A Casa Loma é um daqueles atrativos para quem gosta de castelos, ou pelo menos tem curiosidade de conhecer um. Nós ficamos curiosos pela história e porque ele ainda mantem sua mobília e decoração originais.

Nesse vídeo de Toronto tem um pouco da Casa Loma. Aproveita para seguir o canal 🙂

Fomos de metrô, até uma estação que fica meio próxima à Casa Loma e depois caminhamos um pouco. Só não estava prevista uma baita escadaria no caminho, que deu uma canseira. O bom é que depois de vencidos todos os degraus, a vista lá de cima foi gratificante.

Escolha e reserve sua hospedagem em Toronto e Niagara: Hotel ou Airbnb. Compare preços e planos e contrate o seu seguro de viagem para o Canadá com 5% de desconto.

Mirante em Toronto ao lado da Casa Loma

Chegamos as 4 da tarde e por isso a visita foi super corrida. Por isso fica a dica para você ir mais cedo para aproveitar melhor, pois a Casa Loma fecha às 17h.

Casa Loma

A Casa Loma surgiu do sonho do empresário canadense Sir Henry Pellatt de morar em um castelo. Então, em 1911, ele contratou um dos melhores arquitetos da época, E. J. Lennox, para construir sua casa-castelo no alto de uma colina em Toronto. Daí o nome Casa Loma, que significa “Casa da Colina”.

Veja aqui quanto custa alugar carro em Toronto.

O que ver e fazer em Toronto? Casa Loma

Já foi a maior residencia privada do Canadá. Com 5 acres de terreno, o castelo tinha cerca de 200.000 m². Levou três anos para ficar pronto, sendo necessária a mão de obra de 300 operários e $3,5 milhões.

Ele a e esposa, Lady Mary, moraram na casa menos de 10 anos. Quando a crise abalou sua situação financeira, tentaram transformar o local em um hotel, mas o projeto não foi adiante.

Então a prefeitura de Toronto acabou comprando a propriedade para transformar em um atrativo turístico e preservar a construção que hoje é uma das mais visitadas da cidade. Como o custo de manutenção é muito alto, a prefeitura abriu uma concessão para a iniciativa privada administra-la.

Promoção de passagem aérea para Toronto
Passagens aéreas
saindo de

O que ver na Casa Loma

A Casa Loma é muito grande, para ter uma ideia, são 98 cômodos. Nós entramos pela entrada principal, que fica na frente do castelo, pegamos os tickets na bilheteria e o áudio guia. Ao entrar no castelo, nos deparamos com um salão enorme, que já deu mostras do que iríamos encontrar mais adiante.

É tudo muito grande e a sensação é de estar dentro de um filme da era medieval. Resolvemos seguir a ordem de um mapinha que recebemos na entrada e fomos andando.

A Casa Loma é um castelo em Toronto

Por dentro da Casa Loma

Entramos em algumas salas e onde a decoração é muito requintada, cheia de detalhes. Pelo que vimos, os antigos proprietários gostavam muito de receber visitas, pois a maioria dos cômodos tem uma área preparada para reunir  as pessoas em volta de uma mesa ou sofás.

Casa Loma, por dentro de um castelo em Toronto

Sala de visitas na Casa Loma, castelo de toronto

Ao longo dos corredores da Casa Loma está exposta um pouco da história de Sir Henry Pellatt, que além de empresário, era militar e chegou ao posto de major-general. Em 1910 ele bancou a ida de 600 homens para os jogos militares na Inglaterra.

Por dentro da Casa Loma tem quadros pelos corredores

Pelas janelas observamos o quintal da Casa Loma, que tem um jardim belíssimo com um chafariz e muito verde. Ali são realizados vários eventos e nesse dia iria acontecer um casamento, então na hora que terminamos de ver o castelo e fomos conhecer o jardim, já não era mais permitido. Por isso chegue mais cedo, tem café e restaurante para passar algumas horas e curtir um pouquinho dessa beleza e vista da cidade.

Leia também: O que você precisa saber antes de ir ao Canadá e Onde se hospedar em Toronto.

Jardim da Casa Loma com vista para Toronto

Os corredores são um pouco escuros, não tem janelas por estarem bem no meio da construção. Nas laterais estão os cômodos, esses sim com janelas enormes e bem iluminados. Apesar de nós preferirmos ambientes mais claros, esses corredores até que tem seu charme.

Os corredores da Casa Loma, castelo em Toronto

O túnel da Casa Loma

Quando estávamos terminando de ver a Casa Loma, vimos uma placa indicando um túnel para os estábulos. Curiosos, resolvemos descer e conhecer o tal do estábulo.

Nos deparamos com um túnel escuro, com poucas luzes, úmido e algumas imagens na parede. Pensamos que tínhamos entrado em um local que não deveríamos ter entrado.

O túnel da Casa Loma em Toronto

Escutamos algumas vozes atrás de nós e paramos pra dar uma olhadinha, né, vai saber se não são uns fantasmas 😀 Escutamos uns três turistas falando em inglês que estavam perdidos, mas que iriam nos seguir, pois aparecia que sabíamos onde estávamos indo. Sabe de nada inocente 😀

Andamos, andamos, andamos e pensamos em voltar. Mas ficamos naquela, né, já que estamos aqui… vamos até o final pra ver onde vai dar. E saímos mesmo nos estábulos, mas para isso andamos 245 metros em um túnel.

Leia também: Como ir de Toronto a Niagara Falls e Como ir do aeroporto ao centro de Toronto.

Estábulo da Casa Loma, castelo de Toronto

No estábulo havia também alguns automóveis antigos que estavam em exposição. Saímos pela porta do estábulo para tentar entender onde estávamos e se tinha algo a mais para ver por ali.

Coleção de carro antigos na Casa Loma, em Toronto

E olha só o que vimos, a Casa Loma, láááá longe. Ali onde o Douglas está apontando com o dedo, na foto. Tinha também mais alguns carros antigos em exposição e uma barraquinha de cachorro-quente e bebidas, mas estava fechada.

Vista do estábulo para a Casa Loma, Toronto

Lojinhas

Voltamos pelo túnel até a Casa Loma e fomos para as lojinhas que ficam no nível inferior. Vimos uma adega linda, mas já estava fechada. Não sabemos se são bebidas locais ou importadas, mas deu para ver que tinha vinhos e espumantes.

Compras em Toronto? Na Casa Loma você pode comprar vinho

Ao lado vimos uma lojinha de souvenirs com lembranças da Casa Loma, de Toronto e do Canadá. Os preços estavam bons, comparados com outros lugares que vimos pela cidade. Aproveitamos para comprar algumas coisinhas.

Filmes que foram gravados na Casa Loma, em Toronto

E no corredor tinha vários cartazes de filmes que já tínhamos assistido. Fomos ver mais de perto o que estava escrito nas placas e descobrimos que eram algumas informações de quando esses filmes foram gravados, todos na Casa Loma. Muito legal, né.

E assim acabou nossa visita e começou a festa de um casamento que pareceu estar muito bonita. Espia só a lindeza do lugar, já imaginou casar nesse castelo <3

Salão de festas da Casa Loma em Toronto, é possível casar em um castelo

Casa Loma

Endereço: 1, Austin Terrace – Toronto, Canadá.
Horário: Aberto todos os dias das 9h30 às 17h00 (entrada permitida até 16h30). Horários especiais de verão confira aqui.
Ingressos: Até 3 anos – gratuito. De 4 a 13 anos – $ 17,00. De 14 a 17 e mais de 65 anos – $ 22,00. De 18 a 64 anos – $ 27,00.
Site: www.casaloma.ca

Confira aqui todos os artigos sobre o Canadá.

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

Deixe seu comentário