Alguma viagem já te fez sentir frio na barriga e o coração bater mais forte? Comigo isso sempre acontece quando a viagem é para um destino completamente diferente dos anteriores. Sabe, diferente mesmo, de verdade, que não tem nada, nada, nada em comum com tudo o que você visitou antes.

É por isso que o Quênia me encantou e é por isso que eu quero que você também conheça o país.

O motivo, além do frio na barriga e do coração acelerado? Eu te conto. São 10 motivos.

Mas antes, tem uma coisinha que eu quero te dizer. Fiz um post bem caprichado explicando onde ficar em Nairobi, a capital do Quênia. Além de dar dicas sobre os melhores bairros da cidade e dos melhores hotéis, também falo um pouquinho quais são os principais pontos turísticos. Dá uma olhada, pois o seu roteiro certamente vai começar ou terminar por lá.

1- A reserva Maasai Mara

É uma das reservas naturais mais importantes do mundo quando se trata de safari. O Maasai Mara National Reserve (e o Serengueti – continuação do ecossistema em território da Tanzania) abriga enormes populações (as maiores do mundo de algumas espécies) de animais como cheetas, leões, leopardos, girafas, elefantes, zebras, búfalos, impalas, gnus, hipopótamos, búfalos, entre muitas outras espécies. É impressionante!

10 motivos para visitar o Quênia - reserva Maasai Mara

La pelo meio do ano acontece a Grande Migração, onde literalmente, milhões de zebras e gnus realizam a sua jornada pela sobrevivência em direção ao Serengueti. É a natureza em seu estado mais selvagem. Duvida? Olha umas fotos aqui.

2- O Amboseli National Park

Assim como o Maasai Mara National Reserve, o Amboseli National Park é um dos principais destinos turísticos do Quênia. Aqui, além de vistas espetaculares do monte Kilimanjaro, vivem as mesmas espécies da outra reserva, com uma diferença literalmente enorme: aqui se encontram as maiores manadas de elefantes.

Amboseli National Park

Tá se empolgando com o destino? Lembre-se que é muito importante viajar ao Quênia com seguro viagem. Clica aqui pra conferir todos as empresas e os planos de seguro viagem.

3- A Cultura Maasai

O Quênia é o lar de uma etnia chamada Maasai e nas reservas naturais ainda há pequenas tribos Maasai, conhecidos como a tribo dos guerreiros.

Fica o desafio: Você consegue pular quantos centimetros sem impulsionar?

Os Maasai já foram tema de diversos documentários por causa de sua cultura ímpar: eles se alimentam apenas de carne, leite e… sangue. Além disso eles são conhecidos pela ‘jumping dance’, um ritual de passagem para a vida adulta.

4- O Monte Kilimanjaro

Muitas pessoas vão ao Quênia e a Tanzânia com o objetivo de escalar o Monte Kilimanjaro, a maior montanha da África. Mas, mesmo se você não é montanhista, o Kilimanjaro pode ser um bom motivo, por causa de seu lindo formato cônico e do visual que proporciona ao nascer do sol.

Monte Kilimanjaro

5- Voar de Balão

Em muitas reservas naturais é possível fazer o baloon safari, que é o sobrevoo em balões de ar quente, para ver de cima os animais. O legal é sobrevoar os elefantes, girafas e zebras, que podem ser encontrados em grandes quantidades. Eu não voei de balão, mas olha aqui umas fotos e diz se não dá vontade…

6- O Lake Nakuru National Park

Se as savanas de Amboseli e Maasai Mara são muito secas para o seu gosto, o Lake Nakuru National Park é o seu destino ideal.

No meio do ano, milhões de flamingos migram para o lago para se reproduzir. É um espetáculo cor de rosa incrível! Eu não vi tantos flamingos, mas olha aqui como o lago fica.

Mas pelo menos vi uns pelicanos…

Lake Nakuru National Park

Além das aves, também se encontram rinocerontes brancos e negros, girafas, cheetas, leões e leopardos.

7- Lake Naivasha

Já que o assunto é lago, o Lake Naivasha se destaca. Lá há mais de 400 espécies de pássaros e é possível ver muitos pelicanos e águias caçando peixes.

Os hipopótamos também vivem em grandes quantidades e é possível chegar bem perto deles em pequenos barcos.

Lake Naivasha

O bom é que é pertinho de Nairobi, então mesmo que não esteja na sua rota para Maasai Mara e Amboseli, vale a pena fazer um bate e volta.

8- Lodges

Pode apostar, há lodges luxuosos nas reservas naturais do Quênia, como o Mara Intrepids e o Mara Serena Safari Lodge (ambos em Maasai Mara National Reserve), o Lake Nakuru Sopa Lodge (em Lake Nakuru National Park) e o Ol Tukai Lodge (em Amboseli National Park), com uma incrível vista do Monte Kilimanjaro.

Lodges onde ficar hospedado no kenya

Existem lodges cercados, mas também existem camp lodges sem cerca, com tendas ao invés de quartos construídos em alvenaria. Em cada tenda fica um guarda armado enquanto você dorme, para garantir que animais não se aproximem.

9- As praias

Praias. Quem diria. Mombasa é a segunda maior cidade do Quênia (depois da capital Nairobi) e fica no litoral. Um pouco ao sul da cidade existem praias de água cristalina e areia branca, como essa em Kwale.

Eu não fui para a praia dessa vez, mas quando eu voltar para o Quênia, com certeza irei!

Para planejar a sua viagem ao Quênia: Hotéis | Aluguel de Carro | Seguro Viagem

10- Hakuna Matata

E para terminar a lista, Hakuna Matata! Se você você pensou no filme O Rei Leão, acertou. Ele teve o Quênia como inspiração: suas savanas, seus animais e Hakuna Matata, essa expressão muito falada no Quênia, do idioma Suaíle, que significa ‘não se preocupe’ ou ‘sem problema’.

10 motivos para visitar o Quênia - Hakuna Matata

Lembrança com o lema Hakuna Matata pra trazer na mala.

Para inspirar

Se os principais atrativos turísticos do Quênia ainda não te convenceram a viajar para lá, deixo um pouco algumas sugestões de filmes que vão te inspirar com certeza.

Amboseli National Park elefantes

Out of Africa

Um romance que foi adaptado para o cinema e virou um clássico, Out of Africa (no Brasil intitulado Entre Dois Amores), é um filme (apesar de antigo) para inspirar a conhece o lugar, pois mostra muito da natureza e da cultura.

O bom que apesar de antigo, está disponível na Netflix, aqui.

O Aluno

Nesse filme baseado em fatos reais, um senhor de 84 anos aprende a ler e escrever junto com crianças de 6 anos. É de emocionar. E olha que legal, também tem na Netflix, aqui.

O Rei Leão

Para terminar a lista de filmes, não podia deixar de fora O Rei Leão, já que é inspirado no Quênia e tem como música tema o Hakuna Matata. Esse infelizmente não está na Netflix.

E aí, está convencido de que há muitos motivos para visitar o Quênia? E olha que nem falei de todos.

Quer dicas para planejar a viagem ao Quênia? Veja aqui todos os nossos posts do destino.

Posts relacionados

Douglas Sawaki

Formado em Turismo e Hotelaria, com experiência em vendas e marketing na área do Turismo. Paulista que aprendeu a curtir São Paulo depois que deixou de ser um cara estressado. Meio sedentário, meio esportista, se é que você me entende.

Deixe seu comentário