Hoje vamos contar para você sobre alguns passeios gratuitos para fazer em Porto Alegre. É uma dica muito legal se você curte alguns passeios mais de leve, curte admirar paisagens, gosta de fotografar, tá com a grana tá curta, ou mesmo se está na capital em uma segunda-feira.

É, a segunda-feira em Porto Alegre é difícil. Quando estava fazendo o roteiro tive algumas dificuldades em encaixar o que eu queria fazer nesse dia, pois a grande maioria dos atrativos estariam fechados.

Veja aqui as opções de hotéis em Porto Alegre.

Passagem para Porto Alegre
Passagens aéreas saindo de

Então decidi verificar as atividades que eram possíveis e encontrei umas opções bem legais, gratuitas e de leve, já que os dias em Gramado foram cheios. Confira algumas das opções de passeios de graça em Porto Alegre:

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Como estávamos hospedados no Bairro Moinhos de Vento, no Hotel Laghetto, procurei atividades próximas. O Parque Moinhos de Vento ou Parcão, como é carinhosamente chamado pelos moradores, fica em uma região nobre da cidade, perto de shopping e ótimos restaurantes.

Lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre Parque Moinhos de Vento (Parcão)

O Parcão é um parque muito bem arborizado, com um lago e um moinho bem bonito, que formam uma bela paisagem. Tem alguns bancos na sombra das árvores onde você pode sentar e ficar ali pelo tempo que quiser, enquanto a vida passa nas avenidas em volta.

Lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Fiquei observando as pessoas passando, alguns correndo ou outros apenas caminhando, alguns levando o cachorro para dar uma voltinha.

Tinha gente que aproveitou o dia quente e deitou-se no gramado para tomar um banho de sol. Teve gente que aproveitou para tirar um cochilo na sombra. Outros faziam picnic.

4 lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre Parque Moinhos de Vento (Parcão)

No meio do parque passa um grande avenida, então para você chegar nas quadras esportivas, precisa atravessar um ponte. Mas se não for o caso, fique do lado do lago mesmo. Tem até um parquinho e uma casinha de leitura para as crianças. Tartaruga é o que não falta no lago 🙂

4 lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Vale a pena dar uma volta aqui, nem que for para sentar no banco próximo ao moinho de vento e ver as pessoas passando. Pode ser bem interessante e relaxante.

4 lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Leve água para se hidratar e algum lanche para comer lá no parque, pois não achei nenhuma lanchonete dentro. Não se preocupe, nos arredores você pode comprar e levar no passeio. O parque fica aberto 24 horas.

Leia também: Roteiro de viagem em Gramado.

Jardim do DMAE ou Praça Hidráulica Moinhos de Vento

Também no bairro Moinhos de Vento fica um lindo jardim onde muitos moradores e alguns turistas costumam passar o tempo, fazer ensaios fotográficos e levar as crianças para brincar. Trata-se do Jardim do DMAE.

4 lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre Jardim do DMAE ou Praça Hidráulica

O DMAE é o Departamento Municipal de Água e Esgoto, ou seja, nesse lugar é onde funciona a Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento.

O prédio foi construído entre 1927 e 1928 pelos norte americanos, que se inspiraram no Palácio de Versalhes.

4 lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre Jardim do DMAE ou Praça Hidráulica

Além do jardim, você pode visitar a galeria que fica logo na entrada, ao lado da torre hidráulica, que está desativada.

Nessa galeria sempre tem alguma exposição. Quando fomos era uma exposição com arte feitas pelos funcionários e também com objetos que eles encontraram na grade onde é feito o primeiro filtro da água.

4 lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre

Os objetos viram obra de arte nas mãos de pessoas talentosas, como esse Homem de Ferro.

4 lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre

E outros funcionários demonstram seu talento com a pintura.

4 lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre

O jardim é um lugar pequeno, super tranquilo, agradável, muito bem cuidado e seguro. Tem alguns bancos onde você pode se sentar e aproveitar seu tempo livre.

Ele fica na rua 24 de outubro, 200. Aberto para visitação todos os dias das 8h às 19h e a entrada é gratuita.

Rua mais bonita

Você sabia que a capital gaúcha é uma das mais arborizadas do Brasil? Sim, segundo o IBGE a capital do mundo gaúcha é a 4ª do ranking e está a frente de Curitiba e atrás apenas de Goiânia, Campinas e Belo Horizonte.

4 lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre Rua mais bonita

E a Rua Gonçalo de Carvalho, que fica entre o bairro Moinhos de Vento e o Centro Histórico,  é considerada uma das ruas mais bonitas do mundo.

Ela ficou famosa após a construção de um shopping center. Com a chegada dele, estava previsto maior fluxo de carros e portanto uma possível obra de alargamento e também a necessidade de asfaltar essa rua.

4 lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre Rua Gonçalo de Carvalho

Os moradores se mobilizaram na internet e impediram a obra. A campanha deu tão certo que a prefeitura nomeou a rua como patrimônio ambiental. Desde então, a rua recebe muitos turistas que a visitam para “tirar fotos de turista” como essas nossas 😀

Centro histórico a pé

Se você curte arquitetura, cultura , história, fotografia e um passeio de leve, vai curtir fazer esse passeio a pé pelo Centro Histórico de Porto Alegre.

Esses são alguns dos pontos que já visitamos nesse roteiro: Praça Marechal Deodoro, Rua dos Andrada, Mercado Público, Praça da alfândega e Casa de Cultura Mario Quintana.

4 lugares gratuitos para visitar em Porto Alegre Centro histórico a pé

O tempo de duração vai depender da forma como você gosta de fazer seus passeios ou do tempo que você tem disponível. Pode levar uma tarde como pode levar um dia todo.

Veja mais detalhes neste artigo sobre o Centro Histórico.

Esses são apenas alguns dos lugares que conhecemos em Porto Alegre em que os passeios são gratuitos. Espero que você goste desses lugares, então depois volte aqui para nos contar. E se você tiver alguma dica, divide com a gente vai. 😉

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem com 5% de desconto

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

Os links acima são de nossos parceiros e nós recebemos uma pequena comissão por cada venda, o que nos ajuda a manter o blog. É como se você estivesse nos 'pagando um café' pelas dicas que damos.

Deixe seu comentário