Como ir do aeroporto ao centro de Santiago do Chile? Essa foi uma das muitas dúvidas quando estávamos planejando a viagem para o Chile. Aqui você vai encontrar algumas respostas e com certeza uma delas vai ser apropriada a você, pois fizemos o trajeto de carro alugado, de uber e de transfer.

Antes de saber sobre esse deslocamento, anote aí alguns dados importantes. O aeroporto de Santiago se chama Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, sua sigla (ou código IATA) é SCL, fica na comuna de Pudahuel e a distância entre o aeroporto e o centro é de 17 km. De carro e sem trânsito demora uns 20 minutos do centro até o aeroporto.

Ah, se você ainda não escolheu o seu hotel em Santiago, leia o nosso post super detalhado Onde ficar em Santiago, em que falamos sobre os melhores bairros para se hospedar na cidade e indicamos os melhores hotéis de luxo, intermediários, baratos e hostels.

Como ir do aeroporto ao centro de Santiago

Nós utilizamos três formas diferentes para ir do aeroporto ao hotel e para voltar do hotel ao aeroporto. Duas vezes foram de carro alugado, outra de transfer privativo e uma vez de uber.

Mas além dessas formas de transporte, também tem a opção de táxi, transfer regular (compartilhado) e transporte público.

E aí você deve estar se perguntando: Qual será que é melhor? Qual vale mais a pena?

Abaixo listamos e explicamos as principais alternativas de transporte e quanto custa ir do aeroporto de Santiago ao centro.

Táxi

Quem procura a opção mais rápida para chegar até o centro, geralmente acaba optando pelo táxi. Mas cuidado com taxistas que dão golpes em turistas.

Prefira os táxis oficiais com tarifas tabeladas, que você contrata dentro do aeroporto. Procure pelo balcão de serviços que fica logo depois das esteiras onde você pega as malas.

Nós lemos diversos relatos dos perigos de pegar um taxi no aeroporto. Alguns dos  golpes comuns dos taxistas em Santiago são: adulteração no taxímetro; o cambiazo, que na hora de pagar o taxista diz que você deu uma nota de 1.000 pesos quando você deu uma de 10.000 pesos, forçando você a pagar a mais; repasse de notas falsas; e até roubo de bagagem abandonando o passageiro na estrada.

Mas convenhamos que isso pode acontecer em táxis do mundo todo.

A corrida de táxi do aeroporto de Santiago ao centro sai em média 20.000 pesos chilenos, por carro.

 Lembre-se que é muito importante viajar com seguro viagem. Compare aqui seguro viagem internacional com 5% de desconto.

Transfer privativo ou compartilhado

O transfer é uma opção de transporte mais barata que o táxi, mas um pouco menos prático. Dentro do aeroporto de Santiago são duas empresas que oferecem o serviço de transfer, a Transvip e Transfer Delfos.

É bem fácil de encontrá-los, ficam nos balcões de serviço logo na saída da área de desembarque (ao lado do balcão dos táxis). O bom é que você não precisa reservar com antecedência, e você pode contratar na hora que chega.

O transfer do aeroporto de Santiago é uma das opções mais usadas pelos turistas. Nós usamos os serviços da Transvip quando chegamos no aeroporto vindo de San Pedro de Atacama. Do aeroporto fomos até o hotel Luciano K, no bairro Lastarria.

Como ir do aeroporto ao centro de Santiago Chile

Transfer compartilhado

Como funciona o serviço de transfer? Você pode optar pelo transfer compartilhado (compartido, em espanhol) com outras pessoas, desconhecidas. São geralmente 7 pessoas e a van sai do aeroporto e vai passando nos hotéis.

É a opção de transfer mais barata, porém um ponto negativo é que você precisa esperar até a van encher para sair do aeroporto, que pode levar de 5 a 30 minutos. E o seu hotel pode ser o último, levando até 1 hora ou mais no trajeto, dependendo do trânsito.

Na chegada a Santiago é uma boa usar o transfer compartilhado. Mas na volta talvez seja melhor pegar um transfer privativo, pois as chances de chegar atrasado no aeroporto são menores, já que não depende de outras pessoas.

Transfer exclusivo

E tem a opção de transfer exclusivo, que é o serviço privativo que te leva do aeroporto direto para o hotel, só com as pessoas que estão viajando com você.

Essa foi a nossa opção, já que estávamos em quatro pessoas e saiu mais barato para cada um do que o táxi, o uber ou o transfer compartilhado.

Quanto custa? O transfer do aeroporto ao centro de Santiago custa em média 7.000 pesos chilenos por pessoa, no transfer compartilhado. E 26.400 pesos o carro no transfer privativo.

Veja aqui onde ficar em Santiago ou reserve pelo Airbnb e ganhe crédito de R$100,00.

Uber

Em Santiago tem Uber, porém não é regularizado ainda. Ele é outra opção para ir de Santigo ao aeroporto (e não o contrário, já, já explicamos). O Uber é mais barato do que táxi em Santiago, mas por não ser legalizado no Chile, é difícil dizer que é totalmente seguro.

Nós usamos o Uber para nos locomover na cidade e para ir do nosso hotel, Luciano K, até o aeroporto. Usamos o Uber X de dia, a noite o Uber Black e para o aeroporto o Black SUV, por causa da quantidade de malas.

Apesar dos motoristas narrarem as mesmas situações de quando o Uber começou no Brasil, ainda assim achamos mais tranquilo do que usar táxi.

Por ainda não estar legalizado, quando você pedir um Uber em local com muitos taxistas ou policiais, como aeroporto ou no Costaneira Mall, pode ser que alguns cancelem a corrida ou peçam para te encontrar em outro ponto um pouco mais afastado. Além disso eles pedem para sentar no banco da frente, pra qualquer coisa você dizer que é um amigo dando carona.

A corrida de Uber do aeroporto de Santiago ao centro sai em média 16.000 pesos chilenos, Uber X. Se você estiver em até 6 pessoas com malas vai sair em média 26.000 pesos, Uber XL. E uns 30.000 pesos o Black SUV.

Use esse código promocional para ganhar desconto no Uber: cdpemw8vue.

Aluguel de carro

Quando chegamos em Santiago ficamos hospedados próximo ao aeroporto, pois na madrugada seguinte embarcaríamos para San Pedro de Atacama.

Como estávamos em quatro pessoas, nós e a Grazi e o Lu, blog Tá na minha Rota, alugamos um carro para aproveitar o dia e conhecer a capital chilena.

Vale a pena alugar carro em Santiago do Chile

Alugar carro no Chile é bem fácil. Nós fizemos a reserva com antecedência pela Rentcars, por ser mais barato e oferecer opções de pagar no local da retirada ou online sem IOF. A Rentcars é uma boa opção pois compara as diversas locadoras e tem opções de carros mais econômicos até de luxo.

Chegando no aeroporto pegamos um ônibus gratuito, na área de desembarque, que leva até o estacionamento das locadoras e lá assinamos a papelada da locação e pegamos as chaves do carro.

Apesar do trânsito de Santiago ser um tanto caótico e meio confuso, achamos que alugar um carro em Santiago foi uma boa opção pois nesse primeiro dia estávamos hospedados próximo ao aeroporto e dividimos as despesas em quatro pessoas.

Agora, só vale a pena alugar um carro em Santiago para, além de ir do aeroporto ao centro, fazer passeios de bate e volta ao redor da cidade, principalmente se você gosta de passear com calma, no seu tempo.

O aluguel de carro por um dia, pegando e devolvendo no aeroporto, custou em torno de R$ 220,00, contando os pedágios.

Compare preços das locadoras aqui.

Ônibus e metrô

Se você quer economizar muito, a opção mais econômica para ir do aeroporto ao centro de Santiago é pegar um ônibus lá no aeroporto e depois usar o metrô para completar o percurso.

São duas as empresas que oferecem esse serviço, a TurBus e a Centropuerto. Para pegar o ônibus é só ir na área de desembarque, no primeiro andar, e procurar pelas paradas próximo a porta número 5, é fácil de achar.

Como ir do aeroporto ao centro de santiago com transporte publico

TurBus

A TurBus oferece o serviço todos os dias com saída a cada 10 minutos, das 5h às 0h, e a cada 30 minutos das 0h30 às 4h30. O trajeto leva em torno de 30 minutos. A rota do ônibus é do aeroporto até os terminais Alameda ou Pajaritos.

Você pode comprar a passagem pelo site utilizando somente o Paypal, pois o site não aceita cartões estrangeiros.

Outra opção é comprar a passagem quando chegar em Santiago. Você pode pagar direto para o motorista, somente em dinheiro, ou no balcão de atendimento, dentro do aeroporto, onde eles aceitam cartão de crédito.

Centropuerto

A Centropuerto oferece o serviço todos os dias com saída também a cada 10 minutos, mas das 6h às 23h30, e a cada 1 hora das 23h30 às 5h30. O trajeto do aeroporto até a primeira estação do metrô leva em torno de 40 minutos.

A rota do ônibus é do aeroporto até o metrô Los Héroes (Plazoleta Central) com paradas no metrô Barrancas, metrô terminal Pajaritos, metrô Las Rejas, metrô San Alberto Hurtado, metrô Universidad de Santiago, metrô Estácion Central, metrô Unión Latinoamericana e metrô República (depois das 21h).

Você pode pagar direto ao motorista em dinheiro ou no balcão de serviços, dentro do aeroporto, com cartão de crédito.

O bilhete de ônibus, das duas empresas, custa 1.800 pesos, cada trajeto. Se comprar ida e volta fica um pouco mais barato, 3.200 pesos.

Essa é a opção mais barata para ir do aeroporto de Santiago ao centro, mas também é a mais demorada e mais desconfortável, pois  você vai ter que carregar as malas ou mochilas pelas escadas do metrô.

Então é isso, espero que com essas informações você consiga decidir como ir do aeroporto ao centro de Santiago. Se tiver alguma dúvida, escreva aqui nos comentários.

Mais sobre Santiago, San Pedro de Atacama e o projeto De Leve na Rota no blog Tá na Minha Rota. Siga também a tag #delevenarota no Instagram.

Posts relacionados

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

6 comentários em “Como ir do aeroporto ao centro de Santiago, Chile

  1. Muito bom post, super detalhado! Da última vez que eu fui, no fim de 2016, peguei Uber do Aeroporto pro centro e o motorista me pegou lá dentro mesmo, mas pelo visto como ainda não está legalizado agora a situação está pior pra eles 🙁

    1. Oi Gabriela,
      Pois então, o que os motoristas falaram é que a polícia está apreendendo os carros de Uber, por isso é para evitar iniciar a corrida no aeroporto ou no Costanera.

  2. Que legal saber que agora já tem uber em Santiago. Mesmo ainda não sendo legalizado, acho ótimo! Quando estive na cidade fiz esse trajeto de táxi e não achei não baratinho. Adorei o post! Como pretendo voltar na cidade em breve, veio muito a calhar no meu planejamento!

  3. Achei o seu post muito informativo e completo. Nunca tive uma má experiência com táxis, mas quase sempre dou preferência a transfers coletivos. Esses relatos não são para brincadeiras…

Deixe seu comentário