Quando visitamos o Harbourfront Centre o plano era passar a tarde nas Ilhas de Toronto (Toronto Islands), voltar para onde estávamos hospedados andando pelo Harbourfront e depois ir jantar no 360 Restaurant na CN Tower. Era dia dos namorados e tínhamos desenhado um roteiro perfeito para comemorar a data.

Leia aqui sobre o principal ponto turístico de Toronto a CN Tower e o restaurante giratório.

Mas esse dia não saiu bem como o planejado. Às vezes o roteiro precisa ser adaptado de última hora.

É que as visitas nas ilhas estavam suspensas por tempo indeterminado, devido as fortes chuvas dos últimos dias que elevaram o nível de água do Lago Ontário e acabaram inundando-as.

Somente os moradores das ilhas podiam embarcar no ferry boat. Até pensamos em tentar embarcar, mas estava tão alagado que mesmo que fôssemos, não aproveitaríamos nada lá.

Escolha e reserve sua hospedagem em Toronto: Hotel ou Airbnb | Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem para o Canadá | Veja aqui as opções de city tour em Toronto | Compare as locadoras e alugue seu carro aqui.

Harbourfront Centre é onde pega o ferry para Toronto Islands

Já que estávamos no Harbourfront, decidimos adiantar o roteiro e conhecer um pouco mais o lugar.

No Harbourfront fica o Jack Layton Ferry Terminal, de onde sai os barcos para as ilhas de Toronto. Nessa área fica também o Harbourfront Centrer, que é um complexo de locais de arte e cultura, bem pertinho de onde partem os barcos para as ilhas de Toronto.

O que é Harbourfront Centre?

O Harbourfront Centre é uma organização cultural sem fins lucrativos, administrado por 26 moradores com assistência de mais de 2200 outros moradores, todos voluntários, com suporte anual do governo. Essa organização é responsável pela manutenção de toda essa área da cidade.

Harbourfront Centre deck na orla do lago ontário

O Harbourfront era uma antiga área industrial, que foi revitalizada a mais de 40 anos, para ser um espaço aberto ao público com entrada gratuita. Hoje é uma das principais áreas de lazer de Toronto, bem na orla do Lago Ontário.

A organização sempre mantém uma programação bem diversificada para atender todos os públicos, com atividades gratuitas e algumas pagas, mas com preços super acessíveis.

Achamos que era somente uma pequena área para caminhar na margem do lago, mas o mapa mostrou vários locais com eventos diversos.

Lá acontecem apresentações de dança, de teatro e musicais, feirinha gastronômica, e tudo que traz arte, cultura e entretenimento aos moradores e turistas.

mapa de Harbourfront Centre

E tem também diversas lojas e serviços no Queens Quay Terminal, galeria de arte no York Quay Center e um pátio grande com ponto de informações turísticas no Lakeside Terrace.

É uma área de lazer e entretenimento completa.

Leia também os artigos Onde comer em TorontoComo ir de trem de Quebec a Toronto passando por Montreal e Onde se hospedar em Toronto.

O que fazer no verão no Harbourfront

No verão, o Harbourfront é um ótimo lugar para atividades ao ar livre. Tem passeios de barco, tem o waterfront trail que é um deck na beira do lago para fazer caminhada, tem gramado com espaço para praticar atividades físicas e com mesas para piquenique, e tem vários bancos para simplesmente sentar a beira da água.

Tem também uma prainha para pegar sol na areia e ciclofaixa que vai de uma ponta à outra.

Atividades ao ar livre em Harbourfront Centre

Os visitantes têm a disposição lanchonetes e restaurantes bem variados.

Um lugar que nos pareceu muito agradável para tomar um drink com vista para o lago é o Amsterdam Brew House. Principalmente para curtir no fim do dia e apreciar o pôr do sol de Toronto.

Ele fica bem em frente a Amsterdam Bridge, de onde a vista dos barcos atracados é bem legal.

Bares e restaurantes em Harbourfront Centre

O que fazer no inverno no Harbourfront

No inverno as atividades são praticamente todas em áreas fechadas. O foco é nas apresentações teatrais, filmes e shows.

A atração externa, claro, tem a ver com o frio. Lá é montada uma pista de patinação ao ar livre.

Crédito: Harbourfront Centre – Natrel Rink (Photo: Brian Medina)

E vale a pena visitar o Harbourfront?

O Harbourfront é um dos principais pontos turísticos de Toronto e deve sim ser incluído em seu roteiro de viagem pela cidade.

Nós adoramos essa parte da cidade. Tem espaço para quem que relaxar e também tem agito com barzinhos, música e dança.

Harbourfront Centre

Aqui encontramos mais uma bela vista para a CN Tower, claro. Você verá a CN Tower de praticamente qualquer lugar de Toronto.

Vista para a CN Tower do Harbourfront Centre

E também tem vista para as Toronto Islands e para ver os aviões decolando e pousando no aeroporto municipal Billy Bishop.

vista para pouso e decolagem do Harbourfront Centre

É o lugar certo para quem gosta de fazer um programa local. Aliás, os moradores da cidade dizem que esse é o coração da orla de Toronto.

Harbourfront Centre

235 Queens Quay West, Toronto, Canadá.
Todos os dias das 10h às 21h. (Podem mudar em cada estação do ano ou evento)
Carro: Do Lakeshore Boulevard, todas as saídas do Centro dão acesso a Queens Quay West e Harbourfront Center (235 Queens Quay West). De ônibus: Da Union Station, pegue o streetcar 509 Exhibition ou 510 Spadina direção oeste (west). Para sair da plataforma do metrô na Union Station pela escada correta, procure as placas de Harbourfront). Ambos os streetcars 509 e 510 param em frente ao Harbourfront Center.
Gratuito.
Tempo de visita recomendado é de 1 hora.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

Deixe seu comentário