Logo no primeiro dia em Quebec conhecemos a região de Old Quebec (Vieux-Québec, em francês), começando pelo Château Frontenac e o Terrasse Dufferin, que ficam bem perto do nosso hotel.

O bom de se hospedar nessa região turística é que todas as atrações ficam bem perto. Dá para fazer tranquilamente um walking tour de um dia inteiro, riscando da lista boa parte do que ver e fazer em Quebec.

Andamos uns 200 metros e já chegamos no primeiro atrativo do roteiro, o Château Frontenac. Como era bem pertinho, visitamos o lugar mais de uma vez no caminho de ida ou volta dos passeios para o apartamento. Sorte a nossa! Vimos de dia e ao entardecer 🙂

Escolha e reserve sua hospedagem em Montreal: Hotel ou Airbnb | Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem para o Canadá.

Château Frontenac

Ícone de Quebec, o Château Frontenac é hoje um hotel da marca Fairmont e um dos pontos turísticos obrigatórios de quem está viajando pela cidade. Não só pela beleza, mas também pela importância do castelo na história canadense.

Veja aqui quanto custa a diária no Château Frontenac.

Terraço Dufferin com vista para o Chateau Frontenac e o Rio São Lourenço

O Castelo impressiona pela beleza. Lá, já se hospedaram astros como Paul McCartney e até mesmo a Rainha Elizabeth II.

O local já foi usado como locação de filmes do cineasta Hitchcock e foi palco da Primeira Conferência de Quebec, onde Inglaterra, Estados unidos e Canadá discutiram as ações deles na Segunda Guerra Mundial.

O hotel foi ideia de William Van Horne, presidente do Canadian Pacific Railway, que queria atrair viajantes e promover viagens de trem de luxo.

A ideia deu certo e o lugar já hospedou celebridades e pessoas importantes como Leonardo DiCaprio, Paul McCartney, Celine Dion, Charlie Chaplin, Rainha Elizabeth II, entre outros.

O hotel é imponente e se destaca na paisagem. São mais de 2 mil janelas e cerca de 12 quilômetros de corredores. Impressionante, né?

Não é a toa que ele é considerado o hotel mais fotografado do mundo. Bom, nós demos a nossa contribuição com vááários cliques.

Confira aqui Onde se hospedar em Quebec e Onde comer em Quebec

Entrada para Terrace Dufferin e Funiculaire em Quebec City - Canada

O Funiculaire du Vieux Quebec (funicular de old Quebec), um lugar charmoso e cheio de turistas

O hotel fica localizado em frente ao Funiculaire du Vieux Quebec (funicular de Old Quebec), que desce até a Rue du Petit Champlain, no Quartier Petit Champlain, uma área comercial bem charmosa (e cheia de turistas). Depois, a Place Royale também está bem pertinho.

O calor estava intenso, mas mesmo assim conseguimos ficar imaginando o hotel no inverno, coberto de neve. Deve ser incrível.

City Tour em Quebec passa pelo Chateau Frontanec - Canada

E com certeza é um do atrativos onde a parada de todo city tour é obrigatória. Apesar de gostarmos de city tour, não fizemos em Quebec porque tudo é muito perto e queríamos fazer os passeios sem pressa.

Se você prefere os ônibus turísticos, veja aqui as opções de tours pela cidade.

Por dentro do Château Frontenac

Passamos por dentro do hotel, na área aberta para pedestres, onde tem um pequeno estacionamento para hóspedes.

Além de passar por ali, fica a dica de visitar também o lobby do hotel, é aberto para visitas e é impressionante!

Área interna do Chateau Frontanec, Quebec City - Canada

O recém reformado lobby tem artefatos históricos de mais de 400 anos. Você sente como se estivesse voltando no tempo e, por um segundo, nos imaginamos usando roupas de época.

Terrasse Dufferin

Como o Château Frontenac é um ponto imperdível, considere o Terrasse Dufferin automaticamente incluído no seu roteiro por Quebec, já que está exatamente em frente ao hotel, é outro importante ponto turístico na cidade e uma das mais famosas atrações de Old Quebec.

Terraço Dufferin em frente ao Chateau Frontenac, Quebec City - Canada

O Terrasse Dufferin é uma ampla área aberta, na parte alta da cidade. E por isso a vista para o Rio São Lourenço (Saint Lawrence) é linda.

Terraço Dufferin com vista para o rio São Lourenço, Quebec City - Canada

O imenso deck de madeira ainda mantém os canhões, que serviram de proteção da cidade no passado.

E por baixo dele está o sítio arqueológico Saint-Louis Forts e o Châteaux National Historic Site, local que por 200 anos ficavam localizadas as sedes dos Governos Francês e Inglês.

Chateau Frontenec visto do Terraço Dufferin, Quebec City - Canada

Foto no deck de madeira com canhões ao fundo? TIRAMOS!

Era verão e, como a área não tem sombra, sofremos um pouco com o sol forte na cabeça. 

Por isso os gazebos estavam bem disputados, já os bancos na sombra não ficavam nem um minuto desocupados…

Chateau frontenac e Quartier Petit Champlain vistos do Terraço Dufferin - Quebec City, Canada

O lado bom de visitar no verão é que você pode aproveitar consertos e shows de rua de graça, ou até mesmo fazer um passeio de barco.

Chateau Frontenec de Quebec ilumindado, Canada

Depois do passeio pelo Terrasse Dufferin, visitamos a parte baixa de Old Quebec onde ficam o Quartier Petit Champlain e a Place Royale. E no fim do dia voltamos para ver como o Château Frontenac fica iluminado. Lindo né?

Agora só falta voltar no inverno para ver ele coberto de neve.

Château Frontenac e Terrasse Dufferin

Rue des Carrières, Ville de Québec, QC G1R 4P5, Canadá.
Terrasse Dufferin: qualquer horário. Château Frontenac: de 24 de junho a fim de outubro e 23 de dezembro a 2 de janeiro, tem tour todos os dias. No resto do ano somente aos finais de semana. Confira os horários e valores aqui.
Se você fizer o tour guiado, reserve pelo menos 1h30. Sendo uma hora para o tour e pelo menos 30 minutos para andar pelo Terrasse Dufferin.

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

PROGRAME A SUA VIAGEM AQUI

Escolha e reserve: Hotel | Airbnb

  Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem

Compre antecipado e online entradas de atrativos e passeios: No Brasil | No exterior

Compare as empresas de aluguel de carros e viaje no seu tempo. Pagamento parcelado.

2 comentários em “O majestoso Château Frontenac e o Terrasse Dufferin

Deixe seu comentário