Depois de conhecer Montreal nosso próximo destino foi Quebec. Tínhamos como opções para ir de carro alugado, de ônibus, de avião, mas escolhemos ir de trem, pelo simples fato de querer viajar de trem. Já que não tem no Brasil, né, o negócio é aproveitar quando estamos fora.

Então, nesse post contamos como é ir de Montreal para Quebec de trem da Via Rail.

de Montreal para Quebec de trem

Mas antes, clica no play pra assistir a nossa playlist do Canadá e aproveita para seguir o canal 🙂

Estação de trem em Montreal

Para você pegar o trem em Montreal, você vai precisar ir até a Estação Central (Central Station/Gare Centrale) e procurar pela Via Rail. É fácil de achar, apesar de a estação ser grande, ela é bem organizada.

A Central Station é também uma estação de metrô, então dependendo de onde você se hospedar, nem precisa pegar táxi para chegar lá.

O embarque é em um grande saguão, onde ficam as entradas das plataformas. De um lado tem um balcão da Via Rail para atendimento e venda de passagens e uma área para despachar bagagens. O despacho de bagagem é somente para alguns trechos, pois na maioria deles você leva a mala junto no vagão.

Para você resolver a sua viagem ao Canadá: Reserva de hotel | Reserva de Airbnb | Seguro Viagem | Aluguel de carro

Passagem aérea para Montreal
Passagens aéreas saindo de

Saguão da estação de trem em Montreal

De outro lado fica a sala vip da business class, restaurantes e boutiques.

As escadas para embarque no trem ficam no meio da estação, identificadas com uma placa ao lado do portão. É bem fácil de encontrar, basta procurar o nome da cidade de destino e o horário de saída.

Identificação do portão de embarque na estação de trem em Montreal

Em frente ao portão de embarque tem uma balança onde pesamos as malas para ter certeza que estavam dentro da franquia de peso permitida. A Via Rail é bem exigente quanto ao limite de peso, pois o compartimento de bagagem em cada vagão não é muito grande.

Estação de trem de Montreal tem balança para pesar a mala

Nosso trem atrasou uns 10 minutos do que estava previsto, mas uns 20 minutos antes passou um funcionário avisando que atrasaria e pedindo desculpas pelo inconveniente. Os canadenses realmente são gentis e educados, assim como já ouvimos amigos falarem (e como os seriados retratam, fazendo piada pelo excesso de educação).

Para chegar até o trem, precisamos descer as escadas carregando as malas nas mãos. Mas tem uma escada rolante ao lado, para a business class, que eles permitem a utilização se necessário, como em caso de malas pesadas, idosos, etc.

Leia também: Como ir de Quebec a Toronto de trem, Roteiro de viagem no Canadá, Roteiro de viagem em Montreal e Roteiro de viagem em Quebec.

Montreal para Quebec de trem

A viagem de Montreal para Quebec de trem dura 3h20. Como o trecho era curto, optamos pela classe econômica. Não tínhamos muita ideia do que nos esperava, mas estávamos muito dispostos a viajar de trem.

Ao entrar no trem nos surpreendemos, positivamente, com poltronas confortáveis, ar condicionado, bins fechados para bagagem de mão e um comissário para cada vagão. O atendimento é super cordial, “padrão Canadá”.

Vagão da classe econômica do trem de Montreal para Quebec

As poltronas reclinam o suficiente para descansar em uma viagem curta. Não é muito reclinável, mas é tranquilo.

Na classe econômica não está incluída a refeição, mas tem um menu onde você pode escolher algo para comprar. Os preços são razoáveis, entre 3 e 12 dólares canadenses, com opções de refeições light, pratos quentes, bebidas, sanduíches, etc.

Comemos um bolo de banana muito bom!

Cardápio para comprar refeições na classe econômica do trem de Montreal para Quebec

A viagem é confortável, a paisagem não é incrível, mas é muito interessante. Passamos por pontes sobre rios, pequenas áreas urbanas, fábricas, áreas naturais. O mais legal foi ver os fundos de algumas casas, com os quintais exatamente como nos filmes, com banco e mesa de madeira, playground e casinha de madeira que serve de depósito.

Como ir de Montreal para Quebec de trem

A bordo do trem tem wifi, mas isso você já sabia, né, pois você acompanhou a viagem de trem pelo nosso instagram @MeLevaDeLeve, certo? E como também tem tomadas para carregar a bateria de eletrônicos, como celular e/ou notebook, a viagem passa super rápido.

Estação de trem de Quebec

Ao chegar em Quebec desembarcamos na estação Gare du Palais. A plataforma não tem nada de mais, mas a estação é muito bonitinha.

Como ir de trem de Montreal para Quebec, canada

Seguimos o fluxo do pessoal que desembarcou e fomos parar na parte de trás da estação, onde tinha uma longa fila de táxi. Como o app do Uber não funcionou, entramos na fila do taxi, que até que foi rápida.

Onde comprar a passagem de trem

Com a Via Rail de Montreal para Quebec, você pode comprar as passagens aqui no Brasil. Quer dizer, é melhor você comprar aqui no Brasil, pois os canadenses costumam usar muito o trem como meio de transporte entre cidades. Então, para você não correr o risco de não conseguir embarcar, melhor comprar com antecedência, principalmente se o seu orçamento não dá para a classe business.

Onde comprar a passagem de trem no Canada

No Brasil a empresa oficial da Via Rail é a Personal Brasil e você pode comprar as passagens direto no site deles canadadetrem.com.br. Eles também fazem atendimento em português aqui no Brasil pelos telefones (41) 3018-5580 (Curitiba e região) 0800 600 5580 (demais localidades). O pessoal é super atencioso 😉

Confira aqui todos os artigos sobre o Canadá 🙂

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem com 5% de desconto

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

Os links acima são de nossos parceiros e nós recebemos uma pequena comissão por cada venda, o que nos ajuda a manter o blog. É como se você estivesse nos 'pagando um café' pelas dicas que damos.

4 comentários em “Como é ir de Montreal para Quebec de trem

    1. Oi Renata, depende do bilhete que você comprar. Se for tarifa Escape é uma bagagem de mão de até 11,5kg e uma dessas duas opções: uma mala grande de até 18kg ou 2 malas pequenas de até 11,5kg cada. Se o seu bilhete for Economy e Economy Plus é uma bagagem de mão de até 11,5kg e uma dessas duas opções: uma mala grande de até 23kg ou 2 malas pequenas de até 11,5kg cada. Se for Business ou Business Plus, é uma bagagem de mão de até 11,5kg e duas malas grande de até 23kg.

  1. Olá, gostaria de saber se as bagagens são armazenadas acima das poltronas ou tem uma parte normalmente próximo das portas com prateleiras para colocar as malas grandes.

    Obrigada,

    Patrícia

    1. Oi Patricia! As malas ficam próximas da porta em uma área só para bagagens. Tem espaço no chão e uma prateleira em cima e cabem malas grandes.

Deixe seu comentário