The Distillery District é uma das atrações mais legais de Toronto e deve ser incluído no seu roteiro de viagem pela cidade, principalmente se você gosta de experiências únicas.

É daqueles lugares que você visita e pensa “na minha cidade podia ter algo assim”, principalmente se você mora em cidade média ou grande. Sério, continue lendo e pense se não caberia algo assim em São Paulo, por exemplo. Nós seríamos frequentadores com certeza.

Nesse vídeo de Toronto tem um pouco de lá. Aproveita para seguir o canal 🙂

Distillery District - entrada lateral

Mas antes de falar o que tem para ver e fazer no Distillery District, vale falar um pouco da origem do lugar, para entender o motivo de ser uma das principais atrações de Toronto e motivo de orgulho na cidade.

Escolha e reserve sua hospedagem em Toronto: Hotel ou Airbnb | Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem para o Canadá | Veja aqui as opções de city tour em Toronto | Compare as locadoras e alugue seu carro aqui.

Origem do Distillery District

No local existia uma destilaria de whisky e rum chamada Gooderham and Worts Distillery, que funcionou por 153 anos e chegou a ser a maior destilaria do mundo. Mais do que isso, ela contribuiu imensamente para o desenvolvimento da cidade de Toronto.

Em 1990 a destilaria fechou as portas e até 2003 o local ficou abandonado e foi se degradando. Nesses anos os seus imensos galpões, patios e os corredores foram usados apenas como set de filmagem de diversos filmes, entre eles Chicago e X-Men.

Distillery District - Entrada frontal

Até que um grupo de empreendedores teve uma ideia visionária (e foram chamados de loucos, claro) de revitalizar o lugar. Mas eles não queriam simplesmente restaurar a histórica arquitetura do maior conjunto de edifícios industriais vitorianos em toda a América do Norte.

Eles queriam que o local da antiga destilaria transformasse a cara de Toronto, oferecendo uma área cultural de experiências únicas. E assim surgiu o The Distillery District, que os moradores chamam simplesmente de The Distillery.

Passagem em promoção para Toronto
Passagens aéreas saindo de

The Distillery District

The Distillery oferece um resumo do que nós gostamos de fazer durante uma viagem: comer, beber, fazer compras e viver a cultura local.

Antes de chegar no Distillery District, nós pensávamos que era um lugar pequeno mas bonitinho. Quando chegamos nos deparamos com um espaço enorme.

Distillery District - Mesas externas para comer

Bar e restaurante El Catrin

São 16 galpões e construções que abrigam 80 lojas e boutiques, 7 restaurantes e bares, 9 cafeterias, lanchonetes e docerias e 42 instalações culturais de teatros, estúdios e galerias de arte.

Distillery District

Assim como os idealizadores sonharam, o The Distillery é muito descolado, hip e cool. Eles dizem que é aqui onde as mentes mais criativas da cidade se encontram, fazendo com que artistas e empreendedores locais inspirem os sonhos dos moradores de Toronto. É a fusão dramática do antigo e do novo, onde os edifícios industriais vitorianos encontram o design e a criatividade do século 21.

Distillery District - Gooderham and Worts

As placas da antiga destilaria estão pelos pátios e corredores

Apesar do calor que fazia no mês de junho, quando visitamos, a atmosfera é relaxante e realmente inspiradora. Deu vontade de ficar a tarde inteira por lá, apenas sentados observando o movimento ou fazendo parte do movimento caminhando pelas lojas e entre os pátios.

Distillery District - Arte

Artes e esculturas por todos os lados

Leia também os artigos Onde comer em TorontoComo ir de trem de Quebec a Toronto passando por Montreal e Onde se hospedar em Toronto.

O que fazer no The Distillery District?

Você pode visitar o Distillery District a qualquer hora do dia, pois as lojas funcionam em horário comercial. Se você chegar cedo, tem cafeterias para o café da manhã e tudo está mais tranquilo.

Distillery District - cafeteria

Vale também um visita na hora do almoço para provar um dos diversos restaurantes, ou perto da hora do jantar, para pegar o pôr do sol e o agito noturno.

Distillery District - cafeteria

Nós não comemos por lá, apenas tomamos um café da tarde. E olha, o ambiente das cafeterias é bem acolhedor, do tipo que os donos ficam na linha de frente, atendendo as mesas ou no caixa, sempre sorrindo para os clientes.

Distillery District - Lojas

As lojas ocupam os galpões históricos

O lugar é bem legal para quem gosta de fazer compras de itens únicos. As lojas são de marcas locais, não há grifes nacionais nem internacionais, justamente para que as peças sejam de designers da cidade.

Tinham muitas peças interessantes, mas os preços são tão exclusivos quanto as peças que encontramos.

Distillery District - Painel Love

Demoramos uns 10 minutos para tirar essa foto sem ninguém

As ruas da parte interna são de paralelepípedo e somente para pedestres e de lá saem passeios de segway e de bicicleta. Como Toronto é de relevo plano, são ótimas opções de passeios.

De dia o clima é bem familiar, cheio, porém tranquilo, e a noite é mais badalado.

Veja aqui o passeio de segway no Distillery District. Veja aqui o passeio Walking tour no Distillery District onde um guia especializado conta tudo no passeio de uma hora que incluí degustação de chocolate e cervaja artesanais.

O que ver no The Distillery District?

Para manter a origem do lugar, ainda estão por todas as partes placas de identificação e alguns equipamentos da destilaria. Por isso o lugar por si só já é muito legal.

Distillery District - Fachadas de tijolos a vista

O Distillery District mantém a arquitetura industrial vitoriana

Dá para ficar simplesmente caminhando, admirando as construções e a decoração das lojas, que vão dos vintages aos mais modernos, todas encantadoras.

Distillery District - Lugares para descansar e observar o movimento

O espaço dá muita ênfase à cultura local, então é quase certo que você vai se deparar com algum show musical, apresentação cultural ou festival de comida e bebida. Os eventos acontecem nos finais de semana.

Leia também os artigos Como ir e voltar do aeroporto de Toronto ao Centro, Roteiro de viagem em Toronto, Onde fazer compras em Toronto e Como ir de Toronto às Cataratas de Niagara.

Quando nós fomos estava acontecendo um festival de comida italiana, com apresentações culturais. Mesmo se você der azar de não pegar nenhum evento, você ainda pode ver as galerias de arte, que são impressionantes.

No inverno acontece o já tradicional Toronto Christmas Market, como os famosos mercados natalinos europeus.

Veja aqui o calendário de eventos do Distillery District.

Vale a pena visitar o Distillery District?

Sim, e muito. Você terá uma experiência de um lugar único e inspirador. Terá tudo o que um turista procura em um passeio: compras, boa comida e bebida e cultura. E melhor ainda, vivenciará um lugar sob o ponto de vista de um morador local.

Distillery District - Mesas externas para comer

Agora diz pra gente, não seria ótimo ter lugares assim também na sua cidade?

Distillery Disctrict

55 Mill St, Toronto, ON M5A 3C4
Segunda à quarta das 10h às 19h. Quinta à sábado das 10h às 20h. Domingo das 11h às 18h.
Entrada Gratuita.
O TTC (transporte público de Toronto) é a forma mais prática de chegar no The Distillery. Para caminhar menos pegue o Streetcar número 514, que você pode pegar em toda a extensão da King Street e descer no último ponto da Cherry Street (Cherry Street Loop). Se você já estiver passeando no St Lawrence market, são 15 minutos a pé. De carro é super prático e são 3 estacionamentos próximos (65 Trinity Street, 415 Cherry Street e 44 Parliament Street).

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem com 5% de desconto

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

Os links acima são de nossos parceiros e nós recebemos uma pequena comissão por cada venda, o que nos ajuda a manter o blog. É como se você estivesse nos 'pagando um café' pelas dicas que damos.

3 comentários em “The Distillery District, uma experiência única em Toronto

Deixe seu comentário