O Jardim Botânico de Montreal é uma opção de atração turística em Montreal para quem gosta de natureza e não está com o roteiro de viagem pela cidade muito corrido. Se quiser fazer um passeio sem pressa, esse é o lugar.

Como a maioria dos atrativos são construções históricas ou estão na parte muito urbana da cidade, essa escapada é uma forma de variar um pouco o que ver e fazer em Montreal.

Além disso, bem do lado do jardim botânico está o Parque Olímpico, outro símbolo da cidade.

Antes de continuar a ler, veja nosso vídeo de Montreal e aproveita para seguir o canal 🙂

Jardim Botânico de Montreal

É considerado o segundo maior jardim botânico do mundo em área. É tão grande que existem quatro opções de trilhas, desde mais curtas (360 metros) até mais longas (745 metros). Aí vai de você dar uma olhada no mapa e decidir qual caminho percorrer, dá uma olhada no mapa do Jardim Botânico de Montreal.

Nós optamos por não fazer nenhuma das trilhas, escolhemos o caminho pelos jardins que queríamos visitar.

Escolha e reserve sua hospedagem em Montreal: Hotel ou Airbnb | Compare preços e planos e contrate o seu seguro viagem para o Canadá | Veja aqui as opções de city tour em Montreal | Compare as locadoras e alugue seu carro aqui.

Nossa experiência

Essa é a entrada principal do jardim botânico. Daqui até a cafeteria a entrada é gratuita, mas para acessar os jardins precisa comprar o ingresso.

O que fazer em Montreal? Visite o Jardim Botânico de Montreal. Tente entrar pelo portão principal que é muito bonito e faz a visita ficar ainda mais especial.

Caminhamos portão a dentro até um chafariz central, onde o caminho se dividia em três. Para a direita era a bilheteria e entrada.

Em frente está um casarão, que é a recepção central e onde também tem visita monitorada em um Jardim dos Sentidos e uma exibição permanente de uma coleção de plantas.

O que fazer em Montreal? Visite o Jardim Botânico de Montreal, com chafariz, plantas, flores e lagos.

E para a esquerda outra entrada e a cafeteria.

O que fazer em Montreal ? Visite o Jardim Botânico de Montreal, muito bonito e autoguiado com ajuda das placas informativas

Peace Garden (Jardim da Paz)

Como fazia muito calor, resolvemos seguir o caminho da esquerda e ir até o café, que fica em um jardim com um nome bem convidativo, Peace Garden, ou traduzindo para o português Jardim da Paz.

No jardim há um chafariz bem no centro, ao redor árvores altas que fazem uma boa sombra e muitas mesas. Nos fundos tem uma área onde fica o café.

Leia aqui os posts Onde se hospedar em Montreal e Onde comer em Montreal.

Fomos até lá conferir o que tinha e acabamos descobrindo um refrigerante local com cara de guaraná.

O que fazer em Montreal, Canadá? Visitar o Peace Garden (Jardim da Paz) no Jardim Botânico de Montreal.

Na garrafa dizia ser um refrigerante de Quebec com Maple Syrup. Tínhamos que provar, né. Doooooce 😀 , pra quem gosta de bebidas bem doce vai gostar. Não é ruim, só que achei muito doce pro meu gosto.

O refri entrou na nossa lista de Sabores Locais do Canadá. Além do refri tinha café, outras bebidas e para comer tinha sanduíches e outros lanches que são preparados na hora.

O que fazer em Montreal, Canadá? Comer um sanduíche no Peace Garden (Jardim da Paz) no Jardim Botânico de Montreal.

Depois de aproveitar a sombra e bebida fresca no Peace Garden, lá fomos nós começar nosso passeio pelo Jardim Botânico.

A sugestão é que a visitação comece pelo lado direito, mas como estávamos do lado esquerdo, resolvemos começar por ali mesmo.

Exhibition Gardens (Jardins de Exposição)

A área desse jardim ocupa quase toda a extensão do lado direito do Jardim Botânico e conta com tipos de plantas diferentes, cada área ambientada e decorada de uma forma.

Entre elas o Jardim de Arbustos, Plantas Tóxicas, Plantas Medicinais, Jardim do Monastério, Canto de Quebec, Jardim das Inovações, Plantas Úteis e Plantas Perenes.

Desses, os que mais gostamos foram o Jardim de Plantas Perenes, pois ofereciam ambientes para sentar a sombra como esse da foto abaixo.

O que fazer em Montreal? Visitar o Exbition Gardens (Jardins de exibição) no Jardim Botânico de Montreal, Canadá

E o Jardim das Inovações, pois nos mostra formas diferentes para utilizar as plantas na decoração.

Essa foto abaixo é em um arco com flores. Ainda estava sendo montado, ficamos imaginando como ficou bonito quando encheram de flores.

O que fazer em Montreal? Visitar o Exbition Gardens (Jardins de exibição) no Jardim Botânico de Montreal, Canadá

Eu tinha marcado no mapa o Jardim Lilás, então fomos lá, já que era o próximo no nosso caminho.

Flowery Brook and Lilacs (Riacho florido e lilás)

Esse jardim é lindo, parece aqueles de cena de filme. Pena que não estava tão florido ainda e nem tão lilás como o nome diz. Acho que mais umas semanas estaria ainda mais lindo.

O que fazer em Montreal? Visite o Jardim Botânico, um dos mais belos jardins é o Flowery Brook and Lilacs (Riacho florido e lilás)

A paisagem é lindíssima e com bancos na sombra para todos os lados. Além disso, a educação das pessoas que estavam ali ao esperar com paciência os outros fazerem suas fotos, fazia com que o passeio ficasse ainda mais agradável.

O que fazer em Montreal? Visite o Jardim Botânico, um dos mais belos jardins é o Flowery Brook and Lilacs (Riacho florido e lilás)

Aqui e em outros atrativos de Montreal, até mesmo nas outras cidades do Canadá que visitamos pudemos sentir na pele que gentileza realmente gera gentileza.

Monumental Dougherty

Indo em direção norte, chegamos em uma exposição do artista Patrick Dougherty. Ele usou plantas para criar três tipos de esculturas diferentes no jardim.

Esse da foto abaixo era o que estava mais próximo de ficar pronto. Andamos por dentro dos túneis dele foi uma experiência interessante, de como voltar  a infância.

O que fazer em Montreal, Canadá? Exposição de Patrick Doughierty no Jardim Botânico de Montreal - Canadá

Essa exposição começou dia 15 de junho de 2017 e vai até 30 de junho de 2018. Nós só vimos ela sendo montada e gostamos muito do que vimos.

Jardim das Sombras

O nome Jardim das Sombras chamou a atenção porque o sol estava bem forte. O legal dessa parte é que realmente é bem sombreado, com árvores e plantas de outras espécies, diferentes das outras partes do jardim botânico.

Fomos andando tranquilos e o lugar foi ficando meio sinistro, com barulho de vento igualzinho aos de filme de suspensa.

Ai ficamos em dúvida se o nome é por causa das sombras ou porque é meio sombrio…

Jardim Japonês e Jardim Chinês

O Jardim Botânico estava se preparando para fazer a abertura de verão para o dia 15 de junho, era para ser antes, mas devido as fortes chuvas não foi possível.

E nós chegamos uma semana antes de eles finalizarem a montagem das exposições, então pegamos muitas áreas fechadas, como o jardim chinês e o japonês, mas deu para ter uma ideia de como ficaria e da beleza desse lugar.

Areá arborizada no Jardim Botânico de Montreal, Canadá

E quando estávamos pesquisando sobre o que visitar em Montreal, apareceram diversas imagens sobre o Jardim Botânico. Achamos lindíssimo, pois tinham várias peças feitas com a arte de topiaria, aqueles desenhos esculpidos em plantas. Mas só depois fomos descobrir que todas as topiarias foram feitas para a exposição mundial de 2013.

Uma pena não terem feito dessas esculturas belíssimas uma exposição permanente. Veja imagens de como era no google imagens.

O que fazer em Montreal? Ver os esquilos no Jardim Botanico de Montreal , Canada.

Se você for visitar o Jardim Botânico de Montreal no verão (entre os meses junho a agosto), lembre de ir com roupas confortáveis e beber muita água para se hidratar. É sério, faz muito calor. Acho que a melhor época para visitar o Jardim Botânico é o outono, pois é quando fica mais colorido.

Insectarium

Além das áreas verdes e belos jardins, se você estiver em Montreal com crianças ou se interessa por insetos, tem uma área exclusiva sobre esse mundo.

Trata-se do Insectarium, um museu educativo, cultural e científico, o maior das Américas, com o objetivo de sensibilizar os visitantes sobre o mundo dos insetos.

Jardim Botânico de Montreal (Botanical Garden Montreal)

4101, Rue Sherbrooke Est, Montréal – Quebec – Canadá.
De terça a domingo das 9h00 às 17h00. Fechado na segunda. O horário pode mudar, então verifique sempre o calendário oficial antes de visitar.
De metro a estação mais próxima do jardim Botânico é estação Pie-IX. De ônibus a linha é 185 (Sherbrooke) ou 139 (Pie-IX). De carro, estacione 4101, rue Sherbrooke Est.
Adultos $25,00 CAD. Mais de 65 anos $18,75 CAD. Estudante com mais de 18 anos $15,00 CAD. Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos $10,25 CAD. Crianças de 0 a 4 anos de graça. Tem pacotes para família. Se preferir, compre com antecedência e online o Attraction Pass, que dá entrada a esse e muitos outros atrativos de Montreal.
Tempo de visita recomendado é de no mínimo 1h30.

Parque Olímpico de Montreal –  Biodôme

Em frente ao Jardim Botânico de Montreal está o Parque Olímpico, um legado deixado pelas Olimpíadas realizadas ali em 1976, que se tornou um dos principais pontos turísticos de Montreal.

Toda a estrutura é utilizada desde então para atividades para a comunidade local e seus visitantes.

O que fazer em Montreal, Canada - Parque Olímpico - Biodôme

A torre, que estava em reforma quando fomos, é um atrativo para ver a cidade de Montreal do alto. No alto da torre existe uma exposição sobre as Olimpíadas de 1976.

Leia também os posts Onde fazer compras em Montreal e Como é voar com a Copa Airlines para o Canadá na classe executiva.

Atrás do estádio era a pista de velódromo, que em 1992 foi transformada em um Biodôme. Nesse lugar é possível experimentar a diversidade de ecossistemas que existem nas Américas.

Biodome Montreal - Canada - O que fazer em Montreal

Foto divulgação de Space Por La Vie Montreal

#Dicas Importantes

Essa região onde fica o Jardim Botânico de Montreal e o Parque Olímpico é um pouco distante da área central de Montreal, então a dica é programar umas quatro horas, no mínimo curtir essa região.

Se você vai com crianças ou gosta de passear com calma e observar tudo, reserve o dia todo e visite o Jardim Botânico e o Insectarium, o Biodôme e o Planetarium Rio Tinto Alcan.

No verão faz muito calor, então use roupas confortáveis, beba muita água.

Passagens aéreas
saindo de

Parque Olímpico de Montreal (Parc Olympique)

4545 Pierre-De Coubertin Avenue, Montreal – Quebec – Canadá.
De segunda a domingo das 6h00 às 0h00.
De metro: estação Viau ou Pie-IX. De ônibus: 185 (Sherbrooke) ou 139 (Pie-IX). De carro: estacionamento no Parque Olímpico (P1, P2 e P7) pela avenida Pierre -De Coubertin.
Adultos $20,25 CAD. Mais de 65 anos $18,50 CAD. Estudantes com mais de 18 anos $14,75 CAD. Entre 5 a 17 anos $10,25 CAD. Se preferir, compre com antecedência e online o Attraction Pass, que dá entrada a esse e muitos outros atrativos de Montreal.
O tempo de visita mínimo recomendado é de 1 hora.

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

2 comentários em “Jardim Botânico de Montreal e o Parque Olímpico, um programa para o dia inteiro

Deixe seu comentário