Para mim, uma das melhores formas de começar a conhecer um destino é fazendo um citytour. E em São Paulo a melhor opção é a Linha Circular Turismo SP.

Por quê? Pois você faz um passeio guiado, passando pelos principais pontos turísticos e tem uma visão geral da cidade. Tudo isso em torno de 3 horas e depois você pode voltar com calma naqueles atrativos que mais gostou.

Veja aqui onde se hospedar em São Paulo. Aqui você pode comparar as locadoras para alugar de carro em 10x.

Como meus primos estavam na cidade e eu estava de “guia” deles, fomos testar esse passeio. Confira abaixo como foi.

Como funciona a linha Circular Turismo SP

O Circular Turismo SP é um ônibus de dois andares que circula por 9 dos principais atrativos da cidade de São Paulo.

Cada um desses atrativos é um ponto de parada e você pode desembarcar e/ou embarcar com o mesmo bilhete quantas vezes quiser, dentro do limite de 24 horas.

Passando deste período, você precisa pagar novamente, no mesmo sistema do Hop on/Hop off de outros países.

Passagens aéreas
saindo de

Lembre-se de que são apenas 3 horários de ônibus de segunda a sábado e 8 horários nos domingos e feriados. Baixe um dos três apps – Moovit, Coletivo ou Olho Vivo – para saber quando e onde pegar o próximo ônibus.

Confira o trajeto realizado pelo citytour:

O trajeto em vermelho é o realizado aos domingos, pois a Avenida Paulista fica fechada para carros (sobre o Domingo na Paulista, leia aqui)

Durante o percurso você vai ouvir as informações sobre cada atrativo e curiosidades sobre a cidade em português, inglês e espanhol.

Como é recente a implantação desse citytour em São Paulo, ele ainda está em caráter experimental. Por isso, podem acontecer alterações no roteiro e horários. Sempre consulte o site oficial que está indicado no final deste post.

Leia também: O que fazer no bairro da Liberdade | Mendigo gringo em São Paulo é golpe? | Roteiro de viagem em São Paulo | Museu da Língua Portuguesa | Bike tour gratuito em São Paulo

Nossa experiência com a linha Circular Turismo SP

Fizemos o passeio em uma sexta-feira e nosso ponto de partida foi na Praça da República.

Chegamos lá pelas 8h45 para o passeio das 9h. Fomos de metrô, pois ali é complicado de estacionar e os estacionamentos pagos não são tão baratos (confira aqui Como andar de metrô em São Paulo).

O ônibus já estava lá, fomos os primeiros a chegar e ficamos aguardando um pouco e logo abriram as portas.

Compramos os tickets e embarcamos ansiosos para pegar os melhores assentos, já que não é marcado no bilhete.

Nós fomos para o andar superior, onde a vista é melhor 😉

Logo em seguida veio um funcionário entregando um mapa de São Paulo com o roteiro que iríamos fazer.

E também entregou ingressos para alguns atrativos em São Paulo, um beneficio deste passeio, que tem validade de 2 dias para ser utilizado.

Inciamos o passeio e um pouco antes de chegar a cada ponto turístico, ouvimos a explicação sobre a história e curiosidades do atrativo.

Também  durante o percurso eram passadas informações sobre a cultura da cidade, arquitetura e curiosidades em geral.

Não descemos em nenhuma das paradas, pois pretendíamos voltar com mais tempo nesses atrativos e em outro dia.

Então aproveitamos o passeio para ter uma ideia geral da cidade.

A duração foi de 3 horas. As paradas foram:

Parada 1 – Praça da República / Parada 2 – Pacaembu / Parada 3 – MASP / Parada 4 –  Casa das Rosas / Parada 5 – Ibirapuera / Parada 6 – Centro Cultural SP / Parada 7 – Bairro da Liberdade / Parada 8 – Pateo do Collegio / Parada 9 – Theatro Municipal

Uma curiosidade desses ônibus é que são conduzidos apenas por mulheres.

Vale a pena fazer o citytour em São Paulo?

O roteiro ainda precisa ser melhorado, pois ao meu ver faltou incluir o Mercado Municipal e a Estação da Luz.

Outro item seria a inclusão de monitores de TV que mostrem imagens do atrativo que está sendo explicado no áudio, pois não tem um guia para mostrar, apontar de qual local está sendo falado. Alguns dos atrativos são fáceis de identificar, mas nem todos.

Eu conhecia e fui indicando para meus primos qual era o local e os demais passageiros ficavam esperando eu apontar para saber. Só ouvia um ahhhh, aham, quando descobriam qual era. 😀

Mas apesar de estar em período experimental, ou seja, tudo está sendo testado ainda, vale a pena sim.

São Paulo é uma cidade enorme e com problemas de mobilidade sérios. É muito difícil ficar dependendo de transporte para visitar estes locais e com o carro muitas vezes você ficará preso no transito ou procurando lugar para estacionar.

A Linha Circular Turismo SP traz essa praticidade.

Linha Circular Turismo SP

Quando: Todos os dias
Horário (da parada 1 República): Segunda a sexta às 9h, 11h20 e 14h10. Sábados às 8h, 10h30 e 13h30. Domingos e feriados às 10h, 10h40, 12h, 12h40, 15h, 16h10, 17h10 e 17h50 (aos domingos não passa pela Av. Paulista).
Local: Parada 1 – Praça da República (em frente a Central de Informações Turísticas (um contêiner), ponto de referência Rua 7 de Abril).
Como chegar: Estação de metrô República (linhas Amarela e Vermelha). Ônibus, confira o site da SPtrans.
Ingressos: R$ 40,00 (válido por 24 horas). Pagamento apenas direto no ônibus em dinheiro, cartão de crédito ou débito. Inclui o benefício de visitar gratuitamente os seguintes atrativos: Catavento Cultural, Estação Pinacoteca, MAM, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Museu do Futebol e Pinacoteca do Estado.
Classificação etária: Livre

Circular Turismo SP

Para planejar o seu roteiro em São Paulo, leia os outros posts aqui. E para saber onde ficar, veja as opções de onde ficar em São Paulo.

Posts relacionados

Julia Flores

Formada em Turismo e Hotelaria, com pós-graduação em Marketing Estratégico e experiência com marketing de destinos turísticos. Amo viajar, não pelos carimbos no passaporte ou pelas selfies, mas pelo o que as viagens me proporcionam. Gosto de praticar esportes, mas também adoro ficar de preguiça no sofá em dias frios ou chuvosos.

Deixe seu comentário