Mais uma viagem a trabalho e peguei o voo AD2796 da Azul, de Salvador a João Pessoa. E aproveito para agradecer por não passar 8 horas por dia, 5 dias por semana dentro do mesmo escritório.

Escolhi a Azul porque para mim é a melhor cia aérea nacional.

Planeje a sua viagem pelos nossos links de afiliados: Hospedagem em Hotel ou Airbnb | Comparação de locadoras para aluguel de carro para viajar por aí | Seguro viagem internacional com 5% de desconto

Atendimento padrão Azul

O embarque em Salvador foi padrão Azul: atendentes simpáticos e processo rápido e organizado.

Subi no ônibus que leva ao terminal remoto, onde se encontrava a aeronave. Num certo momento vi que adiante só havia aviões da Azul e a decepção me tomou.

Por que a decepção, se para mim a Azul é a melhor? Porque só havia aviões ATR, que vieram da compra da Trip Linhas Aéreas.

Não gosto da ATR por causa do motor a hélices, pois ficam expostas e dão a impressão de que vão escapar e entrar na fuselagem do avião. Prefiro mil vezes os motores a jato dos outros aviões da Azul, Embraer 190 e 195.

Mas tudo bem, pelo menos poderia escrever para você sobre essa experiência.

Como é voar com o avião ATR da Azul

Como é voar com o avião ATR da Azul

Embarque

Como o avião ATR não é alto, a escada é a parte interna da porta traseira e o embarque não é através de finger ou escada externa.

Bom, pensei que as hélices eram só um detalhe menor e resolvi relaxar. Mas ao entrar, senti o avião muito pequeno (modelo ATR 72).

O assento e encosto são bem finos e o conforto fica prejudicado pois não tem muito espaço pras pernas. Quem tem mais de 1,80 com certeza vai achar apertado, assim como quem está um pouco acima do peso.

Para mim o espaço ficou quase justo, tenho 1,75.

Como é voar com o avião ATR da Azul

Antes do serviço de bordo começar, já sentia minha bunda ficando quadrada por causa do assento. Tive que levantar pra retomar o formato dela rsrs.

O voo com o ATR da Azul

Sentei no assento 11 então a hélice não foi assustadora e o barulho que eu ouvi dizer que era um incômodo, no meu assento estava igual ao barulho dos jatos.

Nesse avião não há entretenimento como nos Embraers da Azul, em que há TV ao vivo. E notei que havia apenas uma revista de bordo a cada 2 assentos, pelo menos nos assentos em volta que eu enxergava.

Se eu quisesse ler, teria que pedir a revista ao passageiro ao meu lado, depois que ele terminasse de ler, se ele terminasse de ler. Então o passatempo foi escrever esse post ‘ao vivo’ durante o voo.

Leia também: 12 coisas que melhoram as viagens de avião | Qual é a melhor companhia aérea do Brasil?

Serviço de bordo

O serviço de bordo como sempre foi simpático e cordial.

As opções de snacks foram salgadinho de queijo, amendoim, biscoito goiabinha e gominha em formato de avião. Entre as bebidas, suco de laranja ou pêssego,  refri ou água.

A comissária de bordo não faz cara feia se o passageiro pede muitas coisas. Eu claro pedi um de cada, só para fotografar para você rsrs.

Como é voar com o avião ATR da Azul

Pouso

No procedimento de pouso a turbulência foi grande, não sei se o efeito seria o mesmo em uma aeronave maior, mas esse ATR chacoalhou bastante por uns 10 minutos.

Alguns passageiros ficaram bem assustados. Eu só me segurei firme no braço do assento.

2 horas de voo e a conclusão foi: não é  tão confortável quanto as outras aeronaves da Azul, é  muito semelhante ao conforto da Gol, com a diferença de que o assento de couro da Azul fez o corpo ficar escorregando quando usei o encosto inclinado.

Sei lá, talvez por causa da calça social. Pode ser que com jeans isso não aconteça…

Barulho da hélice não é problema de forma alguma, e não, a hélice não vai se soltar, entrar pela janela e decapitar os passageiros como num filme de terror hahaha.

Planeje a sua viagem pelos nossos links de afiliados: Hospedagem em Hotel ou Airbnb | Comparação de locadoras para aluguel de carro para viajar por aí | Seguro viagem internacional com 5% de desconto

Posts relacionados

Douglas Sawaki

Formado em Turismo e Hotelaria, com experiência em vendas e marketing na área do Turismo. Paulista que aprendeu a curtir São Paulo depois que deixou de ser um cara estressado. Meio sedentário, meio esportista, se é que você me entende.

Um comentário em “Como é voar com o avião ATR da Azul

Deixe seu comentário