Hoje vamos contar como foi visitar a Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal, que junto com outras construções religiosas, vale a pena incluir no seu roteiro pelo Canadá.

No nosso vídeo de Montreal tem um pouquinho dela. Aproveita para seguir o canal 🙂

A Capela Notre Dame de Bonsecours fica, na nossa opinião, em uma das áreas mais bonitas da cidade, na Antiga Montreal (Old Montreal), e também na rua mais bonita dessa área, a Rua Saint Paul. Esse lugar é ótimo para caminhar sem pressa, estendendo o passeio até o Old Port.

Veja aqui o nosso post do Old Port.

Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal

A construção da atual Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal começou em 1771. Antes nesse mesmo lugar havia uma outra construção  da capela totalmente diferente, de 1657, mas que pegou fogo um pouco antes de completar 100 anos (1754).

E então foi projetada essa nova construção que, ao longo dos quase 250 anos de existência, passou por sete alterações e ampliações.

Me Leva De Leve - Canada - Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal

A Capela é linda de todos os ângulos. Difícil vai ser não nota-la, pois está bem ao lado do Bonsecours Market (que contaremos em breve como é) e do Old Port.

Escolha e reserve sua hospedagem em Montreal: Hotel ou Airbnb | Compare preços e planos e contrate o seu seguro viagem para o Canadá | Veja aqui as opções de city tour em Montreal | Compare as locadoras e alugue seu carro aqui.

Por fora ela é toda de pedra, com a porta principal na cor vermelha, e o que chama bastante atenção é que apenas a ponta de uma das torres é verde.

O telhado é bem inclinado, provavelmente para evitar o acúmulo de neve durante o inverno canadense.

Me Leva De Leve - Canada - Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal

Pela rua de trás, de frente para o Old Port, podemos apreciar mais detalhes da sua arquitetura, onde se destacam as estátuas que chamam a nossa atenção pelo tamanho.

Me Leva De Leve - Canada - Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal

Essas fotos acima são do nosso primeiro dia em Montreal, ao entardecer. No dia seguinte voltamos para visitar ela por dentro.

Por dentro da Capela Notre Dame de Bonsecours

No dia seguinte a capela foi o nosso primeiro atrativo do roteiro pela cidade.

Ao chegar na Capela Notre Dame de Bonsecours, pela manhã, nos deparamos com a porta fechada, mas como já aprendemos a lição no Canadá, tentamos abrir a porta lateral e voilà! Estava aberta para visitação.

#DicaDeViagemCanadá se você encontrar a porta fechada em algum atrativo no Canadá, tente abri-la. Pode ser que esteja fechado mesmo, mas não custa tentar, né, às vezes está só encostada 😀 ou por causa do frio ou por causa do ar condicionado.

Ao entrar, logo de cara nos deparamos com as janelas enormes, com vitrais que contam histórias da religião católica.

Me Leva De Leve - Canada - Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal

As duas paredes laterais tem esses vitrais e ao meio estão os bancos de madeira onde encontramos alguns católicos fazendo suas orações.

Em silêncio, fomos andando e admirando cada detalhe impresso naquelas paredes e teto.

Me Leva De Leve - Canada - Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal

Um desses detalhes nos chamou atenção. Vimos algumas miniaturas de barcos ou caravelas pendurados no teto, no meio da igreja e nas laterais.

É uma homenagem aos marinheiros que no século XIX frequentavam a capela durante sua estada no porto de Montreal.

Me Leva De Leve - Canada - Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal

Continuamos andando em direção ao altar, que tem uma bela imagem ao centro e outras duas menores ao seu lado. Ele fica fechado com um cercadinho de pequenas pilastras e um pequeno portão dourado.

Me Leva De Leve - Canada - Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal

Quando nos viramos para trás para ir embora, olhamos para cima e vimos mais algumas pinturas e um órgão em madeira.

Todas as igrejas católicas que visitamos no Canadá seguem essa mesma estrutura de ter esse instrumento musical nesta mesma posição.

Achamos muito bonito, mas a vontade mesmo era de poder tocar um, mesmo que desafinado (e fora da igreja, né). Quem sabe um dia desses…

Me Leva De Leve - Canada - Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal

E essa é a Capela Notre Dame de Bonsecours, conhecida como “Capela de Nossa Senhora da Boa Ajuda”. Ela recebe todos os anos, no terceiro domingo de setembro peregrinos de todo o país.

A peregrinação para a maioria dessas pessoas é a oportunidade de reflexão sobre suas próprias vidas, uma forma de quebrar velhos hábitos e começar de novo o caminho da vida.

Leia também Onde fazer compras em Montreal | Como é voar com a Copa Airlines para o Canadá na classe executiva | Roteiro em Montreal | Onde ficar em Montreal

Além da Capela, você pode visitar o museu que fica ao lado. Como nosso horário estava apertado, resolvemos não visitar e seguir o roteiro para conhecer os outros atrativos.

Realmente a cidade precisa de mais dias para aproveitar tudo o que ela oferece. Acho que o ideal seria um roteiro de 4 dias em Montreal.

Passagens aéreas
saindo de

Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal

400 Saint Paul Street East, Montreal, Quebec, Canadá
Todos os dias
A visitação na Capela é gratuita. Audioguia $5
www.marguerite-bourgeoys.com/en/chapel

Museu da Capela Notre Dame de Bonsecours de Montreal

De terça a domingo, das 11h às 16h
 Adulto 12,00 CAD (Dollar Canadense). Mais de 65 anos e estudantes 9,00 CAD e crianças (6 a 12 anos) 7,00 CAD.
 www.marguerite-bourgeoys.com/en/museum

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

Deixe seu comentário