Você sabia que dá para fazer um roteiro de 2 dias em Porto Alegre? Provavelmente não, né? Pois então, selecionamos alguns passeios que valem a pena você fazer e ter pelo menos uma noção geral do que a cidade tem para oferecer.

Levamos em consideração neste roteiro que você ficará hospedado no bairro Moinhos de Vento, como nós ficamos (veja aqui nosso post sobre o Hotel Laguetto), então se você estiver hospedado em outro bairro, é só adaptar 😉

Veja aqui as opções de hotéis em Porto Alegre.

Passagem para Porto Alegre
Passagens aéreas
saindo de

Confira a sugestão de roteiro que preparamos para você:

Dia 1 – roteiro Porto Alegre

Manhã

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Nada como começar o dia com uma bela caminhada e ar puro no Parcão. Esse parque é considerado o mais bonito e mais tranquilo para passear em Porto Alegre. Vá sem pressa, se quiser aproveitar para fazer uma corrida pela manhã, esse é o lugar certo 😉

Roteiro de 2 dias em Porto Alegre Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Passeio pelo Jardim do DMAE

Depois do passeio pelo Parcão, aproveite para dar uma volta pelo Jardim do DMAE, ele fica a poucos metros de distância. Esse jardim e a construção do prédio em frente a ele, foram inspirados  no Palácio de Versalhes. Vale a pena conferir.

Roteiro de 2 dias em Porto Alegre Passeio pelo Jardim do DMAE

Você encontra aqui o nosso post sobre o Parcão e o Jardim do DMAE.

Almoço

Restaurante Peppo Cucina

Restaurante de cozinha italiana com uma delícia de comida. O atendimento é ótimo e o ambiente é muito aconchegante. Os pãezinhos do couvert são a minha perdição. Vale a pena provar.

Roteiro de 2 dias em Porto Alegre Restaurante Peppo Cucina

Mais detalhes aqui no post sobre os restaurantes que provamos em Porto Alegre.

Tarde

City tour Linha Turismo no roteiro Zona Sul

Esse passeio é para apreciar a paisagem natural da cidade, então durante boa parte do caminho é pela margem do Guaíba, até passar pela área rural da capital. Dá pra perceber nitidamente a mudança de temperatura e a pureza do ar conforme vamos nos afastando da área mais urbana.

Roteiro de 2 dias em Porto Alegre City tour Linha Turismo no roteiro Zona Sul

É um passeio para quem quer admirar a paisagem, ouvir um pouco sobre a história e algumas curiosidades da cidade. Vale a pena, achei o passeio bem relaxante e gostoso para quem gosta de algum tipo de atividade mais calma durante a viagem.

Mais detalhes do passeio você encontra aqui nesse post sobre os dois city tours de Porto Alegre.

Final da tarde

Passeio no Barco Cisne Branco

Com certeza vale a pena fazer esse passeio quando você for para Porto Alegre. O preço é acessível, os petiscos e bebidas são muito bons e também com preços acessíveis. Além disso, a experiência de ver a cidade de um outro ponto de vista e à distância é quase como admirar uma fotografia, dessas lindas de propaganda. Sem falar no pôr do sol incrível.

Roteiro de 2 dias em Porto Alegre Passeio no Barco Cisne Branco

Leia aqui a nossa experiência no passeio de Barco Cisne Branco.

Jantar

Restaurante Puppi Baggio

O Restaurante Puppi Baggio é um restaurante italiano pra ir com a família, sozinho, com amigos ou em casal. Pratos bem servidos, comida de ótima qualidade, atendimento muito bom e preço justo compatível com a qualidade.

Roteiro de 2 dias em Porto Alegre Restaurante Puppi Baggio

Mais detalhes aqui no post sobre os restaurantes que provamos em Porto Alegre.

Dia 2 – roteiro Porto Alegre

Manhã

City tour Linha Turismo no roteiro Centro Histórico

Porto Alegre tem muitos prédios lindos com arquitetura histórica, que são como uma obra de arte, cheios de detalhes. Cada um com sua história, algumas alegres, outras tristes e algumas até engraçadas, os prédios históricos de Porto Alegre se misturam com a bonita paisagem urbana.

Roteiro de 2 dias em Porto Alegre City tour Linha Turismo no roteiro Centro Histórico

Então já sabe, se você curte história, cultura e/ou arquitetura, vale a pena fazer o passeio.

Mais detalhes aqui sobre os dois city tours de Porto Alegre.

Almoço

Restaurante Via Imperatore

A comida é muito boa, mesmo, mas não é algo que você procura para ter uma experiência gastronômica. Pelo menos não no almoço, que é mais pá pum. Não sei no jantar. De qualquer maneira, vale a pena se você estiver pela região e/ou a fim de comer uma bela comida italiana sem gastar muito.

Roteiro de 2 dias em Porto Alegre Restaurante Via Imperatore

Mais detalhes aqui no post sobre os restaurantes que provamos em Porto Alegre.

Tarde

Passeio pelo Centro Histórico

A arquitetura do centro histórico é simplesmente impressionante. Ir a pé mesmo é uma das maneiras que você pode aproveitar para observar os detalhes. Aproveite para andar devagar, observar, fotografar, tomar um café e até fazer uma refeição por ali.

Roteiro de 2 dias em Porto Alegre Passeio pelo Centro Histórico

Está tudo bem perto e ao mesmo tempo meio longe… Você só precisa se organizar na logística pra não ficar andando de um lado para outro sem necessidade. Fica a dica para ir com roupas e calçado confortáveis.

Jantar

Hamburgueria 1903

Provar o melhor da gastronomia é ótimo, mas tem horas que o que a gente quer mesmo é um bom dum hamburguer mesmo, né?

O nome é por causa do ano de fundação do time do Grêmio e o tema, óbvio, é a história dele. Tudo remete às conquistas do time gaúcho, desde a decoração até o cardápio. Nas paredes estão fotos, réplicas dos troféus, as conquistas e a história do time.

Roteiro de 2 dias em Porto Alegre Hamburgueria 1903

Mais detalhes aqui no post sobre os restaurantes que provamos em Porto Alegre.

Lembre de sempre verificar no site oficial de cada atrativo se eles estão operando no dia e horário que você pretende ir. E também se o valor do ingresso continua o mesmo. E boa viagem…

Caso queira imprimir o roteiro, preparamos um arquivo em PDF para download. Só clicar aqui

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

Deixe seu comentário