Na cidade de Quebec visitamos as duas principais igrejas católicas, a Basílica de Notre Dame de Quebec, que fica na parte alta de Old Quebec, bem pertinho do Chateau Frontenac e a Notre-Dame des Victoires, que fica na Place Royale na parte baixa de Old Quebec.

Uma das principais atrações da cidade são as construções históricas, e por isso, igrejas, basílicas e catedrais não podiam ficar de fora do que ver e fazer em Quebec.

Escolha e reserve sua hospedagem em Quebec: Hotel ou Airbnb | Compare preços e planos e contrate o seu seguro viagem para o Canadá | Veja aqui as opções de city tour em Quebec | Compare as locadoras e alugue seu carro aqui.

Mas antes, se inspire com nosso vídeo de Quebec e aproveita para seguir o canal 🙂

Basílica de Notre Dame de Quebec

A basílica ficava praticamente ao lado de onde estávamos hospedados, então foi um dos primeiros lugares que visitamos quando chegamos em Quebec City.

Fachada Basílica de Notre Dame de Quebec

Apesar de cinza, a entrada da Basílica já dá um gostinho do que o interior da Igreja tem a oferecer

Assim como as igrejas que visitamos em Montreal, essa também era de pedra. Toda cinza por fora, como quem quer permanecer discreto em meio as outras construções.

Por dentro da basílica

Dessa vez a porta da igreja estava aberta convidando os visitantes a entrar, e assim que colocamos os pés lá dentro nos deparamos com as cores que a fachada sóbria esconde: amarela, branca, verde, dourado e muitos vitrais coloridos.

Leia também os posts Onde se hospedar em Quebec e Onde comer em Quebec.

A basílica foi construída inicialmente em 1647 e segue a linha arquitetônica Neoclássica. Pelos vitrais, você consegue acompanhar a história da cidade e se maravilhar com a riqueza dos detalhes.

Vitrais Basílica de Notre Dame de Quebec

Vitrais coloridos fazem parte da decoração da Igreja

E também encontramos uma equipe que estava restaurando as colunas e o altar. Mas como os canadenses são gentis e pensam em tudo, eles colocaram um painel de pano com a imagem do altar. Pelo menos assim conseguimos imaginar como ele é né?

No andar superior tem um museu, mas estava fechado e não pudemos acessa-lo :/

Basílica de Notre Dame de Quebec

A Basílica estava passando por reformas, mas um pano com o desenho original foi colocado no altar para que os turistas conseguissem imaginar o local

A igreja é muito bonita, cheia de detalhes. Religiosidade a parte, nos faz querer sentar em um de seus bancos de madeira e ficar ali descansando e pensando na vida.

Holy Door

Um fato interessante é que essa igreja é a única das Américas que tem uma Porta Santa (Holy Door). Uma porta de verdade que fica ao lado do altar, mas que só é aberta durante o jubileu da misericórdia, a cada 25 anos.

E claro que quando fomos estava fechada. Mas olha só que demais, no site da basílica tem esse link do Google Maps para passar pela porta 🙂

Basílica de Notre Dame de Quebec

A Basílica é a única da América com a porta do jubileu

O Papa é o único que pode anunciar um jubileu. O último foi anunciado pelo Papa Francisco entre dezembro de 2015 a novembro de 2016.

Para os católicos, passar por essa porta significa fazer uma passagem, uma transição entre o que eram e o encontro do que estão buscando ser. Uma mudança que julgam necessária, uma ruptura com o passado para uma vida nova… bonito, né?!

Basílica de Notre Dame de Quebec

A porta só pode ser aberta pelo Papa. A última vez que isso aconteceu foi em 2015…

Andamos por dentro da Basílica apreciando os detalhes dos vitrais nas janelas, nas paredes, no teto e novamente, como nas outras igrejas católicas que visitamos no Canadá, um órgão enfeitava a saída do local. Sensacional! Parecia fazer parte da construção da basílica.

Uma vista maravilhosa da basílica

Ao final do dia fomos apreciar o pôr do sol do topo de onde nos hospedamos ( Le Lofts du Trésor) e bem ao lado a silhueta da basílica fazia parte da paisagem.

Por do Sol na Basílica de Notre Dame de Quebec

Uau! Com um pôr-do-sol desses, tem como não se apaixonar pelo lugar?

Basílica de Notre Dame de Quebec

16 Rue De Buade, Ville de Québec, QC G1R 4A1, Canadá
Todos os dias
Gratuita

Posts relacionados

Douglas e Julia

Bio de casal? Como assim? É que alguns textos foram escritos juntos, então aqui estamos nós. Julia é gaúcha que solta uns 'ô meu' e Douglas é paulista que manda uns 'bah tchê'. São formados em Turismo e Hotelaria com especialização em Marketing, amam viajar e criaram esse blog em 2005. Já viu, né, viagem é o assunto principal deles.

Deixe seu comentário