O tema ‘turismo sustentável’ faz parte do nosso cotidiano profissional desde 2001.

E como viajantes a prática já nos acompanha há mais tempo. Porém, aqui no blog começamos a abordar o assunto de forma organizada e informativa a menos tempo. Mas já temos alguns posts, que você pode acompanhar aqui.

Falando do mercado de turismo, os (bons) profissionais e os (bons) planejadores da atividade têm conhecimento da importância do turismo sustentável há décadas. Porém faltava conscientizar a parcela que realmente faz a diferença na sustentabilidade, os turistas.

Como já dissemos no primeiro post desse assunto, de nada adianta o planejamento dos destinos turísticos se os visitantes não contribuírem para a sustentabilidade.

Passaporte Verde

Muitas organizações e entidades já trabalhavam há anos para a conscientização dos turistas.

E felizmente o assunto agora ganha mais força e espaço com a criação do “Passaporte Verde”.

Essa iniciativa é liderada pelo governo da França, e é voltada para estimular o desenvolvimento sustentável do turismo em todo o planeta.

O anúncio oficial foi feito no dia 02 de junho de 2012 pelo Ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Participaram do ato a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o Diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner.

Segundo o portal do Passaporte Verde:

a campanha visa estimular o turista a adotar uma atitude de consumo responsável, mostrando de que forma suas escolhas podem contribuir para a conservação do meio ambiente e para melhoria da qualidade de vida das pessoas nos destinos que visita

O portal disponibiliza

dicas que vão ajudá-lo a viajar como um turista consciente, incluindo a escolha do destino, o que levar e o que não levar na bagagem, como se locomover, onde se hospedar, onde comer, como se divertir, o que trazer e o que não trazer, além de recomendações sobre como se comportar durante o convívio com diferentes populações e ecossistemas

O Passaporte Verde tem tudo a ver com nossa seção “Viagem Responsável”. E vamos agora trocar figurinhas com esse projeto em nossos posts.

Para saber mais: Página oficial

Para se conectar: Fanpage no Facebook

Se você quiser saber mais sobre Viagem Responsável, leia os outros artigos aqui.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

Os links acima são de nossos parceiros e nós recebemos uma pequena comissão por cada venda, o que nos ajuda a manter o blog. É como se você estivesse nos 'pagando um café' pelas dicas que damos.

Deixe seu comentário