Hoje trazemos um tema novo ao blog: Viagem Responsável.

Sabe por que?

O turismo nos dias de hoje não é apenas exclusividade de uma pequena parcela da população.

A atividade tem se tornado cada vez mais acessível e por isso é uma das indústrias com maior crescimento no mundo.

Como planejar uma viagem

A atividade turística, que já era praticada de forma insustentável na imensa maioria dos destinos, pode se tornar ainda mais prejudicial com a entrada de milhões de novos consumidores advindos das melhorias de vida.

Os turistas ainda acreditam que sua presença e atitude não prejudicam a população local e o meio ambiente.

Isso se deve ao pensamento de por ser apenas “1 turista em 1 milhão”. Porém, a soma de atitudes irresponsáveis de cada um gera enormes impactos nos destinos turísticos.

Viagem responsável

A única alternativa para que o excesso de turistas não prejudique os destinos turísticos é o turismo sustentável, que segundo a Organização Mundial do Turismo, é:

aquele ecologicamente suportável em longo prazo, economicamente viável, assim como ética e socialmente equitativo para as comunidades locais

Entre os turismólogos muito se fala de planejamento dos destinos para o turismo sustentável.

Mas, além disso, nós também acreditamos em tornar os turistas mais sustentáveis.

Pense conosco: de nada adianta o planejamento dos destinos turísticos se os visitantes não contribuírem para a sustentabilidade.

Por isso surgiu a ideia de criar a seção “viagem responsável”.

Veja aqui onde ficar em todo o mundo ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Nós viajantes temos a responsabilidade de garantir que o meio ambiente, a economia e a cultura dos locais visitados não sejam alterados de forma negativa por causa do fluxo de turistas.

O turismo responsável está em pequenos detalhes que podem passar despercebido pelos turistas, mas que somados pela quantidade de turistas, geram grandes impactos.

Vamos falar muito mais sobre o assunto e todos os artigos você encontra aqui.

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

Deixe seu comentário