Curaçao

Curaçao, informações pré-viagem

Quando você ouve alguém falar sobre o Caribe, o que vem a sua mente?

Uma praia deserta, com areia solta branquinha, um mar azulzinho, coqueiros e você em uma rede só observando o ir e vir das ondas?

Sim, é assim mesmo! Mas em Curaçao não é só isso, tem bastante coisas para ver e fazer na ilha.

Curaçao, informações pré-viagem

Curaçao tem 444 km² e está a 60 km da costa da Venezuela e fica entre as ilhas de Aruba e Bonaire. A capital é Willemstad.

A ilha foi colonizada principalmente por africanos e holandeses que somaram suas características culturais, contribuindo para Curaçao ser um destino muito diferente das outras ilhas do Caribe.

Lá as praias não são o único atrativo, mergulhe também na rica herança cultural curaçolenha.

[su_note note_color=”#F8F8F8″] Veja aqui onde ficar em Curaçao ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.[/su_note]

Dicas sobre Curaçao
Willemstad, Curaçao [crédito: Curaçao Tourist Board]

Bon bini

O idioma oficial é o holandês, porém 90% dos moradores falam outros 3 idiomas: espanhol, inglês e o papiamento (um dialeto local que é uma mistura de espanhol, português, holandês, francês, inglês e arawak). Alguns moradores locais já arriscam até o português.

Bon Bini, a própósito, significa bem-vindo na língua local.

A comunicação na ilha é tranquila, você pode falar em português pausadamente que eles entenderão e provavelmente responderão em espanhol.

Mas não se espante se durante a conversa eles introduzirem algumas frases em português ou inglês, pois entre eles é muito comum a mistura de quatro idiomas na conversa, às vezes até mesmo na mesma frase.

[su_note note_color=”#F8F8F8″] Compare aqui seguro viagem internacional com 5% de desconto. [/su_note]

Curaçao não é uma ilha tão pequena como outras da região (é um pouco menor que Florianópolis), por isso nossa dica é contratar um tour para conhecer os principais atrativos e sua história logo no primeiro dia.

Aqui nesse link você encontra boas opções de passeios em Curaçao. Existem empresas receptivas que falam espanhol e/ou português.

Nos dias seguintes, vale a pena alugar um carro para explorar locais mais distantes com mais flexibilidade de horário.

Quanto à segurança, é muito tranquilo andar por Curaçao. Mas bom senso nunca é demais, principalmente à noite, pois algumas vielas entre os hotéis, os bares e as baladas não são iluminados. Melhor optar por um táxi nestas ocasiões.

O que saber antes de ir para Curaçao
Blue Bay Beach, Curaçao

Florin

Existe nome de moeda mais bonita que a de Curaçao? O Floriné a moeda oficial, mas como o dólar é aceito em todos os estabelecimentos, não é necessário fazer o câmbio.

Alguns locais não aceitam notas de 100 dólares, portanto leve notas menores ou troque no banco de Curaçao antes de ir às compras.

[su_note note_color=”#F8F8F8″] Leia também: O que fazer em Curaçao | As melhores praias de Curaçao[/su_note]

Hospedagem

Em Curaçao as opções de hospedagem são para todos os bolsos, desde o mais econômico Bed and Breakfast até os mais luxuosos resorts internacionais. Nesse link aqui você pode conferir as opções de hospedagem em Curaçao.

O acesso à internet é fácil, alguns hotéis não cobram, já está incluído na diária.

E se precisar usar telefone, melhor comprar um cartão e utilizar os telefones públicos, pois as ligações internacionais não são baratas.

A eletricidade é 127/120 volts. Lembre-se de levar adaptador de tomadas do modelo americano (2 pinos achatados) e europeu (2 pinos arredondados).

Quando ir e como chegar

Para chegar lá somente de avião com as companhias aéreas Gol, Avianca e Copa, ou com navios de cruzeiro.

A temperatura média anual da ilha é de 27ºC e a temperatura da água é de 24ºC. Por isso você pode visitar Curaçao em qualquer época do ano.

Requerimento de entrada em Curaçao

Passaporte válido (mínimo de 6 meses de validade na data de embarque)
Bilhete aéreo de saída de Curaçao
Brasileiros não precisam de visto (até 30 dias)
Não é obrigatório vacina contra febre amarela

Para planejar o seu roteiro em Curaçao, leia os outros posts aqui e para saber onde ficar, veja as opções de onde se hospedar em Curaçao. Os passeios, as atividades imperdíveis na ilha e os transfers do/para o aeroporto você encontra aqui.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.