LisboaPortugal

O que fazer em Lisboa em 1 dia

O que fazer em Lisboa em 1 dia

Quer saber o que fazer em Lisboa em 1 dia? Vem que eu te conto o que fazer na cidade em pouco tempo.

A passagem por Lisboa foi bem rápida, rápida mesmo. Tanto que esse post deveria ser “o que fazer em Lisboa em meio dia”, pois só tive uma tarde na cidade.

Visitá-la não estava nos planos, por isso nem pude fazer uma lista do que fazer na cidade e acabei deixando de ver alguns dos principais pontos turísticos.

Mas mesmo sem ter planejado um roteiro por Lisboa, curti muito, pois caminhei sem rumo por ruas desconhecidas e fui descobrindo tudo na hora mesmo. Acho até que isso é uma coisa legal para se fazer em Lisboa, andar sem rumo apreciando a atmosfera lisboeta sem pressa…



Airbnb em Lisboa
Registre-se por nosso link e ganhe desconto de R$ 130 na primeira hospedagem

Como eu fui parar em Lisboa

Na verdade nem era para eu ter visitado a cidade, isso só aconteceu porque perdi o voo de conexão de Lisboa para São Paulo depois que o voo da Portugalia de Madrid para Lisboa teve que ser cancelado por pane na turbina.

Embarquei no voo seguinte, cheguei a Lisboa às 12:00 e o embarque de Lisboa para o Brasil estava marcado para 23:10. Tive então até as 20:30 para tentar conhecer um pouco a cidade.

A TAP, apesar de ter demorado um pouco, fez certinho tudo o que é obrigada por lei a fazer quando um voo é cancelado por problemas técnicos.

Ofereceu um cartão telefônico para eu ligar para a Júlia para avisar que o voo havia sido cancelado, ofereceu um hotel para descansar até o horário do novo voo, com transporte de ida e volta, e também as refeições do período de espera.

Chegando no aeroporto de Lisboa, havia um micro-ônibus esperando para levar os passageiros até o hotel Roma.

Por fora o hotel não é lá grande coisa, mas por dentro é bem bonito e bem conservado.

Como já tinha passado o horário do almoço, todos foram direto ao restaurante do hotel antes de fazer check-in.

Depois, tomei um banho, deixei a bagagem de mão no quarto, perguntei na recepção o que havia para fazer em Lisboa em uma tarde e saí para andar pela cidade.

O hotel Roma fica a 2 quarteirões da estação de metrô de mesmo nome, então ficou fácil de explorar de transporte público. Peguei o metrô na linha verde, na direção do Rio Tejo, com destino à estação Rossio. Paguei 1,25 Euros e em menos de 15 minutos já estava no Bairro Baixa de Lisboa (conhecido também como Baixa Pombalina, já que foi edificada pelo Marquês de Pombal).



Onde se hospedar em Lisboa
Clique e descubra as melhores opções

O que fazer em Lisboa em pouco tempo?

Ao pegar o metrô, já sabia que não conseguiria visitar os principais pontos turísticos de Lisboa. Precisaria pelo menos uns 4 dias para fazer um roteiro legal pela cidade e mais alguns dias se quisesse explorar Lisboa além do roteiro básico, mais turístico.

Porém, já que estava lá e tinha um tempo livre, tentei otimizar o roteiro de meio dia em Lisboa visitando apenas o lugares que estavam próximos uns dos outros.

Com um mapa na mão, selecionei uma região que pudesse ser visitada em poucas horas, com estações de metrô próximas aos atrativos.

Ao desembarcar na estação Rossio, caminhei pela Praça Dom Pedro IV seguindo ao sul.

Engraçado sentir que já conhecia aquele lugar, foi como um flashback de algo que nunca aconteceu.

Lisboa em pouco tempo: Praça Dom Pedro IV, em Lisboa

Passando a praça já dei de cara com a Rua Augusta e o Arco da Rua Augusta lá longe ao fundo. Apesar de ser um dos principais pontos turísticos de Lisboa, deixei o Arco para depois e fui a pé em direção do Castelo de São Jorge, passando por estreitas ruas morro acima.

Isso é uma das coisas legais para se fazer na cidade, apenas caminhar por ruas de construções centenárias. As antigas construções são todas bem semelhantes, apenas os detalhes decorativos as diferenciam.

Lisboa em 1 dia: Típica rua de Lisboa, com fachada de azulejos decorativos

Boa parte delas ainda mantém os azulejos externos para decorar suas fachadas e as sacadas com parapeitos de ferro cuidadosamente ornamentados.

Se você tiver pouco tempo, assim como eu tive, pode vagar por essa região que você vai achar bastante interessante.



Passagens promocionais para …
Clique para conferir as promoções de passagens aéreas

Lisboa vista de cima

No caminho do castelo tive uma ótima surpresa, encontrei um local perfeito para observar a cidade de Lisboa.

Lisboa em 2 dias: Fachada de edifício com cores fortes e janelas típicas de Lisboa

Entre o Largo da Atafona e Calçada Marquês de Tancos, no terraço do antigo Mercado do Chão do Loureiro, pode-se ver toda a parte sudoeste, oeste e noroeste da cidade, acima dos telhados dos prédios.

Essa talvez seja um dos melhores lugares para ver Lisboa de cima.

Castelo de São Jorge

Continuei a subir pela rua Costa do Castelo e cheguei ao Castelo de São Jorge.

Como eu não tinha tempo suficiente para explorar o castelo todo, fiquei um tempo admirando os muros e imaginando que antes de ter essa grandeza, o castelo foi sendo construído por partes.

Muralha do Castelo de São Jorge

Desde o ano 139 A.C. aquele local já possuía uma pequena construção para defender o território.

No Séc VII foi tomado pelos muçulmanos que acrescentaram muros e torres, e entre tomadas e retomadas, no Séc. XIII os cristãos por fim reconquistaram-no e o castelo viveu seu apogeu, recebendo mais muralhas e torres.

Foi no Castelo de São Jorge que, no Séc. XV, Vasco da Gama foi recebido depois de voltar da viagem de descoberta do Caminho (marítimo) das Índias.

Diz aí se não é um lugar pra incluir no seu roteiro…

Torre de uma igreja com o rio Tejo ao fundo

Continuei caminhando, ainda sem saber direito para onde, mas com direção ao Rio Tejo.

Como estava bem alto, imaginei que uma hora teria uma bela vista do rio.



Seguro viagem com 5% de desconto
Clique para comparar seguradoras e planos

Jardim Júlio de Castilho e Igreja de Santa Luzia

Depois de passar por mais ruas com prédios históricos e ruas de paralelepípedos, cheguei a um mirante chamado Jardim Júlio de Castilho, de onde é possível ver o Rio Tejo perfeitamente, como eu imaginei.

Vista de casas e torre de igreja ao fundo

O Jardim é um anexo da Igreja de Santa Luzia, que possui nas paredes um painel de azulejos que representa a conquista de Lisboa. Logo atrás da igreja há outro belo mirante para o outro lado da cidade.

Elétricos de Lisboa

Desci a Rua do Limoeiro, por onde os charmosos bondes (chamados de Elétricos) ainda passam.

Rua de paralelepípedos e bonde elétrico passando

Não andei nele por falta de tempo, mas queria ter pego um e andado sem rumo só para ver a cidade. Isso é outra coisa a ser incluída na lista de coisas legais para fazer em Lisboa.



Onde ficar em Lisboa
Clique e encontre o melhor hotel

Sé de Lisboa

Ainda nessa rua, cheguei à Sé de Lisboa, chamada inicialmente de Igreja de Santa Maria Maior.

Os historiadores dizem que foi construída sobre uma mesquita depois que a cidade foi reconquistada pelos cristãos.

Sé de Lisboa vista de frente

A Sé é belíssima e imponente. Ao caminhar em volta e por dentro, ao observar os detalhes arquitetônicos, é possível sentir uma atmosfera medieval.

Baixa de Lisboa

Desci a rua e cheguei de novo a Baixa de Lisboa, na área comercial da cidade. Estava preocupado com a hora e deixei de andar sem rumo, nem pude observar essa região.

Passei rapidamente em uma padaria, pois não poderia deixar de provar um doce feito por um padeiro português legítimo.

Para melhorar a experiência, procurei uma padaria com um ambiente bem português.

Entrei e dei de cara com uma belíssima decoração de azulejos. O padeiro tinha um bigodinho típico.

Pronto, só faltava escolher o doce. Com os Euros contadinhos, não pude pegar tudo o que quis.

Escolhi o tradicional pastelzinho de Belém (e trouxe um para o Brasil para a Júlia provar).

Andei de volta à praça Praça Dom Pedro IV, e só de longe vi o Arco da Rua Augusta.

Arco da Rua Augusta ao fundo

Peguei o metrô de volta ao hotel e só então reparei como os vagões são antigos. As portas do vagão batem com força ao fechar, fazendo um enorme barulho.

Voltei ao hotel, tomei um banho e logo já era o horário do jantar, antecipado por causa do horário de retorno ao aeroporto.

Definitivamente Lisboa foi uma experiência boa, que repetirei com certeza, acompanhado da Julia. A cidade é ótima para praticar o slow travel: parar, observar o cotidiano, andar sem rumo…



Airbnb em Lisboa
Registre-se por nosso link e ganhe desconto de R$ 130 na primeira hospedagem

O que fazer em Lisboa em 2 dias

As atrações acima eu visitei meio de surpresa, sem planejamento algum, por isso não pude fazer os melhores passeios turísticos de Lisboa.

Hoje, se pudesse ficaria pelo menos uns 7 dias, para fazer tudo com calma e ainda esticar para Sintra. São muitos passeios interessantes na cidade.

Mas se não tiver esse tempo, faria um roteiro de 2 dias em Lisboa, incluindo outros dos principais pontos turísticos da cidade, abaixo:

Torre de Belém

Com pouco tempo disponível, optei pelo mais fácil e a Torre de Belém ficou para uma próxima visita. Patrimônio Mundial da UNESCO, é o cartão postal de Lisboa e um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal. O bom é que é uma das atrações mais baratas de Lisboa. Custa só 8 euros (dá pra comprar online aqui). É uma atração imperdível de Lisboa que eu perdi… Me arrependo, já que deve estar na sua lista de principais lugares para conhecer em Lisboa.

Praça do Comércio

É uma enorme praça situada junto ao Rio Tejo. Lá estão edificações belíssimas, como por exemplo o Arco da Rua Augusta, e ficar metade de um dia (ou mais) lá batendo perna seria fantástico.

Cruzeiro para ver o Pôr do Sol no Rio Tejo

O Rio Tejo é lindo e eu curto muito assistir o pôr do sol, por isso esse passeio de barco no rio eu incluiria fácil se tivesse mais de um dia em Lisboa. O barco sai do Cais do Sodré e navega pelo rio Tejo durante duas horas. Não é dos mais baratos, cerca de 35 euros, mas deve valer cada centavo. Veja o valor atualizado aqui.

Como meu tempo na cidade foi apenas uma tarde, não pude apreciar essa atração, mas arrisco dizer que é uma das coisas mais legais para fazer em Lisboa.

Passeio de barco no Rio Tejo

O Rio Tejo é parte integral de Lisboa e eu deixaria um passeio de barco no rio tejo como alternativa de passeio interessante. O passeio vai da Praça do Comércio à Torre de Belém, com vista aos belos montes de Lisboa. O preço é bem acessível, 14 euros. Veja mais detalhes aqui.

Além desses passeios, uma ótima atração são as praças de Lisboa, com linda arquitetura ao redor, e claro assistir um fado em Lisboa.

Como se deslocar em Lisboa

E para terminar esse post sobre o que fazer em Lisboa, acho válido falar sobre como ir e vir pela cidade, pois pouco adianta saber o que fazer em Lisboa se não soubermos como andar por ela.

Para aproveitar bem o pouco tempo de passeio em Lisboa, eu compraria o Lisboa Card, que além de dar acesso ilimitado ao sistema de transporte, ainda permite entrada gratuita a várias atrações de Lisboa. São três opções de cartões, de 24, 48 ou 72 horas. Custa a partir de 20 euros. Veja mais detalhes aqui.

Isso porque eu já tenho uma ideia bem clara das coisas legais de Lisboa e posso ir direto aos principais atrativos.

Agora, se você está em dúvida sobre o que visitar na cidade, vale fazer os passeios com o ônibus turístico Hop on Hop Off, que também pode ser usado para ir do aeroporto ao centro da cidade e voltar.

O bilhete do ônibus turístico de Lisboa vale por 48 horas e dá acesso a 2 circuitos com paradas nos principais pontos turísticos da cidade. Conheça melhor clicando aqui.

Então é isso, essas foram as minhas dicas do que fazer em Lisboa em 1 dia e o que eu incluiria em um roteiro de 2 dias em Lisboa. Claro que se eu tiver tempo sobrando, transformaria fácil essa lista das principais atrações de Lisboa em um roteiro de 3 dias, ou até 4.

Se eu tivesse uma semana, incluiria ainda uma extensão a Sintra, em bate e volta de Lisboa, ou ficando uma noite por lá.

Espero que você tenha gostado do post. Ah, se você quiser agradecer por essas dicas de Lisboa e quiser nos ajudar a manter o blog no ar, faça suas reservas pelos nossos links 😉 Todo mundo ganha com isso.

Complete aqui sua viagem

Família

Seguros Promo

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

12 thoughts on “O que fazer em Lisboa em 1 dia

  • Esse atraso foi um prêmio! "matar" o tempo em Lisboa é o que eu chamo de ganhar tempo! Amo Lisboa! Nunca vi uma luz igual! Voltem sim, tem muita Lisboa para descobrir

    • Oi Mala de Rodinha! Percebi isso também! A cidade é muito interessante, mtar tempo lá é muito bom! Quando der eu volto lá e levo a Jú 🙂

  • Lisboa é demais, se puder volte para ficar alguns dias, vale a pena.

    • Edson Maiero vontade de voltar é que não falta, mas não temos previsão por enquanto :/

  • Portugual é tudo de bom…….lugar para ficar pelo menos uns cinco dias….fiquei 3 dias que valeu a pena……..Tem a Rua Almirante Reis,,, com cara da Avenida Paulista e com os preços da 25 de março…onde tem tudo , desde várias lojas de confecção até Mercados com azeite português da melhor espécie e de preço bem barato……..amei Portugal.

    • Gegê, deu pra perceber isso. Acho que 5 dias é pouco. Na próxima vez vou descobrir esses lugares que você citou. Obrigado pelo comentário!!

  • Quase não o perdoava por dizer que Lisboa (Lx para os amigos) não fazia parte dos planos. Mas depois de ler o que você conseguiu ver numa tarde está quase desculpado. espero que tenha ficado a vontade de conhecer a Capital mais linda da Europa e se precisar de algumas dicas é so dizer qq coisa.

    • Andrew, obrigado. Se pudesse escolher, com certeza a cidade estaria nos planos. Por enquanto não temos viagem programada para lá, mas quando tivermos, vamos pedir dicas sim!! Se quiser dar dicas para quem ler este post, pode ficar a vontade para comentar aqui. Abraço!!!

  • Sou um pouco suspeito para dizer isso (dado que sou português), mas Portugal tem realmente locais muito bonitos. Lisboa é um desses locais, mas não apenas Lisboa. São muitos os locais interessantes deste pequeno país “à beira mar plantado”.

    • Douglas e Júlia Sawaki

      É verdade, sabemos de muitas belezas do país. Queremos muito fazer uma viagem sem pressa pelo seu país 🙂

  • Olá a todos,
    Queria deixar uma sugestão para uma futura viagem a Portugal.
    Belmonte é uma vila magnifica,bem perto da Serra da Estrela, e terra natal de Pedro Alvares Cabral navegador e descubridor do Brasil, tem tambem a mais antiga comunidade judáica de toda a europa, que consegui sobreviver mais de 500 anos neste cantinho de Portugal.
    Belmonte tem monumentos unicos e uma rota de museus magnifica, entre os quais o museu dos descobrimentos galardoado pelo turismo de Portugal.Vale mesmo a pena descubrir esta Aldeia Histórica de Portugal.

Fechado para comentários.