CanadáMontreal

A incrível Basílica de Notre Dame de Montreal

Colocamos a Basílica de Notre Dame de Montreal no nosso roteiro porque ela é um dos atrativos mais visitados da cidade. São cerca de 2500 pessoas por dia durante o verão, e todas elas não podem estar equivocadas.

Mas não só por isso que ela entrou no roteiro de viagem de Montreal, mas também porque as fotos que vimos nos convenceram. Quando finalmente colocamos nossos pés dentro da basílica, percebemos que as fotos não mostram nem um pouco da grandiosidade dela. É incrivelmente linda.

No nosso vídeo de Montreal tem um pouquinho dela. Aproveita para seguir o canal 🙂

A Basílica de Notre Dame de Montreal é um ícone nacional, já recebeu algum dos grandes eventos do país como a visita do Papa João Paulo II. E também foi o lugar escolhido pela Celine Dion para o seu casamento.

[su_note note_color=”#7BC6FD”]Bate na madeira, mas já pensou se você precisa de atendimento médico no Canadá? Você que é um viajante experiente não vai viajar sem Seguro Viagem, né. Veja aqui as opções de planos e seguradoras e com o nosso link, ganhe 5% de desconto. [/su_note]

O exterior da Basílica de Notre Dame

O exterior da basílica chama atenção de quem passa pela antiga Montreal. Em estilo neogótico, católica romana, foi inaugurada em 1829. São muitos detalhes nas portas, nos arcos da entrada, nas janelas, paredes e torres. É uma obra de arte para apreciar com calma.

O que ver e fazer em Montreal? Basílica de Notre Dame de Montreal

Na frente estão três imagens que representam a cidade de Montreal (Virgem Maria), a província de Quebec (São João Batista) e o Canadá (São José). As torres medem 70 metros de altura.

Se ela já encanta por fora, espere até conhecer por dentro.

[su_note note_color=”#7BC6FD”]Para ter mais flexibilidade nos passeios e aproveitar melhor sua viagem, alugue um carro. Veja aqui um comparativo entre modelos de veículos e locadoras. [/su_note]

O interior da Basílica de Notre Dame

Para entrar é um pouco estranho. Bem na porta fica uma pessoa cobrando pela entrada e essa foi a primeira vez que pagamos para visitar uma igreja. Pagamos 6,00 CAD (Dollar Canadense) cada um.

Achamos estranho, mas não discordamos, afinal de contas eles vivem de doações e não deve ser nada barato manter essa suntuosidade.

A decoração do interior da Basílica é inspirado na Sainte-Chapelle de Paris. Foram seis anos de trabalho para finalizar a decoração, entre 1874 e 1880.

Quando entramos, achamos que conseguiríamos ver em uns 10 minutos, afinal de contas é só uma igreja… nada disso, ficamos lá muito mais.  Quando entramos nos deparamos com o altar e santuário lá no fundo da basílica, o dourado contrastando com as cores azul e rosa eram hipnotizantes. pareciam nos chamar para perto.

O que fazer em Montreal? Basílica de Notre Dame de Montreal

Olhamos para as laterais e vimos os mezaninos lindos, as madeiras esculpidas e cores douradas e vermelhas. O teto pintado em azul com milhares de estrelas douradas lembravam o céu estrelado.

E do lado esquerdo tem um púlpito de madeira com várias esculturas e muito mais detalhes em todo ele.

[su_note note_color=”#7BC6FD”]Compare as diárias e encontre o melhor hotel em Montreal aqui. [/su_note]

Nas parte inferior vimos vários vitrais que refletiam a luz do dia. Diferente da maioria das igrejas que contam alguma passagem da bíblia, aqui é contada a história religiosa de Montreal.

Vitrais coloridos da Basílica de Notre Dame de Montreal

Olha o altar e o santuário mais de pertinho. É magnifico, não é? São várias esculturas, as quatro que estão ao centro ilustram a Eucaristia, com o sacrifico de Cristo.  Entre outras passagens da bíblia e santos.

Altar com muitos detalhes e colorido da Basílica de Notre Dame de Montreal

Acima da porta de entrada fica o imponente órgão da Basílica de Notre Dame, construído em 1891. Ele tem quatro teclados, 99 paradas e aproximadamente 7000 tubos. É sensacional ouvir ele nessa acústica que a basílica proporciona.

[su_note note_color=”#7BC6FD”]Para encontrar e reservar seus passeios com antecedência, confira aqui. [/su_note]

Imponente órgão acima da entrada principal Basílica de Notre Dame de Montreal

Escutamos um pouquinho dele durante o show Aura, que foi outra surpresa para nós.

[su_note note_color=”#7BC6FD”]Leia também: Onde se hospedar em Quebec, Onde se hospedar em Toronto, Onde ficar hospedado em Montreal e Onde ficar hospedado em Niagara.[/su_note]

O Show AURA

O Show Aura é um espetáculo a parte. Ficamos sabendo dele porque vimos a propaganda do lado de fora da basílica e curiosos que somos, fomos perguntar o que era.

Nos falaram que é um show de som e luzes dentro da Basílica e que era bonito. Ok, resolvemos assistir. Compramos os ingressos por 23,00 CAD cada um, saímos para passear pela cidade e voltamos a noite para assistir, às 20h00.

Altar da Basílica de Notre Dame de Montreal

Ao entrar na Basílica, percebemos que as janelas já estavam fechadas, e nelas estavam projetados os desenhos dos vitrais que vimos de dia, e as cores do altar estavam mais azuis.

Pediram para não filmar e nem fotografar durante o show 🙁 por isso vamos descrever o que aconteceu, espero que dê para ter uma ideia.

E foi umas das experiências mais incríveis que já tivemos, um espetáculo de deixar de boca aberta.

Não é um coral, não tem padre pregando, não se parece em nada com uma igreja. Conseguiram transformaram a basílica em um show de entretenimento in-crí-vel. E as luzes combinadas com a orquestra e a arquitetura nos transporta para uma imersão na história da Basílica de Notre Dame. Nem uma palavra é dita, mas entende-se tudo perfeitamente.

[ppromo_passagens origin=”RG_BRASIL” destination=”YQB” limit=”1″ tags=”notredamemontreal” /]

O órgão mostra toda a sua potência e aguça os ouvidos, enquanto o altar, os santos, os pilares, o teto e as janelas recebem luzes perfeitamente planejadas e sincronizadas. É totalmente high tech. Um caminho de luzes vai nos guiando para onde temos que olhar, e aos poucos vai revelando os detalhes da basílica.

Em um certo momento, o dilúvio é representado. Uma tempestade gigante ‘bate’ nas janelas, dá para ver pelos vitrais. A música fica mais tensa, cria-se um suspense. A água começa a subir e aparece nos vitrais do teto, como se a basílica já estivesse submersa. Dá a impressão que os vidros vão se romper e que vamos nos afogar.

É impressionante.

Não perca por nada esse espetáculo. Saímos de lá encantados e sem palavras que pudessem descrever o que tínhamos acabado de vivenciar.

[su_note note_color=”#7BC6FD”] Faça seu cadastro no Airbnb pelo nosso link aqui e ganhe crédito de R$ 130,00)[/su_note]

Basílica de Notre Dame de Montreal

110 Notre Dame Street West, Montreal, Quebec, Canadá.
 Aberto todos os dias. De segunda a sábado das 8h às 16h30. Domingos das 12h30 às 16h.
Ingressos: 6,00 CAD (Dollar Canadense).
 www.basiliquenotredame.ca

Show Aura

23,00 CAD (Dollar Canadense). 
 www.aurabasiliquemontreal.com

Confira aqui todos os artigos sobre o Canadá 🙂

[do_widget id=text-4]

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

2 thoughts on “A incrível Basílica de Notre Dame de Montreal

  • Pra mim o show Aura é a melhor atração da cidade. Absolutamente um passeio imperdível em Montreal!! E muito obrigada pela dica de onde se hospedar em Montreal, me ajudou muito

    • Douglas Sawaki

      É verdade Patricia. Ficamos de boca aberta com o espetáculo. Nunca imaginamos isso dentro de uma igreja. E que legal que ajudamos. Ficamos felizes!

Fechado para comentários.