Quer saber o que é stopover e como ele pode te fazer conhecer mais cidade?

O que é stopover?

Stopover é uma parada (previamente agendada) na cidade de conexão ou escala de um vôo, em que o passageiro desembarca, com toda a sua bagagem. O passageiro embarca novamente, um ou mais dias depois, continuando a viagem até o destino final.

Por exemplo, no vôo São Paulo-Londres pela Iberia, a aeronave faz conexão em Madrid e é possível desembarcar com todas as malas e passar alguns dias na capital espanhola, seguindo viagem dias depois embarcando novamente para Londres.

Algumas empresas aéreas não cobram a taxa de stopover (apenas a taxa de embarque, já você fará um embarque a mais), outras cobram algumas dezenas de dólares e outras oferecem pacotes com hospedagem e entrada de atrativos turísticos da cidade (nesse caso, a concessão do visto é automático ou amplamente facilitado).

Posso simplesmente desembarcar na escala/conexão e ficar na cidade?

Não, não pode.

É importante sempre solicitar o stopover no momento da compra, mesmo nas empresas que não cobram a taxa de stopover. Isso é indispensável para que a sua parada esteja devidamente registrada no sistema da companhia aérea.

Se a compra for on-line e a empresa permitir stopovers, o site disponibiliza a opção ‘destinos múltiplos’. Nesse caso é só reservar dois trechos na mesma reserva.

Usando o exemplo de São Paulo a Londres, você pode comprar o trecho São Paulo-Madri para uma data e a continuação Madrid-Londres para outra data. Mas lembre-se, precisa ser na mesma reserva.

Se o site da empresa não disponibilizar a opção ‘destinos múltiplos’, telefone para o call center, pois os atendentes possuem mais opções no sistema deles.

Ou então, procure uma agência de viagens para comprar as passagens, eles também têm acesso a mais recursos no sistema de reserva.

Não pense que basta desembarcar na escala ou conexão e pedir a bagagem. Não é assim que funciona o stopover.

A sua bagagem estará (muito provavelmente) “enterrada” em meio às centenas de malas no porão do avião.

Além disso, há uma grande logística de organização dos porões de bagagem conforme destino final de cada mala.

A empresa aérea não vai abrir uma exceção para você e retirar a sua bagagem do porão.

E se eu não tiver bagagem no porão?

Se você está viajando sem bagagem despachada e na hora decide simplesmente desembarcar para ficar na cidade alguns dias, você será um passageiro “no show” (aquele que não comparece ao embarque) no segundo trecho da viagem.

Assim, terá que pagar taxas e diferença tarifária quando for reembarcar no segundo trecho e estará sujeito a disponibilidade de assento.

No exterior, dependendo do país, talvez você nem mesmo consiga sair do aeroporto, pois a imigração não deixará, afinal, sua passagem tem outro destino final.

Para finalizar, vale frisar que nós somos grandes entusiastas do stopover!

Nossos stopovers até hoje

Sempre que possível nós o utilizamos o stopover e com ele nós conhecemos 4 países que não estavam inicialmente nos planos.

Com a Singapore Airlines, na rota Nagoya-Cingapura-Denpasar, nós passamos 3 dias em Cingapura.

Porém, apesar de termos feito a parada na cidade, não utilizamos o pacote que inclui hotel e transfer do/para aeroporto.

Mesmo assim ainda pudemos utilizar a entrada grátis no The Battle Box do Fort Canning. As outras atrações não estavam liberadas naquela época.

Com a Malaysia Airlines, no trecho Denpasar-Kuala Lumpur-Phuket, nós visitamos a capital da Malásia por 4 dias.

Com a Emirates, na rota Delhi-Dubai-São Paulo, ficamos 4 dias nos Emirados Árabes Unidos.

No site deles há informações sobre o stopover. Porém mesmo com o stopover agendado é preciso providenciar o visto antecipadamente através do consulado, já com o hotel previamente reservado.

E com a Iberia passamos por Madrid, no trecho São Paulo-Madrid-Londres, e conhecemos a capital espanhola durante 4 dias.

Fazendo o stopover, além de você minimizar os efeitos do jetlag, você ainda visita uma cidade a mais sem precisar comprar outra passagem aérea. Muito bom, não é?

E você, já fez stopover alguma vez? Como foi?

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

Compartilhe com seus amigos:

14 comentários em “O que é stopover? Saiba e conheça mais cidades

  1. Oi, amigos. Preciso de uma ajudinha.
    Nunca ouvi falar nesse Stopover. Deixei de viajar com minha namorada no meio do ano, porque queríamos sair de Natal/RN com destino à Santiago no Chile, porém indo primeiro para a Argentina, mas as passagens aéreas praticamente dobraram de valor, seriam duas para ir e mais duas para voltar pra que o valor ficasse “mais baixo”, então tivemos que desistir. O que mais atrapalha nossas viagens são as passagens. Como poderíamos fazer neste caso para solicitar, ou fazer, o stopover?

    1. Oi Hudson,

      Procure no site da cia aérea a opção múltiplos destinos, lá coloque origem Natal destino Buenos Aires na primeira parte e na segunda parte origem Buenos Aires e destino Santiago. Pra voltar, escolha origem Santiago e destino Natal.

      Se no site não der essas opções, fale com um agente de viagens, eles tem mais opções no sistema.

      Abraço,

  2. Ola boa tarde. Alguém me pode informar como se processa a bagagem numa viagem multi destinos? A minha lua de mel vai ser em Orlando, mas quero primeiro passar uns 4 dias na minha cidade natal – Nova iorque. Ou seja saída de Portugal com destino a nova iorque – permanecer 4 dias. Sair de Nova iorque e ir para orlando – permanecer 9 dias. E por fim Sair de Orlando com destino a Portugal. A minha duvida e que não vejo esclarecimento nos sites das companhias aereas é a bagagem… eu preciso de pegar a bagagem de porão em nova iorque e tenho receio que ela prossiga para orlando. Isto não acontece pois não? A bagagem sai comigo em Nova iorque correcto? alguém me explique por favor. Obrigada!!

    1. Oi Suzy! Quando a passagem é multi destinos, você retira a bagagem no desembarque em Nova Iorque e também em Orlando. É assim que acontece nesses casos, mas é uma boa conferir na hora do check-in, veja o código de aeroporto na etiqueta da bagagem quando você estiver despachando em Portugal.

      Abraço,

  3. Oi, preciso muito de uma informação sobre stopover em Istambul! Comprei passagem pra Santiago de Compostela com escala lá e não tinha lido sobre isso antes e não encontrei no site (Submarino) opções de !destinos múltiplos", nem nada relacionado a stopover. Agora não sei se ainda dá pra acionar. Vocês sabem se a companhia turkish airlines oferece essa opção de stopover e se é possível acioná-lo dps de comprada a passagem? E se há alguma taxa? Obrigada.

  4. Já fiz stopover pela air canada, foi muito tranquilo, meu voo era SP para NY com uma parada em toronto, fizemos o stopover em toronto, ficamos 3 dias e depois voamos para NY. Alguém sabe dizer se a Delta faz stopover??

  5. Fiz stop over em Istambul…descobri quando já tinha comprado as passagens que eram de volta Paris -Istambul, pois a ida fomos de navio…Fui a agencia da Turkishian e lá eles me explicaram e mediante uma taxa de 50 euros fiquei 3 dias e com a minha bagagem…foi muito bom

    1. Que bom heim Sônia? É por isso que adoramos stop over, por bem pouco conhecemos mais uma cidade 🙂

  6. Nossa muito interessante este site!
    Estou com uma dúvida poderia me orientar?
    Estou pensando em fechar para ir para Istambul com a Ibéria e tem parada em Madri por 20 horas.
    Tem como eu sair ficar uma noite em Madri e voltar de manha para pegar o voo para Istambul?
    Gostaria muito de ficar 2 dias ao menos em Madri..

    Obrigada pela ajuda.

  7. Rapaz, eu já fiz sem saber o que era… ahahahaha mas acho que não foi exatamente um stopover…

    Uma vez fui à Argentina e comprei passagens na promoção para Porto Alegre. Então comprei as passagens de Porto Alegre para lá (porque eram mais baratas).

    O horário da minha chegada a PoA foi 8h. E o voo para BsAs só às 17h, então tive esse tempo pra explorar a capital gaúcha.

    Na volta, ocorreu a mesma coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *