O que levar na mala numa viagem? Essa é a pergunta que não quer calar, principalmente para viajantes de primeira viagem.

Lista do que levar no mochilãoFalamos em outro post sobre dicas para viajar com menos peso e hoje vamos falar sobre as listas de bagagem.

Alguns viajantes dizem ter a fórmula secreta, um check list bagagem em que você só precisa pegar e ir riscando o que está na lista, mas não é tão simples assim.

Cuidado com as listas de bagagem

Talvez a tal lista milagrosa funcione se for 1 lista para viagens curtas (máximo 1 semana), 1 lista para viagens médias (2 semanas) e 1 lista para viagens de 1 mês ou mais, inclusive de volta ao mundo.

Mas por que existe diferença? Porque em uma viagem de 1 semana dificilmente você lavará as roupas.

Bagagem para viagem de uma semana

Como fazer a mochila para a viagemComo provavelmente você não lavará roupas em uma viagem de 7 dias, conta-se uma muda de roupa por dia, que pode até ser de peças pesadas como calça jeans.

Portanto são 7 mudas de roupa (ou mais, para os que viajam para aproveitar as baladas também).

Agora tente fazer isso em uma viagem de 2 semanas.

Bagagem para 2 semanas de viagem

Nesse caso, muda o tipo de roupa que você precisa levar. Se você levar uma muda de roupa para cada dia das 2 semanas serão 14 mudas de roupas! Melhor levar menos peças e lavá-las pelo caminho, não é?

Levando as mesmas 7 mudas de roupas do primeiro exemplo, basta lavar 1 vez cada uma delas. Simples? Nem tanto.

Se sua viagem for de 14 dias, é muito provável que você passará por 3 ou 4 cidades, alguns vão correr para visitar 5 ou 6 cidades.

Será que dá tempo para as roupas secarem em cada uma das cidades? Talvez não.

Será que eu estarei me deslocando de uma cidade para outra bem no dia que deveria lavar as roupas? Talvez sim.

É melhor então levar roupas mais fáceis de lavar/secar. Calça de tactel, por exemplo, é mais indicado. Mas vamos falar sobre os tipos de roupas em outro post.

Veja aqui onde ficar em todo o mundo ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Bagagem para volta ao mundo

Quais roupas levar em um mochilãoNesse caso, acreditamos que as 7 mudas do primeiro e do segundo exemplos são um exagero. 4 mudas de roupas são suficientes, talvez 5.

Uma no corpo, 2 limpas guardadas e 1 na lavanderia.

Parece pouco, mas funciona, pois numa viagem longa a tendência é não correr de uma cidade para outra, por isso esse revezamento roupa-no-corpo/guardada/lavanderia quase não falha.

Sempre que você chegar em uma nova cidade, você terá 3 ou 4 dias para lavar roupas 2 ou 3 vezes.

Viram? 3 extensões de viagem que precisam de 3 diferentes listas. Ah, ainda tem mais, existem variáveis!

Compare aqui as locadoras para encontrar o melhor aluguel de carro para viajar por aí.

O que consideram para escolher as roupas da viagem

Como arrumar um mochilãoAs 3 listas acima estão sujeitas às variáveis: primavera, verão, outono, inverno, ou para simplificar, calor, frio e meia estação.

Há ainda as variações calor seco, calor úmido e calor com chuva, friozinho, frio intenso e frio com ventos cortantes.

Para cada caso, um tipo de roupa diferente.

Outras variáveis: viagem para cidades grandes e turísticas, cidades pequenas, montanhas ou praias.

Para os que se preocupam com os costumes locais, ainda há a variável: “será que essa roupa curta e justa é um insulto para a cultura local?”

E se todas as variáveis estiverem contidas na mesma viagem?

Viram a complexidade do assunto?

Não há uma lista de bagagem mágica! O que há são sugestões de listas que podem ser adaptadas levando em conta as variáveis.

Se você é um viajante de primeira viagem, tome muito cuidado para não seguir o ‘check list milagroso’ sem analisar tudo detalhadamente.

Para isso é preciso saber para onde vai, quanto tempo vai ficar, qual é o clima, qual roupa é culturalmente aceita, entre outras coisas…

Precisa saber se há lavanderias acessíveis (no Brasil achamos bem caro) ou então como lavar suas roupas durante a viagem (usando por exemplo essa ‘lavadora portátil‘).

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem com 5% de desconto

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

Os links acima são de nossos parceiros e nós recebemos uma pequena comissão por cada venda, o que nos ajuda a manter o blog. É como se você estivesse nos 'pagando um café' pelas dicas que damos.

7 comentários em “Cuidado com as listas de bagagem

  1. Eh verdade, ja vi gente falando que a lista que ele criou era a correta, mas nem considerava a epoca da viagem, clima e objetivo da viagem, dai fica dificil…

    Adorei o blog. Hj eu ja li um monte de posts.

    1. Que legal que você leu um monte de posts! Ganhamos o dia ao ver que você comentou em vários!!!! Seja bem vinda ao blog!!

  2. Olá casal !!!!

    Descobri hoje esse blog e adorei, tem muitas dicas bacanas e estou aproveitando muitas delas!!!

    Abraços!!!
    Priscila

    1. Priscila, obrigado pelo comentário! Fique a vontade para comentar nos posts se tiver dúvidas. Se soubermos responder, o faremos com certeza. Seja bem vinda!

      Douglas e Júlia

  3. Gostei muito de todas as dicas e sugestões que vocês postam, sempre acompanho tudo, agora ja esta na hora de eu colocar toda essa experiencia pra fora, pois tenho muita vontade de seguir a estrada e deixar ela me guiar hahahaha 😀

Deixe seu comentário