasil

Foto: Markito / www.santur.sc.gov.br

Além das belas praias, a capital catarinense tem diversos atrativos, como a Lagoa da Conceição, dunas, bons restaurantes, bares e baladas animadas.

Veja aqui onde ficar em Florianópolis.

Antes de planejar sua viagem, consulte o clima e feriados para não ter surpresas.

Essas são nossas dicas de destinos para viajar no outono. Se tiverem mais alguma sugestão, deixe nos comentários e compartilhe a sua dica também!

Até a próxima!

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

Deixe seu comentário