Quem conhece a moderna Montreal não imagina que no passado era uma cidade protegida por muralhas. E falando em passado, se você se interessa por atrativos históricos vai se encantar com a Ruelle des Fortifications. E se você gosta de atrações modernas, também.

Como assim, histórico e moderno no mesmo lugar? Continue lendo e saiba porque você precisa incluir a Ruelle des Fortifications no seu roteiro de viagem em Montreal.

Quer inspiração para os passeios? Então clica no play pra assistir nosso vídeo de Montreal e aproveita para seguir o canal 🙂

Ruelle des Fortifications

A Ruelle des Fortifications é famosa porque antigamente, no século 18, era onde ficava parte da muralha que protegia a cidade de Montreal.

Pensando em preservar a história do local, todos os prédios desse quarteirão foram restaurados e construiu-se um teto de vidro imenso entre eles, criando assim em 1992 um complexo de prédios chamado World Trade Center.

Escolha e reserve sua hospedagem em Montreal: Hotel ou Airbnb | Compare preços e planos e contrate o seu seguro viagem para o Canadá | Veja aqui as opções de city tour em Montreal | Compare as locadoras e alugue seu carro aqui.

E esse espaço é aberto para visitação. O problema era achar esse lugar 😀 Primeiro fomos parar em uma parte que está mais para um beco típico de filme.

entrada-ruelle-des-fortifcations

A entrada para a Ruelle é também a entrada para uma estacão de metrô

Depois chegamos até essa entrada. Como tínhamos em mente apenas o nome da rua e o imenso teto de vidro, não relacionamos nada com o Centre de Commerce Mondial que vimos na porta. Parecia apenas uma entrada de edifício comum (vimos depois que pelo outro lado da rua a entrada é bem mais destacada).

Leia aqui os posts Onde se hospedar em Montreal e Onde comer em Montreal.

Resolvemos entrar para conferir e logo concluímos que era o lugar certo. Lá estava o lindo teto de vidro e os prédios antigos que vimos durante as pesquisas do roteiro no Canadá.

Ruelle des fortifications é uma opção de onde comer em Montreal

Seja para passear, seja para tomar um café, a Ruelle des Fortifications é um destino que você deve conhecer em Montreal

Provavelmente devem ter pensado em fechar a rua com cobertura para também criar um ambiente protegido do frio do inverno canadense, que é super rigoroso.

Fragmento do Muro de Berlim

Lá está exposto um fragmento do Muro de Berlim, um presente da cidade de Berlim em 1992, na ocasião do 350º aniversário de Montreal.

Esse pedaço do muro ficava próximo ao Portão de Brademburgo e trazia de um lado um grafite original e do outro números, letras e um desenho que não entendemos o significado.

muro-de-berlin-ruelle-des-fortifications

Um pedaço do Muro de Berlin complementa a história do local. O artigo foi doado à cidade em seu aniversário.

Caminhamos pelo corredor admirando a altura do teto de vidro e os reflexos nas diversas janelas do conjunto de edifícios. Vimos a entrada para um hotel, salas comerciais, padarias, boutiques e restaurantes.

restaurantes-ruelle-des-fortifcations, Montreal - Canada

Bateu a fome? Não se preocupe! O que não falta por aqui são opções maravilhosas de restaurante…

Aproveitamos o horário para almoçar por ali mesmo, pois o cheiro da comida veio nos buscar 😀 São várias opções de restaurantes, desde os mais requintados aos fast foods. É só escolher.

Fonte de Anfitrite e espelho d’água

Como se tudo isso já não fosse suficiente para colocar a Ruelle des Fortifications na lista do que ver em Montreal, eis que chegamos na Fonte de Anfitrite e o seu belíssimo espelho d’água com fundo de granito preto, que reflete a mistura das fachadas antigas com os vidros que trazem a tona a modernidade da cidade.

Anfitrite é na mitologia grega esposa de Poseidon, o deus do mar, e a fonte é obra do escultor francês Dieudonné-Barthélémy Guibal e originalmente ficava na vila de Saint-Mihiel, Meuse, França.

Ruelle des fortifications é um dos principais atrativos de Montreal, Canada

O endereço é um contraste entre modernidade e história

Vale a pena visitar a Ruelle des Fortifications? Sim, para fazer uma refeição ou apenas tomar um café e ficar apreciando o lugar.

Leia também os posts Onde fazer compras em Montreal e Como é voar com a Copa Airlines para o Canadá na classe executiva.

Ruelle des Fortifications

 747 Rue du Square-Victoria – World Trade Centre Montréal, Montreal, Quebec, Canadá.
Todos os dias, das 7h às 21h.
visitação é gratuita.

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

4 comentários em “Ruelle des Fortifications: um pedaço da história de Montreal

  1. Que lugar bonito! Obrigada pela dica! Estou anotando tudo o que vcs estão indicando. Acho que já comentei isso em outro post né rsrs

    1. Oi Lucia! A Ruelle é linda, né. Pode comentar o quanto você quiser 😀 Anota e se tiver dúvidas escreve aqui nos comentários 😉 Bjsss

  2. Parabéns pelo blog. Tem sido muito útil para o meu planejamento da viagem. Vamos, eu e meu marido no próximo dia 28, para ficar por 18 dias, sendo inicialmente 02 em Toronto, 02 em Ottawa, 04 em Montreal, 04 em Quebec, e o restante em Toronto, com bates-volta para Niagara e Blue Mountain.
    Por indicação de vocês, acabei de comprar ingresso para o Aura.

    1. Oi Zelia, muito obrigado pelo comentário! Ficamos muito felizes! Tenho certeza que a sua viagem será maravilhosa!
      Você já tem os hotéis reservados? Se não tem, reserve pelo nosso link de afiliado aqui, para nos ajudar a manter o blog no ar.

      Aqui nesse link você encontra comparação de aluguel de carro e aqui você encontra seguro viagem.

      Boa viagem

Deixe seu comentário