Em Agosto fiz um pequeno tour pelo Brasil, saindo de São Paulo, passando por Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e retornando para São Paulo.

Foi uma viagem a trabalho, então fiquei apenas um dia ou menos de 24 horas em cada cidade.

Tive a oportunidade de experimentar o serviço das quatro principais companhias aéreas brasileiras.

Como foram todas em sequência, pude comparar como é voar com a Tam, com a Gol, com a Azul e com a Avianca.

Então vamos lá, vou colocar trecho a trecho da viagem e por cia. aérea para vocês acompanharem um pouco da minha experiência, em que encontrei a resposta para a pergunta:

Qual a melhor companhia aérea brasileira?

Como é voar com a TAM – De São Paulo para Porto Alegre

Pode parecer besteira, mas desde o acidente em 2007 da TAM tenho evitado voar com esta companhia. Mas como nem sempre da pra escolher, lá fui eu.

Fiz o trecho São Paulo para Porto Alegre e confesso que na hora em que abriu a porta da aeronave fui uma das primeiras a sair. Mas até que não foi tão ruim assim…

Para os amantes da aeronáutica, a aeronave era o A320.

Os assentos desta aeronave são de três poltronas, corredor e mais três poltronas, ou seja, se você não gosta de sentar no meio, não escolha as poltronas com as letras B e E.

As poltronas da janela são A e F, e as do corredor são C e D.

Enfim, vamos falar da experiência.

Check-in

Fiz meu check-in antecipado na internet, para evitar a demora no aeroporto na hora de inserir todos os meus dados no sistema da cia. aérea.

Só levei meu check-in impresso, meu RG e a bagagem para ser despachada.

O atendimento no balcão não foi nada demais, parecia atendimento de supermercado quando o caixa está p#*& da vida, “Próóóximo… documentos… vai despachar a bagagem? Seu portão é o número 15 e a entrada é por ali”.

Pra quem já não tem muita simpatia pela cia. aérea, não ajuda nada esse atendimento, não é?

Chegando próximo a hora do embarque, o portão mudou do 15 para o 3.

Para quem não conhece o aeroporto de São Paulo (Congonhas), o portão 15 é no térreo e você precisa pegar um ônibus para chegar ao avião e o portão 3 é com finger, um corredor que te leva direto para a aeronave.

Embarque

Aqui o atendimento foi legal, a pessoa confere o seu cartão de embarque pra ver se aquele é mesmo o seu voo e se você é mesmo a pessoa que vai embarcar. E, olha só a diferença, me chamaram pelo nome e desejaram boa viagem. Ponto pra a TAM.

Dentro da aeronave, segui para meu assento 19D (corredor).

Nem um “boa tarde!”, “bem vinda a bordo”, mas beleza.

Apertei o cinto, acomodada em minha poltrona, sou surpreendida com uma comissária que passa distribuindo balinhas de chocolate branco, humm gostei.

Mais um pontinho pra TAM. Bem que poderiam distribuir essas balinhas para o time de solo (do aeroporto) e da aeronave, pra ver se ficam menos carrancudos =D.

O espaço da poltrona é bom, pelo menos para mim que tenho 1,62m, detalhe para os 2 cm que são muito importantes.

A aeronave começa a taxiar (se dirigir para a pista de decolagem) e nesse momento é exibido um filminho de como proceder em caso de emergência durante o voo.

Ao final a comissária ainda me diz: “Jeito TAM de voar”.

Eu não posso acreditar que esse é realmente o jeito TAM de voar. Uma cia. que está no mercado há tantos anos, que já foi considerada TOP, trata seus clientes dessa forma, cadê a hospitalidade?

O voo

O voo em si foi tranquilo, foi servido bebidas e o lanche era …. um combo de sanduíche e refrigerante. Estava muito bom.

Chegando em Porto Alegre o piloto avisa para nos prepararmos para pouso.

Coloco a poltrona na posição vertical, verifico se a bandeja esta bem presa no banco da frente e Ok, pronta para o pouso.

Eu e o Douglas sempre competimos para ver quem acerta a hora que as rodas no avião irão tocar o solo, mas como estava viajando sozinha competi comigo mesma.

E de tanto praticar, já temos uma ideia de quando a roda vai tocar o solo, pela velocidade e olhando para a asa e o chão.

Olhei pela janelinha e parecia que aeronave estava rápida demais.

Pra quê? Já fiquei com medo e pensei “ai meu Deus”, o piloto colocou a turbina no reverso para diminuir a velocidade ao máximo e todos tivemos que colocar a mão na poltrona da frente, involuntariamente, pois o corpo fez o movimento de curvar-se para frente e ufa, estávamos em solo… até esqueci de tentar acertar a hora que a roda tocou o solo.

Mas enfim, diria que a minha nota para a TAM é 8,0.

Cumpriu com sua função de me transportar de um destino para o outro, tinha uma balinha gostosa =D, fui chamada pelo meu nome na porta de embarque e a mala chegou certinha.

Como é voar com a AZUL – De Porto Alegre para Belo Horizonte

A Azul é a empresa que “popularizou” o uso de aviões como transporte no Brasil, apesar de a Gol ter iniciado no mercado como uma companhia de baixo custo.

Check-in

Assim como no voo da TAM, para o voo da AZUL eu já tinha feito meu check-in online e estava com ele impresso.

Fui direto para o balcão da cia. para despachar minha bagagem.

Aqui recebi um atendimento normal, como o esperado… “Boa tarde! Por favor, etc etc etc”.

Despachei a bagagem, recebi as orientações para qual portão deveria ir para o embarque.

Embarque

Dentro do avião, recebi um “boa noite” e “bem vinda” e a comissária ofereceu fones de ouvido, para a TV a bordo.

Me preparei para a decolagem como deve ser, começaram a ser apresentadas as instruções de segurança.

Não consegui ver, pois no assento em que eu estava não conseguia ver a comissária, isso que eu estava no assento do corredor.

Bem que a AZUL poderia fazer como outras tantas companhias aéreas e também passar um vídeo explicativo, aproveitando suas TVs, já que tem uma para cada poltrona. Tá certo que nem todas as aeronaves têm TVs, mas as que têm poderiam passar o vídeo.

Ah, na Azul as opção de poltrona são janela e corredor, não tem as odiadas fileiras do meio. Ponto para a Azul.

Falando sobre TV a bordo, o controle da minha não funcionava.

Não reclamei, pois aproveitei para trabalhar um pouquinho nos meus relatórios de trabalho. Mas já voei em aeronaves da AZUL em que as TVs funcionavam e tem uns canais bem interessantes.

O voo

Logo depois do procedimento de decolagem, uma comissária passou anotando as preferências de bebidas, tinha opções de sucos e refrigerantes.

Depois ela volta com uma bandeja com várias bebidas e entregando poltrona por poltrona conforme foi solicitado.

E logo depois passa outra comissária com as opções de petiscos.

As poltronas são espaçosas e confortáveis. Para os mais altos ou que preferem um pouco mais de espaço tem a opção do espaço azul, que são poltronas 6 cm. mais espaçosas.

Não tenho certeza do valor, mas acho que era em torno de R$ 30,00 para usar o espaço azul.

O pouso foi tranquilo em Belo Horizonte – MG. Eu acertei a hora em que as rodas tocaram o solo yeahhh.

Ah, esqueci de contar que “o” piloto, na verdade era mulher e “o” co-piloto também. Tá explicado porque o voo e o pouso foram tranquilos.

Homens, desculpem a brincadeira, mas não poderia deixar passar essa.

Ao final a piloto informa a hora e temperatura local, desejando uma noite azul a todos.

A Azul é para mim uma das melhores entre as companhias aéreas brasileiras, pena que sua base é em Campinas e não opera todos os destinos a partir do aeroporto de Congonhas em São Paulo.

Minha nota para a Azul é 9,0. Precisa ficar mais atenta a pequenos detalhes e fazer mais super promoções.

Como é voar com  a GOL – De Belo Horizonte para Rio de Janeiro

A GOL começou a operar no Brasil com a intenção de ser uma cia. low cost, de baixo custo, o que causou na época um grande auê, questionamentos e etc.

Mas ela sobreviveu, talvez tenha perdido um pouco o foco inicial, que era ter um baixo custo sem perder a qualidade nos serviços e atendimento.

Check-in

Enfim, como nos outros voos, fiz meu check-in antecipado e imprimi.

Dá para fazer no celular smartphone e não precisa imprimir, mas até este último final de semana eu não tinha um.

Então tive que imprimir mesmo.

Sim, eu não tinha um smartphone… tenho preguiça dessa coisa de ter que acompanhar a tecnologia, marcas, moda… cansei só de escrever.

Voltando ao nosso assunto, o atendimento foi muito bom no check-in, apresentei o check-in impresso, meu RG e a bagagem a ser despachada.

Fui atendida pela pessoa me chamando pelo nome, fui muito bem tratada.

Não sei se era porque estava em Minas, e os mineiros são assim, mas fui surpreendida com este atendimento. Ok ok. Não se empolguem é só o começo.

Embarque

Hora do embarque, chamada para embarque e lá vou eu.

Ninguém para conferir o documento, pensei “que estranho, isso é procedimento de segurança”, vou andando seguindo o grupo até a porta do finger e lá sim tinham funcionários da GOL para checar os documentos, ufa.

A pessoa pediu meu documento e check-in, olhou e mandou seguir pelo finger.

Entrei no avião, procurei pelo meu assento e quando olho para o chão, ele está sujo de amendoim, estava tão cansada que ignorei e me preparei para a decolagem.

As comissárias e comissários passaram as instruções de segurança do voo e decolamos, foi tranquilo.

O voo

Logo depois passam os comissários para anotar os pedidos pagos.

Sim, na Gol você paga pelo seu lanche, nada contra este serviço se o preço da passagem realmente fosse barato como na Europa e EUA, tipo 10 Euros ou menos.

As opções são lanches frios apenas.

Mas pelo menos dessa vez passaram oferecendo bebidas grátis.

Veja a foto abaixo do lanche da Gol…

Não viu a foto? É porque não comprei o lanche que deveria ser gratuito.

As poltronas são dispostas em 3 de um lado e 3 de outro lado do corredor e não são das melhores, mas para um voo curto de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro foi tranquilo.

O pouso no Rio nunca é dos melhores ainda mais no aeroporto SDU, pois a pista é curta.

De uma forma geral, foi um voo tranquilo, nada surpreendente.

Minha nota para a GOL é 8,5.

Como é voar com a AVIANCA – De Rio de Janeiro para São Paulo

A Avianca é uma das cias mais novinhas no mercado e vem ganhando espaço.

Antes ela era conhecida como Oceanair e depois de algumas mudanças, virou AVIANCA.

Check-in

Com essa cia. eu não consegui fazer meu check-in online, não sei se era eu quem estava com pressa ou se realmente é difícil.

Enfim, tive que ir para o aeroporto umas 2h30 antes da abertura do check-in para o meu voo, pois estavam começando os protestos em frente ao hotel em que eu estava e fiquei com receio de não conseguir chegar no aeroporto se eu saísse mais tarde.

Chegando no aeroporto, pensei “vou fazer meu check-in, despacho a bagagem e vou tomar um cafezinho e aproveito pra trabalhar mais um pouquinho”.

Chego no balcão, o atendente até que foi gentil, mas disse que não poderia despachar minha bagagem pois ainda faltava 30 minutos para iniciar o despacho de bagagem do meu voo.

Confesso que fiquei com muita raiva na hora, mas ele gentilmente disse que faria meu check-in, mas não poderia receber minha bagagem por segurança no procedimento do voo.

Beleza, lá fui eu com minha mala de mão e a outra grande andando pelo aeroporto. Aqui a mochila fez falta, muito mais prática, mas. Depois de 30 minutos voltei, despachei minha bagagem e fui para sala de embarque.

O voo

Na aeronave os comissários foram super simpáticos, com procedimento de voo na TV individual.

O espaço dos assentos é tão bom quanto os da AZUL e o conforto também.

Na Avianca as poltronas são 3 de um lado e 3 de outro do corredor.

O lanche servido a bordo em uma ponte aérea foi muito bom. Só o bolo de banana estava um pouco seco.

O pouso em São Paulo foi super tranquilo.

Se puder escolher, quero voar mais de Avianca. Minha nota é 9,5.

Mas, qual é mesmo a melhor companhia aérea brasileira?

De longe as duas melhores cias aéreas são a AZUL e a AVIANCA. A GOL ficou em terceiro e a TAM… bom a TAM tem o ‘jeito Tam de voar’…

É isso, essa foi a minha experiência com estas companhias. Cada voo é uma experiência diferente, pois quem faz esses voos são pessoas e se essas estão bem treinadas, satisfeitas e motivadas… fazem toda a diferença na experiência.

E você, teve alguma experiência parecida?

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

46 comentários em “Qual a melhor companhia aérea brasileira? Tam, Azul, Gol ou Avianca?

  1. Para mim a AZUL leva vantagem por atender 105 cidades, depois vem a AVIANCA.

    1. Nisso a Azul é melhor mesmo, mas em questão de aeronave e atendimento a Avianca é (pouca coisa) melhor. O problema da Azul (pelo menos para nós) é que o hub é em Campinas, meio fora de mão…

      Abraço!!!

  2. SÓ não viajei com a azul ainda, mas em meu conceito a Avianca é uma das melhores, tirando os trechos curtos que peguei de são paulo a porto alegre com um avião muito velho que realmente me deu medo…

  3. Ok.
    Obrigado!!
    Estava aqui fazendo uma pesquisa pra ter minha primeira experiência.
    Vou seguir seus conselhos, vou de Azul.

  4. ola vai viajei em todos pra mim a Tam não tem como comparar a tam e tam , avianca no dia que eu vim de são paulo a ssa o avião era muito velho e mim deu medo um barulho tão estranho. depois da tam acredito q a gol fique em 2 lugar

  5. Lanche deveria ser gratuito??? De onde os brasileiros tiram isso???
    Pegue um busão de BH para o RJ e veja se alguém te dará um lanche….Pq em um vôo de pouco mais de 1 hora as pessoas precisam comer???
    Outras coisas…a Avianca não era conhecida como OceanAir…ela se chamava OceanAir….
    O piloto não coloca a turbina no reverso….o reverso fica na asa do avião e serve simplesmente para ajudar na frenagem da aeronave

    1. Lucas, de onde os brasileiros tiraram isso eu não sei, mas NOSSA OPINIÃO é que com o valor tão alto de passagem aérea, tirar o serviço de bordo é um desrespeito. Se as passagens fossem realmente low cost, não haveria problema algum, pois realmente não precisamos comer em um voo curto, já falamos isso em outro post.

      Porém, esse post é um comparativo de cias aéreas, então, o lanche foi um item analisado. Nós não achamos bom pagar R$5,00 por um refri a bordo sendo que as outras cias não cobram. Isso sem falar no preço dos lanches…

      Sim, a Oceanair era Oceanair e virou Avianca.

      E o reverso é na turbina, talvez você esteja confundindo com os flaps, que ficam em quase toda a extensão das asas, mas o reverso é um sistema que fica nas turbinas.

      Obrigado por ser um crítico de nossos posts sobre aviação! Temos outros sobre o assunto, dê sua opinião neles também!

      Abraços!

      Douglas

  6. Muito boa essa pequena passeada pelas companhias aéreas!!!

    Pagamos muito caro pelas passagens, temos o direito de ter um bom serviço!!!

    Parabéns!!!

    Ja viajei na TAM,GOL e AZUL … A melhor pra mim foi a AZUL… Até o momento!!!

  7. Coitada das pessoas que fazem um VOO de PORTO ALEGRE para MANAUS pela GOL por exemplo…

    Devem sofrer muito, pois agora como os lanches são pagos, imaginem a pessoa pegando uma ponte aérea com essa distância no “CONFORTO” daquelas poltronas e com a barriga roncando.. rsrs’

    Nossa deve ser muito ruim!!!

  8. Realmente, se as companhias fossem realmente Low Fare o lanche seria o de menos, mas atualmente vemos a Gol até perder para alguns preços da Azul. O espaço da Azul realmente dá a sensação de ser maior, fora ao fato de não ter a famigerada poltrona do meio.
    A TAM que já foi a melhor companhia brasileira, um dia, realmente está deixando a desejar. Não entendo como isso pode acontecer.

    Ótimo texto. Não foi nada tendencioso.

  9. A melhor foi, e continuará sendo, por muito tempo ainda, a Varig… As tarifas eram caras, mas era o preço de mercado praticado por todas as outras companhias aéreas. Porém, a cordialidade, limpeza, conforto, espaço e as refeições… conforme a duração do vôo, tinha duas opções de cardápio para almoço ou janta. Vinho, whisky, cerveja, sucos e refrigerantes. Sobremesa também! E os talheres eram de metal. Atualmente os preços estão mais acessíveis, mas continuam caros. O que salva são algumas promoções, mas que não estão disponíveis para todas as regiões do Brasil. Centro Oeste e Norte tem sempre os vôos lotados, poucas opções de horário e tarifas caras. Entre as que estão em operação, considero a Avianca melhor. A Gol pensa que é a Ryan Air (diga-se de passagem, não são tão apertados quanto os da Gol). Quando tiverem competência para praticar preços de tarifa de empresas europeias, então poderão prestar serviço de bordo como os de empresas européias. Simples. Ah, só para constar, há empresas de ônibus que fazem linhas interestaduais que ofereçem sim um bom serviço de bordo. Pelo menos umas que partem do RS para SC, PR, Centro Oeste e Norte do país.

  10. Gostei da leitura, obrigado pelas dicas. : )

    No inicio do ano foi fazer minha primeira viagem de avião, pelas informações lindas aqui e em outros lugares, vou optar pela Avianca. O principal motivo é o espaço entre as poltronas, dizem ser a melhor do mercado Brasileiro. Minha maior preocupação é essa, apesar do trecho que vou fazer ser curto, SP-RJ, para uma pessoa de 2 metros, ficar com as pernas apertadas na poltrona da frente não deve ser muito legal, principalmente na decolagem. hehe

    Alguma dica melhor lugar no avião no meu caso?

    Abs!!

    1. Oi Rafael, que bom que o post vai te ajudar.

      As poltronas das saídas de emergência nas asas são mais espaçosas, mas você precisa se sentir apto a operar a porta de emergência a ajudar as pessoas se necessário. Logo que comprar sua passagem, entre no sistema e já marque o seu assento. O único porém é que pode ser que a poltrona da saída de emergência não recline. Um abraço!

      1. Que legal Kayllane.

        Nós preferimos a Avianca. Já pousamos em ambas, mas SDU é mais perto das praias da zona sul. Se der pra escolher esse, melhor.

        Um abraço!

  11. Não gostei de suas avaliações. Foram muito superficiais e deixaram a desejar. O melhor comentário e o mais detalhado foi o da tam e me surpreendeu. Foi a nota mais baixa, msm vc tendo dado vários ‘pontos”. Foi bem estranho essas avaliações. Considero a tam uma ótima empresa, perdendo para a azul, e coloco a gol como a pior de todas. Enfim, apesar de não concordar com suas avaliações, é sua opinião.

  12. eu sou hoje funcionario da vasp aposentado,as melhores da minha epoca era a vasp e varig,mas como ambas nao existem hoje viajei de azul e gostei muito e aprovo a azul,vou experimentar agora a avianca para ver se ela é boa mesmo.

    1. Wanderlei obrigado pelo comentário!! De acordo com você. Voei só uma vez de Varig qdo era bem pequeno, mas conheço bastante gente que trabalhou nela. Sempre elogiam muito.

      1. Gostaria xe saber se nos avioes da avianca ha televisor como na azul pois viajo dia 31 p.fortaleza com 3 crianças. Vi q em algumas aeronaves tem

        1. Bom em julho de 2013 em época de férias eu viajei para joão pessoa-pb (época de pasagens mais caras).
          Eu fui de gol, mas antes de tudo fiz comparações entre as.empresas a gol foi a unica que foi mais barata do que as outras, a avianca tam e azul estavam com passagens aereas cerca de 2.100 ou acima ida e volta, ja a gol encontrei por 1.650 reais ida.e volta então valeu mais apena ir pela gol pagando os lanches de 15R$ do que pagar 2.000 reais acima. Mas também sem os mesmos confortos da avianca e da azul, mas as aeronaves da gol são mais novas, quantos os da avianca

  13. A LAN/TAM põe em perigo a segurança dos passageiros

    O consorcio LAN/TAM representa um grande perigo e a probabilidade de grandes transtornos para os passageiros. Em seis dos sete vôos que fizemos na América Latina em três semanas (FEV/2014), o consorcio LAN/TAM decolou com mais de uma hora de atrazo. O serviço de bordo é um ultraje ao bom senso. Mesmo em vôos com mais de três horas, e em horarios de refeição, nem o minimo fora servido aos passageiros. Uma comissaria me confidenciou que as poucas bandejas estavam reservadas para os pilotos e que elas (eles) enfrentavam o mesmo problema. Varios passageiros desavisados como eu, reclamaram com os comissarios que se limitaram a informar que as duas empresas estavam submetidas a uma forte plano de contenção estrita de despezas. O serviço telefônico comercial/assistência ao passageiro simplesmente é inacessivel em cidades como Montevideo, Lima, Bogota ou Cartagena. O passageiro tem que se deslocar aos pontos de venda nos aeroportos e esperar durante horas para ser ouvido, gastando tempo e dinheiro.
    O mais preocupandte, no entanto, diz respeito à segurança dos passageiros. Num vôo entre Buenos Aires e Lima, passageiros permaneceram deitados, ocupando varios assentos, durante o pouso em Lima, infringindo Outros utilizavam a internet do celular em pleno vôo, sem que nenhuma destas infrações tenha sido reprimida pelos comissarios e infringido assim as leis internacionais de segurança. Um piloto que aguardava na sala de espera para embarcar num vôo da LAN em Bogota, me confidenciou sobre das grandes dificuldades que enfrentava em trabalhar num sistema de contenção de despezas tão rigido. Ele me fez entender que mesmo a manuntenção dos aviões estava sofrendo reduções de custo. Enfim, ha muito tempo as opções são escassas para os latino-américanos em matéria de transporte no continente, no entanto a LAN/TAM é sem dùvida a pior experiência que eu e meus amigos vivenciamos nos ultimos anos.

  14. Engraçado. Achei que a Gol seria a pior em seu conceito, afinal, foram muitas críticas. Belo post, adorei.

  15. Viajei a ultima vez pela TAM, amei, viagem tranquila, gostosa, com muita pontualidade, agora esse ano viajarei pela AVIANCA, depois vos falarei aqui da minha experiencia…Anciosissima, Ui UI,ui kkkkkkkkkkkkkkk.

  16. Pessoal hoje atualmente a AZUL é apontado em muitas pesquisas como a melhor cia aerea do brasil inclusive no indice de pontualidade que é seguidamente lider,sem contar que esta cia conta com a maior malha aerea do pais,hoje podemos voar de azul ponta a ponta do pais chegando em cidades pouco antes exploradas por outras cias aereas do pais,são aproximadamente 100 destinos. Nao voei ainda de AVIANCA,mas ouço falar bem desta Cia e por isso acho que fique em 2ª no pais,sai perdendo por ter uma malha muito curta no pais com poucas opções de vôos disponiveis…A GOL tem um preço mais barato comaparando com as outas,mas é aquilo o barato sai caro,atendimento precario até uma agua você paga em vôo. A TAM ta falida,na verdade já faliu,hoje ela pertence aos chilenos da LAN.

  17. Eu acho a Azul a melhor companhia aérea brasileira, porém, na maioria dos casos, não concorre com Gol e Tam em relação aos preços, sem contar o fato de que a maioria de seus voos aqui em SP saem de Campinas. Avianca é honesta. TAM razoável. Gol péssima.
    Fiz um post em meu blog sobre as cias aéreas que já viajei.
    http://www.comidaparaviagem.wordpress.com

  18. Tenho muito pouca experiencia em voos, voei apenas pela Tam e Gol, mas mesmo assim discordo de algumas colocações.

    Pesar de algumas deficiencias da Gol, como o praticamente inexistente serviço de bordo, ainda acho a melhor de todas simplesmente por que tem muito mais destinos, atende praticamente todo lugar, com muitos horarios, e o principal, 99% das vezes que ja pesquisei, sempre o menor preço, na maioria das vezes disparadamente menor, então eu não vou pagar muito maias caro para voar em outras só por um lanche ou pra assistir tv a bordo.

    Com respeito ao atendimento, seja no check in ou na aeronave, claro que um atendimento mais simpático e pessoal é sempre bem vindo, mas não é por isso que estamos pagando, no caso do check in, eu prefiro mil vezes que sejam até meio secos, mas sejam rápidos e praticos, para a fila andar do que ficar se enrolando em cortesias e a fila não anda. Além do mais isso varia de equipe para equipe, de voo para voo.

    Não tive oportunidade de voar pela Azul e Avianca, já tive parente que foi pela Avianca e gostou. O problema é que pelo menos aqui (CWB) elas perdem longe em quantidade de destinos e geralmente não são opção.

    O problema maior , no caso da Azul seguido da Tam, são os altissimos, pra não dizer quase imorais preços cobrados, em algumas situações chegando ao dobro do preço da Gol pra um trecho, então não há serviço nem aeronave que compense pagar tanto assim. Raríssimas vezes tem promoções e no geral não compensam.

    Então no fim das contas fico com a Gol, não pelo serviço ofertado, ma ela me leva ao destino com segurança e rapidez, por preço mais justo, e atende muito mais destinos. com a economia eu faço um bom lanche ou lazer em terra.

  19. Já viajei em todas, desde pequeno eu viajei já viajo muito pois meu pai está sempre mudado de empresa de trabalho e poso dizer que pela minha esperiencia a Gol e realmente a pior empresa mais pra mim a melhor empresa aeria do Brasil e a avianca!!

  20. NAO GOSTEI DA WEB JET NEM DA TAM, MAS A AZUL COM CERTEZA E 10, OTIMOS PROFISSIONAIS , EDUCAÇAO ACIMA DO LIMITE, SO ENCONTREI ATE HOJE UMA COMISSARIA DE BORDO DE CARA EMBURRADA, O RESTO GENTE SORRIDENTE, AZUL COM CERTEZA, A MELHOR EMPRESA PRA MIM, JA VIAJEI TAMBEM NA AVIANCA , GOL, NADA A RECLAMAR , MAS A AZUL, INDISCUTIVEL 10

  21. Gostei da leitura, porém fiquei encabulada com o fato de colocar a TAM em último lugar. É claro que cada caso é um caso, mas já viajei muito em todas as companhias, e a TAM continua me surpreendendo (fora a questão do lanche, do qual não faço questão). Sempre fui MARAVILHOSAMENTE recebida, tanto no check-in quanto no embarque, atendentes sorridentes, chamam pelo nome e dão boas vindas. A viagem é tranquila, inclusive tive a sorte de algumas vezes o Piloto se comunicar conosco, explicando por onde estávamos passando (mar tal, mata tal, tal lugar, e etc.) Numa pequena turbulência o piloto novamente entrou em cena, dizendo para ficarmos tranquilos, porque era normal. Na saída, novamente cumprimentos generosos, e a retirada de bagagem super tranquila. Vai ver vai da sorte de cada um, mas pra mim, TAM sempre em primeiro lugar (até que eu tenha más experiências, e espero não ter). Azul é espaçosa, lanche razoável, mas não é tão confortável, aeronaves barulhentas. Avianca é aquela coisa “normal”, atendem bem também e etc, mas é só isso. e a GOL, ah …. a GOL só não é ruim por a aeronave não fazer barulho, mas ô atendentezinhos antipáticos, sinceramente.

  22. Vou nesse natal à Recife pela Azul. Pra mim, nota 10. Check-in super simples, aeronave nota, bonita e espaçosa, entretenimento Sky com canal de mapa de vôo ( dá pra saber altitude, velocidade e local), comissários de bordo super simpáticos e muito bem treinados. Não dá pra tirar pontos dessa companhia.

  23. Bom, Achei show o post de sua viagem …. mais infelizmente na minha opinião a pior companhia aérea e a GOL essa aeee não viajo nem em promoção … so se for realmente falta de opção … pois fiz varias viagem com ela e não gostei mesmo sem contar com a palhaçada de vender nos corredores das aeronaves ….e na oportunidade a melhor de toda é a AZUL atendimento diferenciado mesmo parabens a todos da companhia .

  24. A maioria das vezes fui pela tam e algumas pela gol mais e uma pela azul, mais ainda prefiro a tam eles me trataram com educação amo aquelas balinhas na hora da decolagem e nunca tive medo so por causa do jj 3054 foi um erro dos pilotos e da infraero amo a vermelha, ja na gol e pessimo o atendimento e agora eu vou pagar lanche que custa 12,00 rs um sanduiche alem da distancia entre poltronas serem muito apertadas, na na azul e legal sao muito educados e nao tem muito aperto dizem que a avianca e melhor mais prefiro ir na que os brasileiros vao mais…

  25. Tiver a oportunidade de viaja de avião por 3 vezes 2 pela GOL e uma pela Avianca.
    Avianca fui para o Rio, fiz o check-in pela internet e não tiver nenhum problema, nos despacho das malas tbém sem nenhum problema, dentro do avião fui bem recebido e ganhei um fone de ouvido o avião estava bem limpo as poltronas com bons espaços pois tenho 1.85cm.

    Já na GOL, fui uma vez para NATAL e não fui bem tratado o avião estava sujo e o atendimento interno foi uma porcaria, mesmo o avião estando super vazio se conta, que o Lances era supera caro fui assaltado em pleno voo, já na volta de NATAL fiz o check-in pela internet e reservei dois acentos meu e da minha esposa, no despacho das malas ainda avisei que tinha produto que frágil (lembrancinhas), e perguntei se poderia levar dentro do avião a mulher falou q não e colocou um adesivo na bagagem de mão, ai a mulher nos entregou as passagem colocaram a gente em acentos separados, ai começou a discursão, pois falei que tinha reservado bem antes os dois acentos e na janela. Ela do jeito que estava ficou, com a cabeça baixa, já dentro do avião eu e minha esposa procuramos nossos acentos e já dentro do avião já tinha gente brigando por causa da confusão das passagens gerada pelo sistema.
    A nossa sorte e que tinha um casa que tbém estava na mesma condições que nos, a mulher estava do lado da minha esposa e eu do lado do marido dela ai resolvemos troca, ai a aeromoça veio falando que nos não poderia troca eu como já estava puto fiquei e queria vez ela me tira de la.
    Já a segunda vez fui para o Rio com a minha família na ida foi tudo certo com os acentos, já na volta a briga começou no balcão do despacho, pois eles colocaram a gente nos acentos aleatórios isto que já fiz o check-in de volta antes mesmo de ir, foram 5 passagem adultos e uma criança de 2 anos depois de muita briga eles colocaram minha mãe, meu cunhado, minha Irmã e meu sobrinho juntos e eu e minha esposa fomos colocado três acentos para traz onde estava minha família, o atendente foi super grosso no balcão de atendimento e mandou eu ir procura meu direitos, pois eles davam prioridade para que comprasse a passagem na hora, minha vontade era puxa ele pelo pescoço e enche ele de soco, comigo tudo bem ate fico calado agora destratar minha mãe e minha família não. Como é engraçado que na ida meu sobrinho foi num acento sozinho, já na volta teve que volta no colo, uma criança de 1 anos e 4 meses , pq o voo estava lotado cada a porra da segurança a bordo heim?

    Sinceramente perfiro paga mais caro e voar pela TAM, Avianca ou ate mesmo Azul mais a GOL nunca mais.

    Vou agora para Argentina pela TAM , depois eu posto o como foi.

    Abraços

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: